segunda-feira, 30 de março de 2009

Trânsitos de Marte

“Ogum, filho de Odudua, sempre guerreava, trazendo o fruto da vitória para o reino de seu pai. Amante da liberdade e das aventuras amorosas, foi com uma mulher chamada Ojá que Ogum teve o filho Oxóssi. Depois amou Oiá, Oxum e Obá, as mulheres de seu maior rival, Xangô.
Ogum seguiu lutando e tomou para si a coroa de Irê, que na época era composto de sete aldeias. Era conhecido como Onirê, o rei de Irê, deixando depois o trono para seu próprio filho”
Reginaldo Prandi - Mitologia dos Orixás.

A partir de Marte começamos a observar trânsitos mais prolongados, com efeitos mais significativos e mais fáceis de serem conscientizados. O deus da Guerra fica cerca de 2 meses em cada signo, e simboliza o princípio ativo do mapa, indicando o modo de agir pessoal, nossa energia vital e também a energia sexual. À medida que Marte faz conjunção, quadratura ou oposição com pontos do mapa natal, eles vão sendo energizados, e é muito produtivo quando conseguimos focalizar e canalizar essa força.
Marte leva dois anos para dar a volta completa pelo zodíaco. Isso significa que nos nossos aniversários pares teremos um retorno desse planeta, e sendo esse um símbolo da nossa energia vital, ganhamos uma nova disposição nesse momento. Nos nossos aniversários ímpares, Marte entra em oposição com nosso Marte natal, o que também é energético, mas de uma maneira mais desafiadora e que precisa de maior consciência para ser administrado. Ouço de algumas pessoas que as coisas vão melhor em suas idades pares ou em suas idades ímpares, e, se você tem esse tipo de preferência, é bom olhar os desafios de expressão do seu Marte natal e o que é ativado com os trânsitos marcianos.

Cada casa em que Marte passa é também energizada e dinamizada. Marte tem um efeito detonador e muitas vezes é exatamente durante um trânsito desse planeta que começamos a entender como funciona pontos do mapa que pareciam “adormecidos”, sem ação em nossas vidas, e que de repente se tornam ativos quando o vulcão marciano passeia por lá. O trânsito de Marte por nossas casas de Fogo - Ascendente, casa V e IX - dá força para expressão da nossa identidade, sendo momentos em que ganhamos energia para ir atrás daquilo que queremos e gostamos de fazer. Nas casas de Terra - II, VI e Meio do Céu - Marte traz dinamismo para nossas questões materiais, podendo ser usado para enfrentarmos nossos desafios profissionais e conquistar mais valor e reconhecimento concreto. Nas casas de Ar - III, VI e XI - Marte energiza nossas relações sociais e ajuda a trazer à tona questões mal resolvidas que precisam ser enfrentadas, além de fazer nossa mente ficar mais rápida e afiada. E quando Marte agita as águas de nossas casas IV, VIII e XII, muitas coisas que estavam comodamente adormecidas no inconsciente podem ganhar força para vir à tona de modo a serem conscientizadas e enfrentadas.

Mas, assim como Vênus fazia par com Júpiter na ala “benéfica” da astrologia tradicional, Marte faz par com Saturno na ala “maléfica”, e realmente ele pode trazer muitos estragos se o deixamos solto por aí. Esse é o planeta que traz nossa energia mais agressiva e bruta, que precisa da orientação consciente para não se transformar em uma violência destrutiva simplesmente. Então, é bom saber que a nossa “expressão sincera” não pode ser justificativa para magoar os outros e a conquista de nosso lugar no mundo não significa eliminar a concorrência, ou seja, o resto da humanidade. Quando estamos sob influência marciana é bem importante perceber quando essa energia yang está nos deixando irritados demais para, assim, conseguir tirar o pé do acelerador antes de criar algum acidente. Teremos que enfrentar as conseqüências de nossos atos marcianos depois que ele for embora, então é bom usá-lo de maneira consciente, pois sempre que Marte faz sua entrada não há como voltar atrás, e pedir desculpas pode não ser suficiente. Claro que dizer que a culpa é do Marte e não sua vai fazer as coisas ficarem bem piores. Podemos aproveitar essa força para fazer uma limpeza completa na casa, começar a praticar boxe, sair para dançar a noite inteira ou sair no fim de semana para fazer uma trilha nas montanhas. Um sentimento facilmente associado a trânsitos marcianos é raiva, que quando direcionado para fora pode criar brigas grandes por coisas pequenas e quando direcionado para dentro pode gerar depressão. Assim, se você anda muito irritado e brigando com o caixa do supermercado ou se tem entrado em estados depressivos e não tem vontade de sair da cama, dê uma olhada no que Marte está ativando no seu mapa e busque saídas mais criativas para ele. Afinal, o planeta dá a energia, mas o que fazemos com ela é problema nosso.

Marte pode trazer em si uma alegria aventureira e uma possibilidade de libertação de muitas das amarras que precisamos de coragem para deixar, mas é importante que os frutos dessas batalhas estejam a serviço de nossa consciência, senão seremos responsáveis por deixarmos nossa criança solta com uma arma nuclear nas mãos. É assim que destruímos o reino onde deveríamos ser senhores.

Semana que vem vou dar umas dicas sobre como Marte ativa nosso mapa natal e como aproveitar essa energia extra disponível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, que 10! Muito legal o texto!
vou analisar melhor por onde anda meu marte.

Teca Dias disse...

Obrigada! Isso é bem sábio da sua parte, Anônimo... Parece que direcionar bem nosso Marte é uma das tarefas que os novos tempos estão exigindo.
Teca