terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Como Funciona a Astrologia: Elementos e Modalidades


Aproveitando os últimos graus do Sol em Sagitário e a super conjunção que está acontecendo alí com Plutão e Júpiter, vou falar aqui um pouco da teoria astrológica, mostrando como os Elementos - Água, Fogo, Terra e Ar - trazem as características básicas e as modalidades fazem os signos vibrar.

Embora a Astrologia possa ser descrita em termos de simbolismo, carma, sincronicidade, funções psicológicas, raios planetários, etc., seu alicerce básico pode ser descrito em termos de energia. Astrólogos como Stephen Arroyo dizem que a razão pela qual o horóscopo natal é traçado para o momento da primeira respiração é por que esse é o momento em que o organismo humano recém-nascido começa a trocar energia com o universo sem ser intermediado pela mãe, iniciando, assim, seu próprio ritmo de vida e seu próprio destino. Assim, o signo ascendente será a energia básica que será desenvolvida no encontro com a vida, enquanto o signo do sol se desenvolverá no encontro consigo e o signo da lua com as origens. Esses três pontos do mapa compõe aquilo que se costuma chamar de caráter, por isso são as nossas energias mais conscientes.

Os quatro elementos astrológicos - Fogo, Terra, Ar e Água - são blocos básicos para a construção de todas as estruturas do mapa e, a partir da idéia da física moderna que diz que energia é matéria, podemos dizer que os elementos são energias que se entrelaçam e combinam para formar um indivíduo. Todos temos os quatro elementos no mapa, embora cada um esteja conscientemente mais afinada com uns do que outras. Cada um dos elementos se manifesta em três modalidades vibratórias: Cardeal, Fixa e Mutável. Quando combinamos os quatro elementos com as três modalidades encontramos os doze patrões básicos de energia, os doze signos zodiacais. Começaremos compreendendo as modalidades, que se apresentam em eixos complementares e é na relação entre eles que entenderemos os contatos desafiadores de oposição (ângulo de 180°) e quadratura (90°).

Os signos Cardeais - Áries/Libra e Câncer/Capricórnio - representam a força centrífuga radiante, e estão relacionadas com o princípio da ação em uma direção definida. Cardeal, do latim cardinale, quer dizer principal, fundamental (como os Pontos Cardeais, por exemplo) , e, por isso, esses signos estão ligados a impulsos norteadores. A entrada do sol nesses signos marca os equinócios de outono e primavera (Áries/Libra) e os solstícios de inverno e verão (Câncer/Capricórnio). A diferença entre esses dois eixos é que Aries e Libra estão voltados para uma ação direta no presente baseado em considerações futuras (por isso a importância que esses dois signos dão para seus projetos), enquanto Câncer e Capricórnio têm suas ações diretas baseadas no passado (por isso a preocupação que Câncer tem com as raízes e Capricórnio com as tradições e a história).

A modalidade Fixa inclui os eixos dos signos Touro/Escorpião e Leão/Aquário, e representa a energia centrípeta, direcionada para um centro, mostrando uma ação voltada para dentro de si. Esses signos são conhecidos pela perseverança e pela busca do controle dessa grande concentração de energia, o que os ligou às doutrinas esotéricas da Renascença Européia, podendo ser vistos juntos em igrejas da época como representantes dos Evangelistas (o touro, o leão, a águia ou a serpente - antigas representação de Escorpião - e o homem ou um anjo - representando aquário). São essas figuras que aparecem no Apocalipse de São João dizendo: “Santo é o Senhor Deus, o Dominador”. O eixo Touro/Escorpião tem sua ação concentrada baseada em suas sensações pessoais, enquanto Leão/Aquário em suas concepções de mundo.

Já os signos Mutáveis (Gêmeos/Sagitário e Virgem/Peixes podem ser concebidos como padrões espiralados de energia e mostram uma ação em busca de transformação. Assim sendo, o eixo Virgem/Peixes está ligado à transformação do passado (por isso o interesse virginiado pelas crises do passado que construíram a personalidade atual e pisciana pelas vidas passadas que construíram sua vida atual), e o eixo Gêmeos/Sagitário às transformações que levam ao futuro (o que dá origem às eternas especulações de Gêmeos e os ensinamentos em tom profético de Sagitário).

Partindo das vibrações dadas pela modalidade, o elemento dos signos mostrarão um tipo específico de consciência e o método de percepção mais imediata com as quais o indivíduo está sintonizado.

Os signos de Ar (Gêmeos. Libra e Aquário) estão relacionados com a percepção e expressão mental que dão forma ao pensamento, sendo o único conjunto que não possui simbolismo animal. O elemento ar é a energia vital que tem sido associada com a respiração e que os iogues chamam de “prana”. Os domínios de Ar são as linhas geométricas de força que funcionam através da mente, as energias que modelam o padrão das coisas. Desse modo, os signos de ar mostram o seu potencial dentro de um ideal das relações, com Gêmeos se baseando na troca de informação, Libra nas associações pessoais, e Aquário nas associações coletivas. A ênfase dada sobre a teoria e sobre conceitos, leva-as à descoberta de um modo de expressão mais compatível nas palavras e no pensamento abstrato, e, por isso, são capazes de um ponto de vista imparcial a respeito da experiência imediata da vida cotidiana. Esse elemento possui uma objetividade e uma perspectiva racional em tudo que faz. Na verdade, os signos de Ar são os mais sociáveis de todos os signos, pois podem apreciar objetivamente os pensamentos das outras pessoas, mesmo que não concordem com elas. Esse “desapaixonamento”, que os habilita a trabalhar com todos os tipos de pessoas, freqüentemente dificulta a compreensão de emoções profundas e de limitações do corpo físico, que são coisas difíceis de se conceber apenas dentro das construções do pensamento, sem os devidos testes sentimentais e práticos da vida, e que muitas vezes podem apresentar resultados contraditórios e desconcertantes para a mente abstrata e lógica.

Já nos signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes), ocorre exatamente o contrário, sendo que todos os símbolos desse elemento são animais: o caranguejo, o escorpião e os peixes. Isso está ligado às reações emocionais instintivas que esses signos demonstram. Aqueles que têm o elemento Água fortemente ativado em seus mapas, percebem desde seu nascimento, que vários fatores intangíveis desempenham um papel na vida muito maior do que aquele que geralmente é exposto. O reino das emoções profundas e das reações sentimentais do elemento Água dá a seus signos desde paixões compulsivas e temores irresistíveis até uma aceitação e um amor que abrange toda a humanidade, ou seja, emoções impossíveis de serem explicadas. Em Câncer esse reino está ligado principalmente à sua origem e seus relacionamentos próximos, em Escorpião aos seus relacionamentos afetivos e em Peixes à sua condição humana. Uma vez que, por sua própria natureza, os sentimentos são parcialmente inconscientes, os signos de Água têm percepção do poder desse reino oculto, mas muita dificuldade em distinguir conscientemente aquilo que os motiva. Essa grande sensibilidade psíquica leva a uma reação empática aos sentimentos de seus semelhantes e a uma fluidez de forma que se molda ao ambiente: por isso eles ficam tão felizes quando sua fluidez é moldada por ambientes sólidos, bem estruturados, e sentem aversão por aqueles que são muito turbulentos ou agressivos. A vulnerabilidade maior dos signos de água, com certeza, é a sua sensibilidade à mágoa, e a grande lição que esse elemento é obrigado a aprender é a controlar e canalizar suas reações emocionais, sob o risco de viver em eterno estado de instabilidade emocional. Por isso o elemento Água tem correspondência com o processo de ganhar consciência através de uma lenta, porém segura, percepção dos anseios da alma.

O elemento Terra revela em seus signos (Touro, Virgem e Capricórnio) a afinação com o mundo das formas básicas e a habilidade prática para utilizar o mundo concreto. Isso significa que, para os indivíduos marcados pelo elemento Terra, os sentidos físicos e a realidade do aqui-agora do mundo material são muito importantes. A compreensão inata a respeito de como o mundo da forma funciona é feito a partir daquilo que lhes é mostrado pelos seus sentidos e mentes práticas. Por isso Touro sabe tão bem como ganhar a vida, Virgem entende tanto de como suprir as necessidades básicas e Capricórnio conhece a persistência que se deve ter até que o objetivo seja alcançado. Essa resistência e persistência naturais de Terra tornam esses signos muito capazes de cuidarem de si mesmos, e os fazem defender de forma bem direta seus negócios e as estruturas que garantem sua segurança material. Os signos de Terra tendem a reagir de forma reservada e cautelosa tanto nos negócios quanto nas relações com outras pessoas. Premeditados e geralmente convencionais, uma das maiores qualidade desse elemento é sua invulgar fidedignidade. Essa afinação e envolvimento com o prático e o mundano os ligam àquilo que as coisas aparentam ser, criando apego à rotina e à ordem sem grandes preocupações com especulações abstratas ou conotações emocionais. As pessoas fortemente “terráqueas” tendem a ficar a vontade em seus corpos e a se definirem por eles, sem nenhuma essência interna que necessite de especulações diferentes e distantes daquilo que é palpável. Isso faz com que não reprimam ou desprezem as necessidades do corpo, o que é ótimo, mas cria uma tendência a simplificar demais a vida, e o custo disso geralmente, é a desvalorização e repressão de aspectos mais amplos que ameaçam essa aparente segurança dada pelo mundo material, levando-os a uma busca compulsiva de ordem.

Os signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) possuem a intuição e a energia vital necessária para que se veja além da rotina do dia-a-dia. Podemos dizer que esse elemento se refere à força universal irradiante, excitável e entusiástica que, através de sua luz, dá colorido ao mundo. De maneira inspirada e automotivada, a pessoa com predominância de fogo costuma buscar experiências centradas em sua identidade pessoal, necessitando sempre de liberdade para desenvolver sua irresistível fé em si mesmo e sua honestidade direta. Muitas vezes essa liberdade é conquistada por meio de uma incansável insistência no próprio ponto de vista. Essa vontade de se expressar livremente pode parecer até um pouco infantil, mas, talvez por isso mesmo, sempre acaba cativando as outras pessoas. Claro que essa ânsia de ação e expressão acaba dando ao Fogo uma fama de impaciente e irresponsável, principalmente quando se deparam com pessoas mais sensíveis e gentis (“mais lerdas”, diria um amigo de fogo) que acham difícil compreender o comportamento dramático desse elemento frente à vida e aos relacionamentos. A ênfase na ação e na auto expressão faz os arianos audaciosos, os leoninos personalidades impactantes e os sagitarianos grandes aventureiros. O Fogo vê na vida um infinito leque de possibilidades, fazendo com que, cada um dos signos à sua maneira, busque oportunidades para explorar um futuro em formação, onde tudo é possível de acontecer. Como sua maior arma na vida é a intuição e sua maior habilidade é a de conceber criativamente as possibilidades fortuitas, geralmente é muito difícil para o Fogo explicar ou teorizar suas ações, pois ele “cheira” o que deve fazer, não construindo nenhum tipo de razão para as ações que ele sabe que deve fazer.

A teoria dos corpos sutis dão uma boa idéia de como funciona a combinação dos elementos. A Água está relacionada com o corpo emocional ou astral, que é a consciência dominada por anseios intensos, reações sentimentais e desejos imperiosos; o elemento Ar se liga ao corpo mental ou “causal”, representante dos padrões de pensamento abstrato que nos une a uma “mente universal”; o corpo físico é a realização da vida em uma forma material, e está vinculado ao elemento Terra; o elemento Fogo está relacionado ao chamado corpo etérico ou vital, que atua como transformador e vitalizador. Nesse sentido, o Fogo transforma o Ar e a Água a fim de sustentar a Terra. Os astros e as casas astrológicas irão ganhar a vibração energética do signo em que se encontram. Os planetas mostrarão a dimensão de um tipo de experiência conforme o colorido dado pela qualidade do signo em que se encontra. As casas, por sua vez, mostrarão, através do signo encontrado na cúspide de cada uma, o ambiente sentido pelo indivíduo em cada área de sua vida.

Resumindo, podemos dizer que o horóscopo é o mapa da psique de um indivíduo, como um modelo de energias e comportamentos que formam o caráter de uma pessoa, onde os planetas mostram o que está acontecendo, os signos como está acontecendo e as casas onde está acontecendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi o primeiro texto sobre astrologia que li, e gostei muito. Parabéns pelo conhecimento e obrigado por transmiti-lo.
37 anos, paulistano, escorpiano com ascendente em gêmeos e lua em em cancer!
-egidio
(egidiocs por aí)

Teca Dias disse...

Bem vindo Egidio, fico feliz de vc ter gostado, e espero que te anime a saber mais. Astrologia é uma espiral sem fim...