quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Astrologia de Boteco Sério - Encontre seu Saturno e Veja Onde o Calo Aperta


Com Saturno fica difícil fazer algo leve de manual astrológico. Geralmente temos uma relação de admiração e repulsa pelo signo onde esse deus faz morada, e é normal nos vermos cercados por símbolos desse lugar. Assim como o Sol traz aquilo que estaremos desenvolvendo toda a nossa vida na busca de nossa criatividade e individualidade, onde temos Saturno precisaremos estar sempre conquistando e aperfeiçoando aquela esfera para que nos tornemos mestres e façamos nossa parte na construção do mundo. Aqui também vale a correspondência signo/casa, ou seja, se você tem Saturno no ascendente, dê uma lida em Saturno em Áries, se na casa dois, em Touro, na três em Gêmeos, etc.

Saturno em Áries
É fácil entender porque Saturno está em queda em Áries: aqui temos o encontro do princípio da impulsividade e da força da vontade contida pelo planeta da disciplina e do auto controle. O mais comum é que se tenha medo de se expressar espontaneamente, muitas vezes por conta de uma educação onde se teve que reprimir os impulsos mais agressivos e individualistas. Isso irá prejudicar o desenvolvimento de uma auto-afirmação positiva, que se tenta compensar controlando o ambiente. Quando tomamos consciência das exigências de nosso Saturno nossa primeira reação costuma ser a de tentarmos fugir, às vezes evitando-o ou tentando ignorar as limitações que ele nos impõe, fingindo - para nós e para os outros - que somos super resolvidos naquelas questões. Com o Saturno em Áries a pessoa pode desenvolver uma timidez e um constrangimento tenso ou parecer ser super decidido para tentar assumir o controle da situação. Seja qual for a saída que se cria, o que acontece na verdade é uma grande dificuldade em experimentar sentimentos de plenitude com a vida pois se tem bem pouco fé na própria iniciativa e na capacidade de conquistar o que se quer. A solução de Saturno está sempre dentro, nunca fora. Quando se percebe isso e se busca as verdadeiras motivações da própria vontade, sem fugir das situações que exigem força ou confrontação direta, então é possível entender que o poder da vontade cresce na proporção do autoconhecimento. Quando há maior grau de integração interna e se assume as verdadeiras energias que vêm do íntimo, então entendemos que Saturno almejava em Áries uma busca consciente de um pedaço bem maior da vida a que se tem direito, e isso não é possível seguindo impulsos superficiais e inconscientes.

Saturno em Touro
Touro é o signo que consegue entender o valor das coisas materiais, de se ter um corpo terreno e sensações físicas. O Saturno taurino vai querer garantir que esses valores não sejam superficiais e frutos do acaso, fazendo com que se entenda que todo e qualquer valor tangível é relativo, menos aqueles que você encontra dentro de si. A sensação de segurança que a matéria geralmente trás é dificultada com esse Saturno. A pessoa sente como se não pudesse ter essa segurança, o que pode gerar uma verdadeira fixação em acumular coisas ou um desprendimento cheio de medo por sentir que não consegue aquilo que se precisa, muitas vezes com uma aura “espiritualista” que encobre a cobiça. Há medo de se responsabilizar pelos próprios valores e uma desconfiança dos sentidos físicos, como se houvesse um vazio que nunca pode ser preenchido, pois há sempre a consciência de que nada é para sempre e há muita dor em se perder aquilo que se possui. De alguma maneira a pessoa cresceu em uma ambiente em que não foi possível desenvolver um senso de valor pessoal, interior e individual. Depois de passar um bom tempo buscando esses valores fora de si, a frustração por não conseguir esse sentido de segurança deve fazer com que se comece a buscar internamente. Só quando a pessoa passa a ver esses seus medos e angustias de forma mais profunda e é obrigada a encarar os labirintos dos seus desejos, percebe que os valores que procura nada tem a ver com objetos, mas sim com um valor central e inalterado que existe dentro dele, cuja definição não pode ser formulada, mas cuja realidade - para quem a experimentou subjetivamente - não pode ser questionada.

Saturno em Gêmeos
Associamos Gêmeos à esfera intelectual, à comunicação e ao movimento, à curiosidade a respeito da vida. A comunicação, é a forma com que os seres humanos têm para que o conhecimento entre e saia das pessoas, e assim novas caras possam ser dadas a velhos elementos. O Saturno geminiano tende a bloquear esse processo respiratório de inspirar e expirar, produzindo tensão na comunicação mais desembaraçada através do medo àquilo que é novo, inexplorado e irracional, fazendo com que a mente não consiga alçar vôo por causa de uma grande exigência de se pensar e comunicar “corretamente”, de maneira segura. É comum encontrar pessoas com asma ou gagueira quando se tem esse posicionamento saturnino, geralmente associado a um ambiente de infância onde se sentia julgado como estúpida, onde havia muitas críticas pelo que se dizia ou então porque se era muito falante ou muito calado. Seja qual for o fato que gerou a frustração da mente e da comunicação, com esse posicionamento há a inevitável sensação de isolamento por que a mente é profunda e séria, e, por isso, há enorme medo de ser humilhado e parecer estúpido e tolo para os outros. Como todo Saturno, a pessoa pode se manifestar tanto com o sentimento de insuficiência da capacidade mental, como um intelectual reconhecido que não admite nada de intuitivo. A briga aqui é por que Saturno exige de Gêmeos que a informação seja concreta e verdadeira, e a mente não tem como fazer essa separação espontaneamente, pois está sempre aberta, captando milhões de bits de informação por segundo sem se dar conta. Aqui o mais normal é que a pessoa se torne silenciosa e taciturna, mas o tipo compensatório, que fala pelos cotovelos sem comunicar nada de significativo, também é encontrado. Se analisarmos esse posicionamento a partir do ponto de vista da oportunidade oferecida, veremos que o sentimento de isolamento e a impaciência diante das idéias e atitudes superficiais e inconseqüentes podem se transformar numa busca interior da verdade. Forçado pelos temores e pelas circunstâncias, a pessoa é impelida a voltar-se para o íntimo e procurar a razão das coisas explorando a estrutura e os significados delas. Saturno só se torna dogmático quando a pessoa tem medo do desconhecido e de sua própria falta de conhecimento e treino intelectual, pois aquele que aceitou seu aparente isolamento diante da contribuição mais significativa que pode prestar à esfera do conhecimento, percebe que o saber deve ser adquirido por meio da experiência e observação pessoal, ao passo que o treinamento deve ser oferecido pela vida.

Saturno em Câncer
Os símbolos ligados a Câncer giram em torno das imagens de família, das raízes, do sentimento íntimo de pertencimento que cria segurança e estabilidade emocional. E adivinhe o que Saturno vai tirar para obrigar a pessoa a olhar mais profundamente essas questões? Quem adivinhar ganha um ano gratuito de terapia. A sensação de proteção que uma criança em desenvolvimento necessita como base sobre a qual construirá o ego em evolução, é negada ou frustrada, bloqueando a expressão natural do sentimento que se apóia no senso de união com um grupo básico, principalmente com os pais. Um Saturno combinado com elementos lunares costuma ser particularmente doloroso, pois ele se manifesta quanto não se tem idade suficiente para usar a consciência e a racionalidade para amparar as experiências vividas. A deformação que isso proporciona, enquanto não é bem compreendida, faz com que a pessoa fique desconfiada de qualquer vínculo emocional, em particular aquelas que giram em torno de situações domésticas, ao mesmo tempo que cria um desejo ardente de alguma coisa segura, permanente e tangível na vida afetiva. O mais comum é que a pessoa se torne ou muito apegado à família e ao lugar em que nasceu, ou odeie os familiares e se mostre frio e calculista com relação às suas mágoas. A pessoa nunca é verdadeiramente indiferente, pois sempre faltou alguma coisa muito importante para seu desenvolvimento emocional e toda a estrutura psíquica teve que se desenvolver pendendo para um lado a fim de compensar essa falta e garantir a sobrevivência do indivíduo. Saturno obriga a pessoa a criar aquilo que está faltando se quiser um pouco de paz, e aqui se consegue isso afastando-se, gradual e conscientemente, da identificação afetiva com o mundo externo, e – sim, de novo! - encontrando sua verdadeira realidade em seu íntimo, como uma parte de sua própria psique. Assim, é oferecida à pessoa a oportunidade de construir, depois de muito trabalho interno, uma sólida estrutura psíquica, impossível de ser abalada pelas circunstâncias, que possibilitam o sentimento interior de segurança e auto-aceitação verdadeiras.

Saturno em Leão
O solar Leão traz a expressão individual da personalidade, e Saturno aqui vai questionar a capacidade de auto-expressão criativa da pessoa construindo um muro entre a pessoa e sua compreensão de si, enchendo sua consciência de todos os atributos sombrios que estiverem disponíveis na psique e que a pessoa fica tentando esconder desesperadamente. É comum certo ressentimento por sentir que o mundo e as pessoas à sua volta não dão o retorno esperado quando se mostra a própria capacidade criativa. Na verdade há um sentimento profundo de incapacidade que impede que se perceba que todo esse trabalho e cansaço para se mostrar competente não tem nada a ver com o mundo externo. O sentimento de falta de aceitação ou de incentivo para as próprias criações no ambiente em que foi criado costumam acompanhar esse Saturno leonino, criando dificuldade para que se encontre entre as próprias criações. Esses intensos sentimentos de incapacidade e insignificância não têm nada a ver com a quantidade de dotes e habilidades da pessoa, mas acabam gerando dificuldades em assumir a responsabilidade pelas próprias criações. A pior conseqüência disso costuma ser a auto negação ao amor, por ter dificuldades em amar a si mesmo e porque acredita que os outros o julgam indigno de ser amado. Claro que na luta para esconder esses sentimentos de inferioridade a pessoa acaba se envenenando mais ainda com rancores e invejas, e assim acaba assegurando a rejeição dos outros e confirmando suas idéias a respeito de si mesma. Assim realmente fica difícil relaxar e criar um clima de romance. Encontrar o centro interior e se identificar acima de tudo com ele são coisas complicadas, principalmente quando se tem que escapar das armadilhas da popularidade fácil. O objetivo de Saturno aqui é que a experiência da dor e da frustração de sua criatividade faça com que a pessoa desvie o foco de sua personalidade de ego para esse eu interno mais significativo. Só assim se será capaz de recapturar aquela alegria ingênua da criança, que confia na vida através da experiência direta de amor do Universo. Uma vez que tenha encontrado o segredo da própria identidade, o indivíduo jamais tornará a perdê-lo, fazendo com que a sua integridade e vivacidade naturais se transformem em sua expressão permanente, independente dos outros o identificarem ou não. Normalmente a pessoa é levada a procurar-se dentro de si após experiências dolorosas porque já não dispõe de qualquer outro caminho. Quando se percebe que foi a própria pessoa que criou essa situação, ela poderá reconhecer o propósito oculto de sabedoria que há por trás desses desapontamentos e aceitá-los, podendo usufruir plenamente da vida e da própria capacidade amorosa.

Saturno em Virgem
Virgem simboliza a busca de síntese entre o corpo e a alma de modo a criar uma consciência autônoma capaz de ser útil à sociedade. Por isso os processos de purificação e classificação são elaborados nesse signo, de modo a que as coisas úteis ganhem destaque. O Saturno em Virgem vai se entranhar nos mistérios da interligação entre mente e corpo de uma maneira que a pessoa se sente incapaz de realizar esse equilíbrio interior de maneira natural. Há uma sensação de inadequação física e uma ansiedade com relação à desintegração tanto do corpo quanto da mente. A doença, em particular, será uma fonte de preocupações e frustrações, sendo que a pessoa pode tanto se tornar hipocondríaca quanto perigosamente displicente com a própria saúde, fingindo que não dá importância ao corpo. Esse sentimento de inadequação muitas vezes fará com que se submeta de maneira subserviente a tarefas que estão abaixo de sua capacidade por não querer arriscar-se a assumir a responsabilidade por seu auto aperfeiçoamento. O mais comum é que a pessoa passe muito tempo culpando os outros e o mundo por situações de limitação que vive por não ter podido aprender no ambiente familiar o valor da autonomia e da integração de si para ser útil ao mundo. O sentimento de ser inútil e ter sido prejudicada no aprendizado dos cuidados com o corpo, seja por negligência durante o crescimento, seja por algum fato isolado que marcou profundamente a pessoa, cria um medo muito grande de não ser capaz de fazer a integração corpo/psique. Quando o sofrimento das tentativas frustradas de adaptação externa faz a pessoa se voltar para dentro em busca da compreensão do significado mais profundo da organização interna e da autonomia, é possível conquistar a capacidade de conciliar os componentes em luta da sua natureza. Então ela será capaz também de encontrar a força que vem de uma vida com significado e que contribui para o aperfeiçoamento de todos à sua volta. Como diziam os alquimistas: “Nunca farás por meio dos outros o Um que procuras, a menos que primeiro seja feita uma coisa única de ti mesmo”.

Saturno em Libra
Libra significa a nossa busca por equilíbrio com o Outro, com aquele que eu não sou e com quem escolho me unir. Não é à toa que Saturno está exaltado nesse signo, pois nada como uma boa parceria para se depositar a responsabilidade por não ser feliz. A busca do parceiro ideal e o medo de se ferir com esse Saturno geralmente atraem situações que envolvem sofrimento, isolamento, rejeição e desapontamento, até que comece a se reorientar para a busca interior em busca de integração e equilíbrio dos opostos da psique. Normalmente se tenta escapar desse “destino” amoroso evitando relacionamentos ou saindo de uma relação frustrante - onde o parceiro não compreende a pessoa, ou é muito dependente e se torna mais uma responsabilidade do que um companheiro, ou simplesmente é incompatível ou infiel - só para entrar em outra igual. Até conseguir perceber que a culpa por não se conseguir um relacionamento satisfatório não pode ser totalmente creditada às deficiências do outro, os sentimentos de isolamento e restrição, representativos de Saturno, não poderão ser apaziguados. Não é tão difícil assim entender que uma pessoa em guerra consigo mesma possa ser impelido por motivos inconscientes, dos quais não tem percepção, a escolher um parceiro que reflita essa guerra de alguma forma. O Saturno libriano busca a responsabilidade pessoal por uma união em todos os níveis, mas enquanto se evitar os perigos da dependência ou da vulnerabilidade, da exposição e do trabalho com a sombra, necessárias para um encontro real, o Outro vai servir apenas para causar sofrimento mesmo. Essa exigência saturnina pode ser particularmente depressiva por dar a impressão de algo oculto bem no fundo da psique que nunca deixará a pessoa ser feliz em seus relacionamentos. Na realidade essas experiências tentam mostrar que a pessoa nunca será feliz se basear suas uniões em valores comuns, aceitáveis socialmente e absolutamente superficiais, tais como aparência física, condição financeira ou posição social. O disfarce favorito desse Saturno é feito dando uma ênfase muito grande à estrutura formal, ao mesmo tempo que procura evitar o intercâmbio interior do qual essa estrutura formal deveria ser apenas signo. O medo de uma vida isolada e sem amor costuma ser profundo com esse Saturno, até que se perceba que o papel de mártir que está representando tem muito mais a ver com não dar nada sem uma expectativa absurda de receber de volta, do que com as ações do parceiro. Saturno obriga à percepção de que o Outro pode ser tanto fonte de sofrimento quanto de crescimento mútuo, e essa escolha é livre para a pessoa, mas antes ela tem que perceber que existe uma escolha.

Saturno em Escorpião
Quando Saturno adentra aos reinos profundos de Escorpião a responsabilidade pelas próprias emoções não pode ser evitada. Os signos de água têm como material de trabalho o intercâmbio emocional, e o Saturno escorpiniano vai gerar um grande medo da intimidade e da troca mais profunda por conta da frustração e da dor que o encontro de almas pode gerar. O planeta da disciplina e do autocontrole quando se aloja em Escorpião costuma estar conectado a feridas muito profundas, impossíveis de ser superadas sem um trabalho consciente através das lembranças mais difíceis de infância. É comum histórias doloridas, onde se cresce em ambientes muito agressivos ou frios e com segredos sombrios, e a pessoa aprende que a intimidade e a vulnerabilidade afetiva podem ser perigosas. Com isso se cria um sentimento de isolamento ligado à percepção de que ninguém pode compartilhar ou aliviar as dores das feridas. Questões sexuais podem ser evitadas através de um celibato rancoroso ou então a pessoa até consegue se apaixonar no início para depois ficar assustada e arisca na hora de maior intimidade. A morte também costuma ser algo com tanto fascínio quanto horror, o que também gera bastante instabilidade emocional. Há uma percepção da necessidade de uma união do tipo muito mais intensa e transformadora do que o normal, e Saturno irá garantir que a pessoa aprenda a construir isso sozinha, pois a transformação e ressurreição em uma consciência maior, fruto de um profundo conhecimento e interação do inconsciente, só podem vir do interior. Quando consegue isso, o indivíduo se torna possuidor dos segredos dos poderes mais profundos do inconsciente, que são, literalmente, vivificantes para a própria cura e para a cura do outro.


Saturno em Sagitário
A força de expansão em direção da nossa verdade divina, característica de Sagitário, irá ser posta em cheque quando Saturno se aloja nesse signo. A intuição e a percepção da vida, que cria a filosofia e a religião e faz com que se encontre significado na própria existência, fica restrito de modo a tornar essas questões muito frustrantes. Aprende-se desde tenra idade o quão penoso pode ser acreditar na interpretação de outras pessoas sobre a vida, a justiça e as questões da existência, se tornando desconfiado com relação a qualquer autoridade, temporal ou espiritual. Pode-se reagir, então, construindo uma barreira de ceticismo e cinismo quando se trata dessas questões ou super compensar pulando de uma religião ou filosofia para outra na tentativa de preencher esse vazio, apenas para cair em frustração e dor existencial novamente. Depois de superado esse primeiro estágio de desilusão e de reconstrução relacionado a Saturno, se a pessoa insiste em seu progresso, o desenvolvimento de sua intuição dentro do mundo dos significados garantirá uma autoridade muito mais direta e real: ela mesma. Com freqüência encontramos em um Saturno sagitariano uma mente profunda e penetrante, mas isso só é conseguido de maneira indireta, depois de se ter experimentado os opostos de absoluta credulidade e medo e absoluta falta de fé e isolamento, pois só aí Saturno vai libertar a pessoa dos efeitos sobre sua mente. O indivíduo realmente tem a possibilidade de encontrar respostas muito valiosas para perguntas muito amplas, mas deve fazer isso por si mesmo, sem a menor ajuda. Com um Saturno desses é possível descobrir que se é seu próprio sacerdote e salvador, pois não será tolerada a autoridade de nenhuma outra pessoa, e o indivíduo terá que encontrar seus valores éticos e morais em seu interior. Nessa luta entre o vazio sem propósito, que significa o abandono de todos os sonhos, e a busca incessante por qualquer coisa que simbolize autoridade moral, Saturno possibilita o encontro de uma liberdade única e profunda, cuja mais clara manifestação é a alegria de viver em toda e qualquer circunstancia.


Saturno em Capricórnio
Capricórnio é o signo da escalada lenta e gradual rumo à maestria que pode iluminar a toda a sociedade, e claro que um Saturno em casa vai deitar e rolar. Qualquer planeta em Capricórnio busca informações a respeito da sua manifestação na sociedade que se faz parte, e Saturno aqui faz com se fique muito sensível a como se aparece para o grupo e qual o propósito social da própria existência. Assumir a responsabilidade das escolhas de vida é muito importante para esse Saturno, mas o medo de inadequação e de ser dominado pelo ambiente costuma fazer com que se abra mão da autodeterminação e se passe a buscar segurança em estruturas externas de sucesso que nunca serão satisfatórias. Há também quem projete a própria ambição no mundo e nos outros na tentativa de se desviar das dores que envolvem essa busca de propósito. Claro que isso só cria mais frustração e limitação para a própria vida até que se perceba a necessidade de desenvolver internamente um senso de importância que leve em conta as necessidades mais profundos daquela sociedade. Em algum momento da formação da personalidade a figura de autoridade foi uma decepção ou um peso, criando um vazio e uma dor com respeito ao rumo que se deve tomar na vida. Esse Saturno vai criar um verdadeiro pavor de humilhação pública, fazendo a pessoa fugir da publicidade, ao mesmo tempo que sente um desejo igualmente forte de se colocar em evidência. Por isso será difícil trabalhar sobre as ordens dos outros, pois a própria ambição e a busca por sucesso fará com que se aja por conta própria mesmo quando se tem que submeter hipocritamente. Quando se vê tudo de maneira mais ampla, notamos que a sensibilidade, o constrangimento, a atenção dada à apreciação pública e o esforço constante para demonstrar utilidade e valor através do progresso profissional podem conspirar para prepararem o indivíduo a lidar com a grande responsabilidade que é ter autoridade sobre os outros. O trabalho do Saturno em Capricórnio consiste em dar estrutura e forma a alguma necessidade de mudança do grupo e se o indivíduo com esse posicionamento se recusa a aceitar essa oferta e tenta realizar sua tarefa por meio dos outros, se verá obrigado a aceitar o preço da frustração e da sensação de inutilidade. Se aceitar o desafio do seu eu interior, porém, ele poderá vir a ser o próprio Saturno, o mestre, em sua forma mais benéfica.

Saturno em Aquário
Aquário é o símbolo da consciência grupal em busca de aprimoramento e entender nosso papel nesse desenvolvimento nem sempre é fácil. Pois o Saturno aquariano costuma dificultar mais ainda essa integração na família humana. Uma das sensações mais comuns é a de isolamento quando se trata de grupos, e na maioria das vezes a pessoa se sente como uma intrusa. Saturno dificulta as interações superficiais e faz com que a pessoa se isole de todos ou então tente compensar sua inaptidão social sendo super popular mesmo que isso lhe custe ter que violentar seus sentimentos. Saturno tem uma inimizade crônica à superficialidade, e pode ser bem difícil para uma pessoa com Saturno aquariano simplesmente sentar com os amigos para beber e falar bobagem. A pessoa geralmente sente como dolorosamente difícil expressar suas qualidades comuns, sendo que são essas qualidades comuns, essa mistura com o grupo, o que mais se deseja. Só o mergulho para dentro exigida por Saturno pode trazer à tona uma visão ampla de unidade humana e para isso a pessoa tem que desenvolver uma lenta e gradual compreensão que distingue a verdadeira mente progressiva. Se a pessoa se deixa dominar pelo medo de rejeição nunca encontrará solução para seu isolamento, pois alguém que sente tal desconfiança dos outros, está “destinada” a atrair em troca algo muito semelhante da parte de seus companheiros. Se ela, porém, investigar com cuidado os valores que unem a humanidade e desenvolver um interesse abrangente e verdadeiro com relação ao Homem, enfrentando o desafio de encontrar uma expressão significativa para os anseios humanos, então ela poderá construir uma integração profunda e inabalável de si na interação com as pessoas. Com Saturno não existe uma segunda escolha e, quando há esse posicionamento, o senso de compromisso com o grupo e de participação da vida comunitária deve ser real.

Saturno em Peixes
Saturno em Peixes é como se a pessoa estivesse no meio do sonho de Santo Agostinho tentando enfiar o oceano em um buraco feito na praia. Peixes é o último signo da roda zodiacal, onde se busca a síntese de todas as emoções humanas, o que significa o sacrifício da individualidade em nome de algo muito maior do que nossa capacidade de compreensão racional. As energias saturninas geralmente são inicialmente impregnadas de um sentido de autoproteção e de defesa contra o ambiente, o que no reino de Netuno torna-se inútil. Isso gera medo e o sentimento vago de um destino ou fado que vem para destruir a pessoa. Então entram em cena os companheiros saturninos de busca de proteção do contato com os outros ao mesmo tempo que se sente esmagado por uma solidão opressiva e pela sensação de incapacidade. O mais comum com esse Saturno pisciano é que se decida cuidar do sofrimento dos outros em detrimento do próprio desenvolvimento, ou então se afastar assustado de qualquer pessoa que precise dele por causa de um apego à própria identidade e individualidade, que parecem poder sumir de uma hora para outra. Esse Saturno faz com a pessoa se sinta indefesa frente a si mesma. A psicologia mais ortodoxa costuma dar conta de um Saturno em Câncer e em Escorpião, mas quando chegamos a Peixes é preciso reconhecer a busca por evolução e significado espiritual da vida como um instinto essencial da psique humana. Apesar da aceitação cada vez maior disso, o verdadeiro potencial saturnino em Peixes parece que, atualmente, está ao alcance somente daqueles que têm uma disposição mística de tentar o caminho da contemplação interior, pois aqui nosso poder de análise pode muito pouco. É preciso entender de uma maneira profunda que o poder de ser útil não tem nada a ver com ser “bonzinho”, mas sim com experimentar a sensação de união procurada pelo místico e o sentimento de responsabilidade e amor imparcial que acompanham essa união. Essa idéia não agrada pessoas mais mundanas e pode até ofender astrólogos mais pragmáticos; mas o fato que permanece é que Peixes, assim como a natureza humana, ainda não foi suficientemente compreendida. Para o indivíduo com um Saturno pisciano, porém, é bom reconhecer que suas possibilidades de paz interior, compreensão e sabedoria são tão grandes quanto suas possibilidades em termos de sofrimento, bastando apenas que ele se volte para seu íntimo, para o reino dos sentimentos e do inconsciente.

12 comentários:

Filipe disse...

Parabéns, Teca! Navegando pela net deparei e fiquei surpreso com o seu valioso blog. Como quem procura uma coisa e encontra outra, vi algo distinto. Você tem um estilo literário muito agradável, cativante, que me prendeu até o final. Todo mês voltarei aqui para ver as novidades ;)

Teca Dias disse...

Obrigada, Felipe! A gente pensa que está escrevendo para amigos, clientes e familiares, mas saber que tem mais gente gostando das nossas viagens dá um gás extra!! Valeu! Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pela análise. Eu particularmente tenho Saturno em Aquário e bateu perfeitamente!

H.,
BH-MG

Teca Dias disse...

Tô vendo que esses mineiros gostam de astrologia mesmo! Que bom que vc se identificou com seu Saturno, H: esse é o passo mais importante para poder conhecer melhor o Senhor do Tempo.
Abraço
Teca

Anônimo disse...

Oi Teca!

Meu nome é Anderson!

Tenho Saturno retrógrado em Escorpião na casa 12, ele está conjunto com Plutão em Libra!
Me identifiquei muito com essa descrição que você colocou!

Abraços

Teca Dias disse...

Ah, Anderson, o Saturno em Escorpião faz com que se tenha que trabalhar duro com um material bem difícil, mas vale a pena o esforço. Em casa 12 ele fica mais complicado por obrigar a um mergulho para dentro, o que não é muito incentivado na nossa sociedade extrovertida. Força aí! Fico bem feliz de vc ter se identificado.
Abraços
Teca

Rô steingreber disse...

Adorei teu blog Teca, tô fazendo uma verdadeira pesquisa nele..ha ha ha
Tenho Saturno em peixes!
Um abraço.

Teca Dias disse...

Bem vinda, Rô. Ai, esse Saturno que adora coisas que não se explicam... Momento Malwee: entre e fique à vontade!
Abraço
Teca

Anônimo disse...

OBRIGADA TECA! Você está ajudando a todos nós como ninguém poderia...

MUita Luz

Chandrika

Teca disse...

Obrigada vc, Chandrika. Cada um fazendo sua parte da melhor maneira. Luz pra vc também.
Teca

Anônimo disse...

Oi Teca! Gostei demais da sua maneira como expõe as dificuldades de cada posição de saturno. O meu está na casa 4 em peixes! Ufa, ufa, ufa!!! É trabalho de vida inteira... ou vidas. De qualquer forma obrigada. Muito esclarecedor. Só tenho um pedido a fazer: continue escrevendo.
Abraço,
Clara

Teca disse...

Obrigada, Clara! O Blog acaba ficando um tanto abandonado por conta da correria da vida, mas estou começando a fazer um texto sobre Netuno em Peixes, que está roalndo a partir desse ano e já dá seus ares. Isso vai afetar seu Saturno em Peixes, e espero que possa te ajudar nisso também. Abraço