sábado, 22 de dezembro de 2007

Capricórnio e o Solstício de Verão

" Vim para dizer uma palavra e devo dizê-la agora. Mas se a morte me impedir, ela será dita pelo amanhã, porque o amanhã nunca deixa segredos no livro da Eternidade. Vim para viver na glória do Amor e na luz da Beleza, que são reflexos de Deus. Estou aqui, vivendo, e não me podem extrair o usufruto da vida porque, através da minha palavra atuante, sobreviverei mesmo após a morte. Vim aqui para ser por todos e com todos, e o que faço hoje na minha solidão ecoará amanhã entre todos os homens. O que digo hoje com apenas meu coração será dito amanhã por milhares de corações." - Gibran Kahlil Gibran, escritor capricorniano

Hoje iniciamos o Verão, com a entrada do Sol em Capricórnio e a noite mais curta do ano. A imagem sisuda conhecida de Capricórnio se parece muito mais com o solstício de Inverno, do Hemisfério Norte, do que com a pouca roupa, praia e a cerveja do Verão abaixo do Equador. Vivendo em uma ilha turística, porém, é exatamente nessa época que as pessoas mais trabalham, e, como as formigas da fábula, tentam garantir sua sobrevivência no árduo inverno. Mas então vamos tentar desvendar um pouco esse signo tão complexo, representado por um ser meio cabra, meio peixe, regido por Saturno, onde Marte encontra sua exaltação e tão marcado pela idéia de esforço.
A vida para Capricórnio é realmente uma coisa muito séria, pois ele sabe que você tem que ser mestre se quiser sobreviver. Isso quer dizer que o mundo nem sempre é um lugar amigável e onde nunca se pode dar nada como certo. Desconfiança é uma tendência natural desse signo. Quando acompanhamos a vida de um Capricórnio vemos que, por volta dos três anos, ele se sentiu traído por quem mais confiava e acabou ganhando alguma marca que o tornou desconfiado com relação à vida e às pessoas. Essa marca lhe dará prudência, realismo e poder de negociação, o que é muito bom e pode garantir a conquista de muitas coisas em sua vida. Desde muito cedo Capricórnio vai estudar o mundo, a sociedade e o que distingue uma pessoa da outra, e começará a fazer suas opções de vida para direcioná-la ao sucesso, seja qual for a forma como ele traduza isso. Já que ele não vê o mundo como o lugar mais agradável que existe, o que lhe dará sentido na vida serão suas metas. Atingir objetivos, sendo da modalidade Cardinal, é a maior prioridade de Capricórnio, e a falta deles com certeza é o seu maior motivo para depressões. A realização de um projeto capricorniano pode levar sua vida inteira, e o mais comum é que tenha a forma de uma respeitosa posição social e uma confortável situação financeira.
Uma característica que costuma desconcertar pessoas que convivem com Capricórnio intimamente é a sua capacidade de ser super social e divertido em um momento e no instante seguinte chegar em casa com um mau humor de fechar o tempo. Isso parece fazer parte da construção social capricorniana. Como vivemos em uma sociedade que associou o “estar bem” com extroversão, Capricórnio muitas vezes vai expressar uma vivacidade social que o desgasta profundamente, e ele irá descontar isso em seus vínculos afetivos mais íntimos. Na verdade, Capricórnio tem uma alma imensamente introvertida, mas sabe que nunca vai conseguir ser um sábio nos mistérios que tanto ama antes de ter aprendido a viver no mundo. Capricórnio não é místico e seus ideais são sempre realizáveis. Isso, aliado à sua idéia de que tem que fazer tudo sozinho - detesta delegar responsabilidade - o faz um construtor com enorme competência e força de vontade. Não foi à toa que escolheram o dia de nascimento de Jesus Cristo para quando o Sol estava nesse signo. Esse, porém, não é um signo adaptável e é muito difícil que ele mude seu ponto de vista apenas com palavra ou intuições tiradas do nada. Na verdade o que está na mente de Capricórnio quando ele representa o seu papel social é a idéia de Poder, que exerce grande atrativo e pode fazê-lo chegar a ser impiedoso, não só com os outros, mas também consigo mesmo. Não estamos falando aqui da impiedade fruto da maldade ou da crueldade, mas como algo necessário, no sentido ético dado por Maquiavel, onde se faz àquilo que “tem” que ser feito, independente das conseqüências emocionais e afetivas. Essa é a maior dificuldade dos relacionamentos com Capricórnio - e com Saturno de modo geral -, tanto na vida social quanto na particular. É imensamente difícil para eles renunciar à autoridade: querem sempre ter as rédeas na mão e ficam com medo quanto ao que poderia acontecer se perdessem o domínio - da situação ou de si mesmos.
Muito da autoridade que emana de Capricórnio vêm de sua facilidade para assumir responsabilidades, principalmente para coisas mundanas. Apesar disso poder se degenerar em controle apenas, o mais comum, porém, é que ele realmente assuma aquilo que tem que ser feito naturalmente. Claro que há pessoas que abusam e acabam abrindo mão da própria responsabilidade e colocando o peso nas costas de Capricórnio, que mesmo com tanta perspicácia para coisas do mundo, pode se deixar abusar sem perceber. O mais comum é que o Capricórnio acabe com dores de coluna e a “vítima” que abriu mão da própria responsabilidade o acuse de autoritário. Esse tipo de parceria parece que faz parte da vida capricorniana e geralmente acaba de maneira bem danosa para ambas as partes. Por trás disso há a crença de que se ele cuidar da responsabilidade mundana não terá que se responsabilizar pelos vínculos afetivos, e isso será a parte que a parceria tem que assumir mesmo sem ser avisada disso. Como um pai muito antigo, que acreditava que a sua única obrigação era trazer dinheiro para casa.
No fundo Capricórnio sabe que não tem como fazer esse tipo de pacto, e mais cedo ou mais tarde terá que assumir a responsabilidade por seu mundo interno também. O que vemos é que isso está acontecendo cada vez mais cedo. Na verdade, esse signo sabe que tratando a Terra com seriedade e considerando-a como algo mais que matéria suja e sem espírito, ela retribui mostrando seu lado bom e recompensa o tempo que lhe foi dispensado. Por isso é comum encontrarmos capricornianos, após terem alcançado sucesso e terem sua competência reconhecida, se acalmando e desenvolvendo um lado mais profundo de sua natureza. Leva-se algum tempo para conhecê-lo, mas sob sua aparência excessivamente convencional há alguém que já viu muito da vida, que sabe como funcionam as estruturas existentes, portanto alguém capaz de mudar, segura e significativamente, as coisas à sua volta.

2 comentários:

cristina disse...

sou um capricórnio insone.
Vim, reverentemente, agradecer pelas palavras exatas para um mito dedicado aos filhos de Saturno. Sua capacidade de se fazer entender é linda!

Teca Dias disse...

Obrigada, Cristina. Um elogio capricorniano vale ouro! Abraço