domingo, 27 de janeiro de 2008

Trazendo Luz para a Humanidade: Mitos para Aquário



"Nós sabemos:o ódio contra a baixeza também endurece os rostos!
A cólera contra a injustiça faz a voz ficar rouca!
Infelizmente, nós, que queríamos preparar o caminho para a amizade, não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
Mas vocês, quando chegar o tempo em que o homem seja amigo do homem, pensem em nós com um pouco de compreensão."
Beltold Brecht - poeta aquariano


O destino e o significado de Aquário podem ser sintetizados pelo mito de Prometeu, um titã que ajudou Zeus-Júpiter a derrotar Crono-Saturno. Etimologicamente o nome desse titã significa “o prudente” ou “aquele que vê antes” (pro = antes; mathanein = perceber, ver), e era conhecido como benfeitor dos homens, enganando seu primo Zeus por duas vezes em favor da humanidade. Da primeira vez Prometeu pegou um boi que os homens haviam oferecido aos deuses e o dividiu em duas porções, uma contendo as carnes e entranhas cobertas pelo couro e a outra apenas com os ossos, mas cobertos pela gordura. As duas porções foram postas perante Zeus, que deveria escolher uma, e a outra seria dada para os homens. O deus dos deuses escolheu a porção com os ossos e, ao perceber que havia sido enganado, “a cólera encheu sua alma enquanto o ódio lhe subia ao coração”, como descreve Hesíodo. Ele castiga a humanidade privando-a do fogo, ou seja, do nus grego, a inteligência, a centelha divina, o espírito criador. Prometeu considera a atitude de Zeus errada e injusta, e, com a ajuda de Palas Atenas, devolve o fogo aos homens, reanimando-os. Zeus dá um castigo exemplar a Prometeu, amarrando-o em um rochedo e mandando sua águia se alimentar do fígado (símbolo da vida e da vontade divina) do titã durante o dia, que voltava a crescer à noite, tornando o suplício eterno. Para os homens, Zeus manda Pandora, uma mulher moldada por Hefesto e com vários atributos dados por todos os imortais, de modo a torná-la irresistível. Epimeteu (“o que vê depois”), irmão de Prometeu, a recebe e se casa com ela. Como presente de núpcias, Pandora dá para Epimeteu uma caixa que, ao ser aberta, deixa escapar todas as desgraças humanas: Fome, Insanidade, Vício, Doença. Quando Epimeteu percebe seu erro, pois seu irmão o havia prevenido para nunca aceitar presentes vindos de Zeus, olha para dentro da caixa desolado, e percebe que lá dentro ainda havia restado a Esperança.

O padrão de Aquário é bem prometéico, vendo à frente de seu tempo, buscando o bem da humanidade e desafiando a autoridade estabelecida. Mas esse impulso aquariano para ampliar o desenvolvimento do homem acaba lhe custando caro. Como na história bíblica do Jardim do Éden, o preço que Adão e Eva pagam por comerem da Árvore do Bem e do Mal, da árvore do conhecimento que os tornariam deuses - exitados pela Serpente-Prometeu - é serem expulsos do Paraíso e terem que conviver com as limitações da vida humana. Prometeu paga a afronta à autoridade com o próprio fígado - literalmente - e os homens, com a caixa de Pandora, e assim têm que aprender a viver com as desgraças de que antes eram poupados; ou seja, também são expulsos do Paraíso. O co-regente de Aquário (ou seu primeiro regente, antes de se descobrir Urano) é o Grande Estruturador Saturno, e, dentro desse signo nós iremos encontrar tanto a autoridade divina, mostrada em seus princípios e ideais rígidos, quanto o desafiador da autoridade, que busca a liberdade, a revolução e o crescimento humano através do conhecimento. O preço que os aquarianos geralmente têm que pagar por isso é um arraigado complexo de culpa, capaz de devorar sua vontade divina. Aquário tem uma enorme insistência em ver o conhecimento como superior à fé cega, não dando chance a nada que ele considere superstição nem tendo paciência alguma com a autoridade que ele ache arbitrária. Esse briga interna de Aquário pode se tornar um suplício eterno, como de Prometeu. Mas no fundo da caixa de Pandora os deuses também mandaram a esperança, assim como Aquário, apesar de todo o horror e destruição que ele vê na humanidade, continua a acreditar na capacidade que os homens têm de criar um mundo melhor. E, afinal de contas, o titã também acaba sendo libertado por Hércules, a mando do próprio Zeus.

É bom lembrar também do mito que fala da constelação de Aquário, que mostra o aguadeiro, um homem jorrando água para o rio de um cântaro, sem entreanto molhar-se nessas águas. Ganimedes era um belo adolescente, filho de rei, e que passava o dia a pastorear nas montanhas. Um dia Zeus o vê e se apaixona, mandando sua águia raptá-lo e levá-lo ao Olimpo. Lá ele passa a servir aos deuses o néctar que, junto com a ambrosia, dava-lhes a imortalidade. Quando Ganimedes morre, Zeus o transforma na constelação de Aquário, como mostra de seu amor. Simbolicamente o homossexualismo representa a negação do poder feminino, e isso é relevante para os aquarianos. Isso não significa que eles sejam homossexuais, mas que eles tem uma certa dificuldade com a base biológica da existência e também com o “irracional”, que fazem parte da simbologia do feminino. A imagem de homossexualismo do mito sugere, entre outras coisas, um mundo exclusivamente masculino, onde o feminino e o plano instintivo da vida não têm lugar, em uma união onde nada mais cresça senão o espírito e a mente. Aquário realmente se sente melhor em companhias e em ideais masculinos, seja homem ou mulher. O costume de algumas culturas separarem os meninos púberes de suas mães, formando grupos exclusivamente masculinos, é um paralelo antropológico que indica a necessidade de excluir o feminino para que se possa fortalecer o masculino. Esse também parece ser um padrão aquariano, embora geralmente se dê em outras esferas que não a da sexualidade. Esse signo é o campeão da Luz e do Espírito. A única divindade com quem Prometeu se envolve é Palas Atená, uma deusa que Hera - a “guardiã dos relacionamentos lícitos” e esposa de Zeus - odiava particularmente, pois era uma filha virgem do Pai, gestada e parida da cabeça do deus dos deuses. O mundo prometeico aquariano é um mundo masculino, sobre a qual se desenham as imagens do drama da luta pela evolução e suas inevitáveis repercussões.

Trigueirinho, um medium brasileiro, fala que a tarefa de Héracles limpar os Estábulos de Augias, rei primo de Eristeu, mostra a missão de Aquário. Possuidor de um imenso rebanho, Augias possuía imensos estábulos que a trinta anos não eram limpos, causando doenças e esterilidades em Élis. O herói promete ao rei que limparia seus estábulos em um dia, desde que ele lhe desse 1/10 do seu rebanho a ele. Pensando ser impossível a tarefa, Augias aceita a proposta. Caminhando pela terra pestilenta e malcheirosa, Héracles se depara com os rios Alfeu e Peneu, e desvia seus cursos para que passassem por dentro dos estábulos, carregando consigo todo o excremento de maneira rápida e precisa. Augias trai o trato com Héracles e o expulsa do reino junto com Fileu, amigo do herói que havia testemunhado o pacto feito. Héracles irá montar duas expedições para atacar Augias e conseguir sua parte do rebanho, e ainda mata o rei seus filhos e põe Fileu no trono. Segundo Diel a estrumeira significa a deformação banal, e irrigar o estábulo com as águas de um rio significa purificar a alma, o inconsciente, da estagnação banal, graças a uma atividade vivificante e sensata. Trigueirinho diz que essa tarefa faz de Héracles um servidor do mundo, livrando Élis do excremento que sujava a cidade e do tirano relapso e egoísta que a governava. Talvez essa Luz que as pessoas de Aquário tanto buscam trazer para a humanidade, possa realmente vivificar o coletivo, limpando a estagnação, de modo a que possa surgir a obra criativa. Mas os acordos com o tirano - seja ele interno ou externo - estão fadados à traição. Aquário precisa entender que, por mais nobre que seja sua causa, por mais lógica que seja seu olhar para o mundo, para completar sua missão ele tem que matar a tirania com que olha a Verdade e o Bem de Todos, libertando o indivíduo. Só assim ele poderá mudar o verso de Brecht:
“Com cuidado examino/Meu plano: ele é/Grande, ele é/Irrealizável.”

2 comentários:

Laylla Kessy disse...

nossa, muito bom esse artigo!!!
descobri muita coisa que nao imaginava!!!
:D

Teca Dias disse...

:)
Que bom, Laylla...