sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Aquario: Como Ser Um no Todo?



Regido por Urano, personificação mitológica do Céu, local de exílio do Sol e de exaltação do senhor dos mares, Netuno, Aquário costuma ser associado à vanguarda e a uma Nova Era de Amor e Liberdade, onde todos viveremos harmoniosamente juntos. Sem dúvida o grito de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, proferido junto com a Revolução Francesa e com a descoberta de Urano nos céus, é o grande mote desse signo. Mas depois desse brado retumbante, a França passou a viver uma cruel tirania, e isso também tem muito a ver com esse complexo signo de Ar Fixo.
Aquário é um signo conectado com os ideais de grupo e com o bem-estar da humanidade e podemos dizer simbolicamente que os mais nobres anseios humanos se alimentam dessa constelação. Quando experimentamos esse signo mais profundamente vemos como o gênio humano pode ser levado aos limites extremos de modo a controlar a natureza e estruturar a humanidade de maneira a se construir civilizações. Aquário - tanto o signo quanto a Era - está ligado ao aumento da consciência de grupo e à comunicação entre os homens, e esse signo possui uma antena que o coloca muito além de seu tempo, fazendo com que vislumbremos todas as possibilidades de crescimento e expansão de que somos capazes como seres humanos. Sem ideal nenhum progresso poderia acontecer, mas sua realização concreta leva tempo, requer flexibilidade e sensibilidade quanto às limitações humanas, além de uma consciência profunda do lado inferior e obscuro de cada um de nós. Os aquarianos não costumam ser versados em nenhuma dessas coisas e são normalmente impacientes, querendo ver o ideal tomando forma imediata. Embora sejam amantes da Verdade - ou talvez por isso mesmo - não são muito flexíveis e possuem pouca compreensão ou paciência com os aspectos “inferiores” da nossa natureza. Aqui temos os maiores dons e os maiores problemas que constituem o dilema de Aquário.
Como signo de Ar, Aquário encontra sua realidade nas idéias, e, por estar mais preocupado com o que acontece no grupo do que no indivíduo, iremos encontrar o tipo mais tradicional sempre envolvido com direitos humanos e bem-estar geral, em campos como Ciências Sociais, Educação, Política ou Ciências Tecnológicas. Aquárianos, além de futuristas, querem pôr ordem no mundo. Esse é verdadeiramente o signo da liberdade, do socialismo, do anarquismo filosófico e da igualdade humana, e, geralmente, suas maiores qualidades são seu senso de justiça e sua integridade. Aquário tem uma consciência de grupo tão aguda e sensível que pode tornar sua própria vida algo insuportável. Entender que nem todas as pessoas com quem se envolve ou trabalha tem o mesmo código de conduta pode demorar e custar muito para as pessoas desse signo. Aquário muitas vezes tem aversão de ser chamado de egoísta, o que pode ser muito nobre mas não muito saudável psicologicamente. Ele deixa facilmente de lado suas preferências e necessidades pessoais por causa de suas inabaláveis convicções e sua dedicação a objetivos éticos e a princípios que acha que tem de seguir, e vai se relacionar com qualquer pessoa de forma íntegra. Afinal, por pior que alguém seja, não deixa de ser humano, e isso lhe garante direitos inatos. O problema é quando o que o liga ao aquariano é a afetividade, pois ele irá agir da mesma forma. Liz Greene cita o exemplo de dois famosos aquarianos: Abraham Lincoln e Thomas Edson. O primeiro declarou a igualdade entre brancos e negros em uma época de escravidão, o que acabou desencadeando a Guerra Civil Americana e seu próprio assassinato. O segundo foi um dos grandes pensadores e inventores de sua época, e sem dúvida suas descobertas não visavam satisfação ou ganhos pessoais, mas sim o benefício da humanidade. Aqui vemos os dois lados mais admiráveis desse signo - o revolucionário dos direitos humanos e o cientista que trás o progresso para a humanidade. Mas quando se pesquisa suas vidas pessoais não encontramos nada além do nome de uma esposa e dos filhos, como se toda a existência desses ícones americanos tivesse sido direcionada para o ideal que perseguiam. Isso também é muito aquariano. Quanto mais perto do fim do Zodíaco, mais complexo se torna o signo, e seus extremos ficam ainda mais extremos. Por isso o idealismo aquariano vai funcionar muitas vezes para alicerçar um fanatismo intelectual, como daquelas caricaturas de cientistas que inventam uma nova arma sem se preocupar com a maturidade psíquica da humanidade para manipulá-la, ou com a possibilidade de algumas pessoas morrerem por causa disso, afinal, dizem eles, o sacrifício de alguns poucos indivíduos é um preço baixo para o enorme progresso que a arma representa.
Por apreciar mais a humanidade do que as pessoas de carne e osso, ele muitas vezes pode ser brusco, frio e insensível quando lida com as sutilezas do relacionamento humano, sempre se atendo aos seus princípios mesmo quando esses são as últimas coisas que deveriam ser levadas em conta. Aquário acha as emoções algo de mau gosto, tanto no que se refere a si mesmo quanto aos outros. Podemos dizer que esse é um signo orgulhoso e controlado que considera as manifestações emocionais uma fraqueza. É claro que nem todos são máquinas de pensar insensíveis. As mulheres aquarianas, principalmente, têm uma imensa capacidade de devoção e lealdade a uma pessoa. Mas isso também está de tal modo ligado a seus ideais e sua moral, que nem sempre conseguirão se ajustar às flutuações de um relacionamento. Além disso, os aquarianos estão tão obcecados pelos direitos que se deveria ou não ter que esquecem de si, de modo que acabam pulverizando as próprias emoções. Isso pode até parecer nobre, mas com o tempo serão necessários alguns comprimidos para dormir. Não é raro encontrar aquarianos que abrem mão de sua carreira por ter feito um acordo no casamento para ajudar o parceiro e que depois se vêm traídos, ou que buscam trabalhos em grupo para compartilhar responsabilidades e acabam sobrecarregados com o que ninguém mais quer fazer. Aquário tem um precioso dom para a lógica, e sabe discutir racionalmente com muito brilho, principalmente quando o assunto é a análise do comportamento humano. O problema é que lhe é difícil criar espaços para a sua natureza emocional, que é tão profunda e complexa como sua mente. Hoje em dia sabemos, também, que a mente sozinha, desconectada do coração, das emoções e intuições não necessariamente lógicas, pode voar muito longe mas não é a melhor maneira de se encontrar as saídas.
Na verdade suas próprias emoções muitas vezes assustam Aquário, e ele, como verdadeiro signo de Ar que só confia naquilo que pode ser entendido pela mente, acaba relegando essa parte ao campo que chama de “imaginário”, no mau sentido. Por isso as coisas ficam tão difíceis quando o assunto é romance, pois ele é capaz de se matar pelo ser amado, mas tem vergonha de mandar flores. Sem dúvida o maior problema desse signo revolucionário e humanitário é conseguir equilíbrio em suas relações pessoais. Isso só é possível quando ele consegue reconhecer que em seu amor abstrato pela humanidade deve incluir o amor concreto por si mesmo e pelas pessoas, pois a generosidade de sentimentos para consigo e para com o próximo faz parte do ideal de amor. Afinal, só quando conseguirmos compreender e purificar o lado mais obscuro e inferior da humanidade é que poderemos vivenciar a grande utopia da Era de Aquário.

Nenhum comentário: