domingo, 5 de abril de 2009

Passeios de Marte Pelo Mapa

Vejamos agora como Marte vai despertando os astros em nosso mapa natal. Quando o Guerreiro Celeste faz sextil (ângulo de 60°) e trígono (ângulo de 120°) com pontos do nosso mapa, geralmente essa energia pode ser utilizada sem maiores esforços, e não precisa da consciência para ser aproveitada. Aliás, isso é válido para qualquer trânsito. Vamos dar algumas dicas apenas para os aspectos desafiadores formados com o mapa, ou seja, as conjunções, quadraturas (ângulo de 90°) e oposições (ângulo de 180°), lembrando de pensar neles à partir de uma órbita aproximada de 10 graus, ou seja, uns 10° antes e depois do aspecto exato.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Sol Natal
Com uma intensa vitalidade, onde o eu é enfatizado, esses são períodos que trazem consigo muita energia; tanta que pode nos tornar ativos demais, e trabalhamos demasiado, nos divertimos demais, ou simplesmente nos acidentamos por causa da pressa excessiva. É mais fácil ficarmos encolerizados e com certa suscetibilidade nessas épocas, sendo comum nos irritarmos por coisas pequenas e somatizar quando nos sentimos feridos. É sempre bom ter mais cuidado e atenção com questões profissionais e tentar evitar julgamentos precipitados, além de cultivar mais paciência com as pessoas que achamos muito “lentas”. Se o Sol natal tem aspectos difíceis, o trânsito de Marte irá ativá-los também, por isso é necessário pensar nesses períodos como épocas em que se deve ser mais prudente e tentar controlar a forma pela qual agimos sob pressão. Mas mesmo em condições mais difíceis, Marte energiza nosso Sol, que é nossa essência vital, e, se conseguimos evitar os exageros, podemos aproveitar essa energia para criar coisas novas e ir atrás do que queremos.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com a Lua Natal
Super sensibilidade é a marca desse trânsito, que costuma ser dos mais turbulentos de Marte. Sendo a Lua o símbolo de nossas respostas emocionais e de como sentimos e reagimos à vida em torno de nós, esses trânsitos marcianos combinarão a cólera e a imposição do eu com nossas reações emocionais, resultando numa reação hipersensível e altamente impressionável. Isso pode resultar numa distorção que transforma qualquer comentário ou sugestão em crítica pessoal, nos fazendo reagir de maneira extremamente dramática a situações que nos teriam feito rir uma semana antes do trânsito. Uma boa imagem desse trânsito, dada por Lundsted, é a de uma pessoa com o coração na mão tentando abrir caminho no meio da multidão. Ficamos com a cabeça cheia de sentimentos feridos e acabamos atacando o outro por medo de sermos atacados. É fácil perceber que esses não são bons períodos para se tomar decisões a respeito de nossas vidas pessoais, pois ficamos meio malucos mesmo, criando condições para nos arrependermos de atitudes que tomamos depois que o trânsito passar. A melhor forma de expressar as raivas dessas épocas é através de trabalho físico. Antes de discutir a relação, vá fazer uma bela faxina em casa.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Mercúrio Natal
Conversas demais são característica desse trânsito, pois Marte é o planeta da ação e ativa nossos ouvidos e bocas quando forma aspecto com nosso Mercúrio. Isso pode fazer com que não tenhamos cuidado com o que falamos, ouçamos de forma incompleta o que nos falam, escrevamos cartas confusas, e tenhamos nosso cérebro super acelerado, o que geralmente significa que tendemos a supor que as pessoas compreendem mais ou que são mais competentes do que realmente são. Como a mente está funcionando de maneira mais rápida que o normal, a pressa pode se juntar com certa dose de agressividade, nos tornando muito lógicos mas pouco racionais. Nessas épocas também é bom tentar adiar a resolução de assuntos importantes, pois é fácil pularmos partes de contratos, esquecermos datas de vencimento ou discutirmos por bobagens. Nesses trânsitos é comum se sentir mais esperto que os outros, e se acaba ficando com raiva por que os outros não nos compreendem - por que se fala tão rápido que se perde o principal - ou não se ouve o que o outro falou por que se está com muita pressa. Em vez de ficara com raiva é melhor estar pronto para repetir algo que se falou a cinco minutos e aprender a pedir para o outro repetir o que disse para nos assegurarmos de ter ouvido corretamente.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com a Vênus Natal
Esse trânsito traz a natureza emocional romântica para a linha de frente, e os relacionamento amorosos costumam ser particularmente energizados, seja através da expressão para com quem se está relacionando, seja na busca desse alguém. Podemos dizer que esses são períodos em que se fica apaixonado pela idéia de estar apaixonado e isso pode ser bem divertido mas também criar algumas confusões, como se dar um ultimato num relacionamento que ainda não está suficientemente sólido, ou se dedicar amorosamente a alguém que não merece ou não quer isso. Os antigos diziam para não se ficar namorando no portão por que o amor podia ser cego, mas os vizinhos não são, o que é uma forma popular de se dizer para tomar cuidado. Isso não significa um pudor puritano, mas sim que as vezes as outras pessoas podem ver coisas que não conseguimos enxergar quando estamos envolvidos em certas situações: as vezes é mais fácil ver de fora que escolhemos uma pessoa que não é nosso par, ou alguém que não está interessado em nós tanto quanto estamos nela. Esse trânsito é ótimo para fazermos maus julgamentos amorosos. Vênus indica nossa forma de nos divertirmos, e os trânsitos de Marte por esse ponto pode ser bem direcionado para esse lado, sendo esses períodos muito bons para se tirar férias. Como os outros aspectos da Vênus também são ativados, precisamos sempre estar levando em conta suas restrições para podemos desfrutar das coisas que nos dão prazer e termos bom humor quando as coisas não saem do modo que esperávamos.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Júpiter Natal
Essa costuma ser uma época de más compras, pois as atrações de uma vitrine bem feita costumam ser irresistíveis, e é quando fazemos compras maiores que o normal, adquirimos coisas que não precisamos, pagamos mais caro pelo que precisamos, compramos coisas que depois precisam ser trocadas e entramos no cheque especial para comprar bobagem. Com essas indicações não é preciso dizer que se deve evitar compras importantes, pois provavelmente se comprará um carro lindo com o motor pronto para ser fundido, ou uma casa maravilhosa que depois precisa ter todo o encanamento trocado. Júpiter mostra a forma que nos relacionamos expansivamente com o mundo, e quando Marte em trânsito vêm ao seu encontro, nossa tendência é de agir ou responder aos estímulos de forma exagerada, dizendo “não me importa, quero isso de qualquer jeito”, ou “não me importo, vou fazer isso de qualquer jeito”. As necessidades futuras podem ser esquecidas pois a “necessidade” presente parece ser a única importante. Isso muitas vezes dificulta os relacionamentos, pois aquilo que consideramos tão importante pode ir contra aquilo que o outro acha importante e, em vez de tentarmos um acordo, dizemos que aquilo que o outro quer não nos interessa. Quando começamos a dizer “não me interessa”, estamos prontos a tomar o caminho errado, e essa energia precisa ser refreada para ser bem aproveitada em coisas que realmente valem a pena, como fazer a subida daquela montanha que sempre sonhamos, ou para descer um rio de bote, mas com salva-vidas. Nesses períodos precisamos manter as finanças em cheque e tentar ser menos egocêntricos com as pessoas importantes com que nos relacionamos, para que possamos, depois que o trânsito passar, ter ainda algum dinheiro no bolso e sem muitas prestações a pagar, além de não precisarmos fazer uma pilha de roupas e utensílios que não queremos e resolver as mágoas em nossos relacionamentos.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Saturno Natal
Problemas com autoridade, com questões legais e com figuras masculinas de nossa vida costumam ser os temas que vêm à tona com esses trânsitos, pois quando Marte transita pelo Saturno natal as restrições, advertências e problemas internos que geralmente são projetados nas autoridade precisam ser resolvidos. Marte costuma revelar muito da nossa atitude interior a esse respeito provocando uma resposta desagradável das outras pessoas. Esses trânsitos costumam trazer boas idéias e grande capacidade de concentração de energia para realizar nossas ambições, mas, como estamos “certos”, acabamos nos comportando feito um tanque de guerra, querendo provar para todo mundo o quanto estamos certos, despertando a antipatia e fazendo com que os outros não nos escutem. Pedidos de sugestão e de cooperação não costumam dar muito certo nessas épocas, sendo possível, inclusive, que uma figura de autoridade seja exatamente aquilo que nos impede de avançar. Ônibus se atrasam, entramos em engarrafamentos ao tentar escapar de enchentes, aviões não chegam na hora e se perde as interligações, horários não combinam, e, sabendo que essas coisas podem acontecer, é bom sair mais cedo de casa, contar com um tempo extra nos planejamentos e se conceder um pouco mais de paciência para não se sentir derrotado quando as coisas se frustram. As questões legais que envolvem burocracia também não costumam ter bons resultados nesses períodos, pois o papel sempre fica preso mais tempo em algum lugar, ou se extravia por alguma viela escura, e não adianta ter uma gastrite por que a incompetência do serviço público é um absurdo. As restrições e adiamentos desses trânsitos são muito frustrantes, mas passam, e é importante nessas épocas tentar evitar as atitudes do tipo “estou coberto de razão”, pois apresentar nossas certezas e boas idéias de maneira despótica afasta as pessoas que de outro modo cooperariam. Tome nota das boas idéias que surgirem e as apresente depois que o trânsito passar, pois o Saturno natal precisa de um tempo de maturação antes que a idéia se transforme em algo que se possa realizar.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Urano Natal
Há extrema impulsividade nesses períodos, pois Marte ativa nosso lado mais excêntrico e impetuoso quando faz aspectos desafiantes com o Urano natal. É bom exercitar a prudência nesses períodos, pois podemos ficar muito teimosos e obstinados, jogando pela janela nossos planos a longo prazo e cedendo à tentação de termos uma deliciosa explosão de mau humor. É comum um desejo irresistível de perder o controle e, assim, acabamos ficando numa situação vulnerável que pode realmente ser desestruturadora. Esses são períodos que precisamos exercer a reflexão para vermos o que realmente está em jogo quando agimos, pois, como no xadrez, cada movimento tem que refletir a posição de nosso rei: uma coisa é fazer um movimento ousado com o pião para obrigar o adversário a movimentar uma peça, outra é deixar o rei vulnerável por querer comer o pião adversário.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Netuno Natal
Esses trânsitos costumam indicar períodos em que realmente não sabemos o que estamos fazendo, o que pode ser bem engraçado se não nos desesperarmos. Existe certa perda da autopercepção quando Marte se conecta com nosso Netuno natal, e ficamos esbarrando nos móveis e nos enchendo de hematomas, batemos de raspão nos carros dos outros quando estacionamos, e ficamos meio “bêbados”, surpreendentemente não reagindo da maneira habitual. São períodos em que abandonamos regimes, bebemos demais e, muitas vezes, as fofocas e boatos se voltam contra nós. Mas podemos, também, conseguir melhores sintonias com nossos sonhos, objetivos e aspirações, por isso ficamos mais crédulos e mais sensíveis. É um bom tempo para meditações e trabalhos espirituais, mas temos que tomar cuidado com as coisas do dia a dia, pois ficamos tontos com meio copo de cerveja, falamos de coisas muito íntimas com estranhos, e somos facilmente enganados. Desenhar, dançar, ouvir e tocar música podem ajudar a utilizar o universo nebuloso netuniano ativado por Marte.

Marte em conjunção, quadratura ou oposição com o Plutão Natal
Esses são períodos em que somos facilmente invadidos por sentimentos de cólera, pois desperta memórias inconscientes e faz com que sintamos medo de sermos enganados ou abusados, nos tornando desconfiados. Plutão guarda motivações inconscientes dentro de nós, as memórias de vulnerabilidade da infância que geralmente queremos esquecer. Quando Marte em trânsito ativa esse ponto, ficamos irritadiços e nos sentimos um pouco - às vezes mais do que admitimos - fora do controle, e uma palavra ouvida ao acaso pode encolerizar-nos ou ferir-nos e, a despeito do que pensamos conscientemente, ficamos com bastante raiva. Esses períodos podem ser excelentes para quem deseja se tornar mais consciente dos aspectos negativos e melindrosos da personalidade, pois trazem à memória as vezes em que pontos sensíveis foram desprezados e humilhados na infância, como aquela brincadeira cruel de que se foi vítima na família. Essas épocas podem atrair situações mórbidas ou atividades destrutivas que dizem respeito às formas inferiores das energias plutonianas. Quando percebemos isso, o melhor remédio é procurar ficar quieto e se manter longe de confusões até acharmos uma forma de estar canalizando essas energias de maneira mais saudável, seja através de terapias ou de vivências de cura. Evitar experiências desagradáveis e destrutivas nos mantêm bem conosco mesmos, o que é importante para termos força para olhar nosso próprio lado escuro.

Nenhum comentário: