sexta-feira, 8 de maio de 2009

Passeios de Saturno Pelo Mapa

Saturno vai impondo seriedade e amadurecimento enquanto faz visitas por nosso mapa. Assim como Júpiter, esse também é um planeta que gera crescimento, movimento e sentido no nosso caminho. Mas enquanto o senhor do Olimpo faz isso nos dando otimismo e esperança, o senhor do Tempo nos obriga a uma parada para reavaliar nossa visão de mundo e nossa estrutura pessoal para que possamos ter consciência de nosso agir e, assim, tomarmos decisões baseadas em nossas experiências reais e não apenas em fantasias e ilusões. O método mais comum utilizado por Saturno é a retirada de tudo que usávamos sem nos dar conta, fazendo com que não tenhamos mais aquela ferramenta a mão quando formos usá-la. Aí passamos um tempo procurando até percebermos que ela desapareceu mesmo, e começamos a pensar em como a utilizávamos e como realmente a queremos usar. Sabe aquele ditado que diz “quem nunca teve travesseiro não sente a sua falta”? Pois tente dormir em uma esteira no chão quando você está acostumado com colchão ortopédico. É mais ou menos isso que Saturno nos faz experimentar.

A cada sete anos, Saturno vai fazendo conjunção, quadratura e oposição com cada ponto de nosso mapa, durante aproximadamente um ano, e esse é um dos motivos astrológico para se falar de fases de sete anos em nossos processos de desenvolvimento. Vou dividir essa postagem em duas: a primeira falando dos contatos que Saturno vai fazendo com o Sol, a Lua, os planetas pessoais e Júpiter, e uma outra falando dos contatos dele com os Transaturninos Urano, Netuno e Plutão. Lembrando que todas as coisas que ando falando sobre as órbitas e os aspectos nos trânsitos são válidos também para Saturno.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Sol Natal
É comum nos sentirmos desvitalizados durante esses trânsitos. Saturno nos obriga a uma auto-avaliação profunda quando faz aspecto com nosso centro vital, então ele nos deixa com menos energia para gastar fora de nós mesmos. Essas são épocas em que precisamos reavaliar o que andamos fazendo com nossas vidas, pois esse planeta nos mostra o que plantamos e nos responsabiliza pela colheita. Nossos comportamentos viciados ficam muito claros, e esse é um tempo em que, muitas vezes, as características mais irritantes de nosso signo solar costumam ficar evidentes: arianos ficam briguentos, taurinos pão-duros, geminianos muito teóricos, cancerianos chantagistas, leoninos egocêntricos, virginianos muito críticos, etc. E, é claro, que só sua mãe vai ter paciência para te agüentar, e mesmo assim, só se for do tipo clássico. Pode-se até ficar um tempo um tanto amargo, deprimido e ressentido, por achar que o mundo ficou muito difícil de repente. Mas o que Saturno pretende, na verdade, é fazer com que nos tornemos conscientes das dificuldades que criamos em nossa vida, e assim tomemos a decisão de mudar para continuar nosso desenvolvimento. Se você tem disposição para fazer as mudanças necessárias e assumir a responsabilidade por seu próprio caminho, não há porque esse trânsito ser sombrio, e uma nova noção de auto-estima pode ser construída, baseada em uma visão mais profunda de quem se é e do que se pode oferecer à vida. O resultado dessa nova consciência é nos sentirmos suficientemente maduros para dar novos rumos a nossas carreiras e relacionamentos, levando a sério nossas crenças sobre a vida. Quando temos seriedade para olharmos para nós mesmos, acabamos encontrando a coragem e a firmeza necessária para fazer o que temos que fazer para sermos mais íntegros, e, porque não, mais felizes. Esse é um grande presente de Saturno.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição a Lua Natal
Nas épocas de trânsito de Saturno pela nossa Lua ficamos muito conscientes daquilo que nos nutre e daquilo que alimentamos. Isso significa que todos aqueles vínculos que estamos acostumados vão passar por um teste para saber quais são realmente necessários e quais não merecem mais nossa atenção. Os amigos vampiros, que só sugam nossa energia, o chefe carrasco, que não reconhece nossos méritos para nos manipular e explorar, os relacionamentos vazios, mantidos por hábito e preguiça, ficam realmente insuportáveis nessas épocas. Nossa Lua também nos remete a nossa relação com o corpo físico, e ficamos muito conscientes do que nos está fazendo mal, dos tóxicos que ingerimos e como nos cuidamos. Seja no sentido material, emocional ou espiritual, Saturno faz com que fiquemos sensíveis – e muitas vezes, dolorosamente conscientes – ao que está nos alimentando e ao que só nos intoxica sem nutrir. Aí, não temos mais “estômago” para engolir aquele amigo que fica derramando lamúrias na nossa orelha, nem conseguimos encontrar aquele grupo com crenças muito diferentes das nossas, e pode esquecer aquela noitada de sexo, drogas e samba-rock. Esses são tempos em que precisamos realmente nos sentir satisfeitos e nutridos, pois a posição de vítima não é permitida durante a visita desse amigo titã. Sempre há alguma perda emocional durante essas épocas, mas temos a oportunidade de limpar nossas relações, já que conseguimos olhar com objetividade o que nos cerca e ir direto ao ponto. Percebemos quando, quanto e como queremos nos entregar aos outros e por isso aceitamos que o outro tem o mesmo direito. Podem ocorrer alguns ressentimentos e temos que enfrentar algumas vezes um aprendizado através da solidão e abstinência forçada, mas realmente vale a pena aceitar essa dificuldades – na verdade, ficamos mais pacientes para enfrentar essas coisas – e reconstruir nossa auto-imagem de maneira mais real, baseada em vínculos mais responsáveis conosco e com os outros.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Mercúrio Natal
Saturno, quando visita Mercúrio, verifica o que realmente sabemos e o que é apenas para inglês ver. É comum conseguir uma maior disciplina para organizar os pensamentos, seja escrevendo, seja fazendo leituras e pesquisas mais específicas e aprofundadas. O deus do Tempo põe em dúvida não só o que sabemos, mas também nossa capacidade de transmitir o que pensamos, e levamos muito a sério o nosso ponto de vista, o que pode trazer algumas desavenças. Geralmente nos dispomos a trabalhar duro para aprender algo novo quando estamos bem sintonizados com esses trânsitos. Se conseguimos superar a sensação de não nos entenderem e não desistimos das dificuldades de aprendizado dessa época, acabamos tendo a oportunidade de conversar mais profundamente com quem realmente interessa. Novas formas de pensar e de se expressar podem nascer desse aprofundamento, trazendo uma maior maturidade mental. Como Mercúrio mostra a maneira como captamos as informações do mundo, ás vezes acontecem algumas alterações na nossa percepção sensorial, como um aumento do grau dos óculos ou problemas de ouvido, por exemplo, mas que passam ao final do trânsito. O que fica mais nítido nessas épocas é nossa falta de clareza ou maturidade intelectual para expressar o que pensamos, pois passamos a ter mais problemas com isso do que normalmente. Temos que ficar mais conscientes daquilo que queremos comunicar. É importante ter algumas horas de silêncio, ouvindo nossos pensamentos, e, se possível, tentando esvaziar um pouco a mente, com meditação, por exemplo, ou apenas relaxando com música instrumental. É possível alcançar novas abordagens para a vida e para nossa maneira de agir durante esses trânsitos, desde que você se disponha a aproveitá-lo para se disciplinar e descobrir o que você realmente quer aprender e aprofundar.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição à Vênus Natal
A primeira coisa que as pessoas costumam relatar desses trânsitos é que o tesão vai embora. Isso pode trazer algumas dificuldades extras para quem está em um relacionamento amoroso, principalmente nos que têm ênfase na compatibilidade sexual. É preciso ter uma boa dose de bom humor para encarar essas épocas, pois o método de nos tirar as coisas para torná-las conscientes do velho titã é bem ruim quando se trata da nossa expressão de prazer e beleza. Na Vênus natal encontramos nossos valores mais íntimos, as coisas que gostamos de nos cercar, nossa sensação de conforto e o desejo de nos relacionar amorosamente com as pessoas e com o mundo. A reavaliação desse aspecto da nossa personalidade passa por uma escassez que serve para verificar o que realmente sustenta o nosso prazer e quais são verdadeiramente os nossos recursos. Esses são trânsitos que mudam nosso gosto, e começamos a ouvir musicas diferentes, alterar coisas na decoração e até experimentar outros estilos de visual, pois há uma insatisfação geral. Os encontros sociais e festas passam a ficar tediosos também, e não temos muita vontade de ir para o bar falar bobagem com os amigos. Apesar de um tanto árduo, esses trânsitos podem gerar muitos recursos se bem aproveitados, pois nos livramos de coisas desnecessárias e abrimos espaço para coisas novas e mais profundamente compatíveis conosco. Precisamos dar mais duro para conseguirmos o que queremos nesse período, e por isso damos mais valor e escolhemos com mais critério. Enquanto perguntamos onde foi parar nosso prazer, podemos perceber que muitas das coisas que temos atualmente são insatisfatórias, aceitas pela incapacidade de dizer não, ou por não querer assumir a responsabilidade de ir atrás daquilo que realmente se deseja. É possível, então, modificar isso, trazendo para a existência um prazer muito mais profundo e satisfatório.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Marte Natal
O Marte é o nosso princípio ativo, e Saturno entra em contato com ele perguntando: “onde você pensa que vai com essa energia?” E aí, tudo fica meio emperrado. Não temos mais munição para atirar para todos os lados e ver se algum dos tiros atinge o alvo, então precisamos saber melhor o que realmente queremos para poder gastar a única bala que temos no cartucho. O deus da guerra é uma força instintiva que não aceita tranquilamente o cabresto educador de Saturno, mas quando percebemos que a nossa ação tem melhores resultados quando direcionadas para o alvo certo, esses podem ser trânsitos bem frutíferos. Começamos a levar mais a sério e entender melhor as conseqüências de nossos atos nesses períodos, por isso ficamos apreensivos e com medo de errar. Esse passo atrás que Saturno obriga nosso Marte a dar, porém, serve para que se veja a situação de maneira mais objetiva, tornando nosso impulso mais certeiro. Como resultado, tomamos maior consciência de nossa real capacidade de agir, e nosso Marte pode aprender a se expressar com mais determinação. Nessa reavaliação de Marte percebemos onde estamos gastando energia sem obter os resultados prometidos, e simplesmente abandonamos essas tarefas, assim como fica muito claro onde não estamos dando a força necessária para que aquilo que realmente queremos aconteça e tratamos de colocar mãos à obra. Isso pode trazer mudanças muito interessantes em nossas vidas, e tenho percebido que pessoas com um Marte natal com dificuldades de expressão ganham muito mais firmeza e conseguem correr maiores riscos durante esses períodos. Como Saturno faz com que caminhemos mais devagar, é possível admirar melhor a paisagem, e isso pode trazer surpresas bem agradáveis, inclusive mostrando novos lugares a serem explorados que, na correria em que estávamos, não conseguíamos enxergar.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Júpiter Natal
Se Júpiter ao contatar Saturno nos trás coragem para assumir nossas responsabilidades, Saturno vai verificar se estamos sendo responsáveis por nossas intuições e propósitos de vida enquanto visita nosso Júpiter. É comum certa sensação de fatalidade, como se tivesse chegado o momento de cumprir a missão que nos foi destinada, mesmo sem saber direito o que isso significa, o que pode trazer certa angustia. Nosso amigo titã deixa bem claro onde estamos sendo otimistas demais através de nosso Júpiter, tirando todas as cores fortes do quadro que o senhor do Olimpo tem pintado em nossas vidas e mostrando os traços do desenho original, que muitas vezes esquecemos no entusiasmo exagerado pelos potes de tinta. Podemos perceber, então, onde estamos cegos, fazemos maus julgamentos ou especulamos de maneira equivocada em nossas vidas, pois Saturno irá mostrar as conseqüências concretas disso. A área de nossas vidas em que Júpiter tem sua morada é alimentada por nossa imaginação criativa e é onde acreditamos merecer o melhor da vida, e, por isso, conseguimos reconhecer e receber o que a vida tem de bom a oferecer. Quando Saturno no céu interage com nosso Júpiter, sentimos necessidade de transformar essa fé na generosidade da existência em algo prático, para que se possa viver plenamente aquilo que se sente intuitivamente que é o propósito de estar vivo. Geralmente no começo desses trânsitos temos mais dificuldades por que as exigências da vida prática podem parecer uma contradição à nossa visão de mundo intuitiva, e temos a tentação de perder a fé. Mas aos poucos vamos conseguindo ter a paciência necessária para olhar nossa vida de maneira mais objetiva e ver onde estávamos sendo descuidados, e, se modificamos isso, nos sentimos muito mais integrados em nós mesmos. Nossa vida pode fluir de maneira mais frutífera e consciente nesse processo. Saturno vai mostrar onde seu exagero gerou um comportamento desonesto ou onde seu otimismo se transformou em egoísmo, o que não é nem um pouco agradável de encarar. Mas esse trânsito possibilita uma integração que tem o dom de nos libertar das garras da ilusão e da desilusão se temos coragem de olhar para a verdade e buscamos o modo de agir correto.

26 comentários:

Alyne disse...

Olá vi que me visitou, então vim retribuir a visita!!Seu blog é muito interessante nunca havia me interessado por astrologia, gostei!Parabéns!
Boa Semana!!

Carla Maia disse...

Fantástico. Uma visão acertada...
Obrigada

Teca Dias disse...

Obrigada vc, Carla...

Astrokabana disse...

Obrigado e parabéns; interpretações claras e pensadas.

Teca Dias disse...

Grata, colega...

Drop disse...

sua explicação referente ao transito de saturno / lua .. me fez entender de forma efetiva, e de certo modo mais esperançoso... pois tá dificilllll... se eu tenho a lua em sagitário ... isso pode me ajudar? pois acredito que sagitário me leva a ser mais otimista.. muito obrigada

Teca Dias disse...

Oi Drop, a Lua em Sagitário tem dificuldade de trabalhar os limites impostos por Saturno e preferiria muito mais ficar cantando "eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar", né? Apesar do otimismo sagitariano ajudar sempre, eh importante aproveitar esse período pra fazer uma faxina nos seus relacionamentos separando joio do trigo e perceber onde vc esta sendo compulsiva. Também eh um tempo bom para conscientizar-se e livrar-se dos vícios e tapa buracos emocionais. Esse transito vai passar e essa dor lunar também, mas se vc conseguir segurar um pouco esse desconforto, então vai poder ver que essa dor sempre esteve aí, mas agora vc pode ver e portanto curar. Boa sorte!

Anderson disse...

Oi Teca!! Bom dia...

O que deve esperar do transito de Saturno em capricórnio pela minha casa 2?
Tenho Lua em capricórnio na casa 2 em quadratura com marte e venus na casa 5 e sextil com Sol em Peixes na casa 4!

Obrigado

Teca Dias disse...

Oi Anderson
Estamos esperando muito desse Saturno em Capricórnio, que irá fazer conjunção com Plutão. Então a primeira pergunta é: como vai sua Lua recebendo a visita de Plutão? Saturno em contato com os trans costuma materializar as questões e transformações que eles desencadeiam, e Plutão em Capricórnio está mostrando todo a lama que existe sobre o tapete... Se sua Lua está conseguindo digerir bem esse processo, o Saturno pode ajudar a concretizar as limpezas necessárias. De qquer maneira, os períodos de Saturno sobre a Lua costumam ser um tanto áridos, pois essa é a maneira que Saturno costuma agir para deixar bem claro o que nutre e o que é veneno na nossa vida e nas nossas relações. O sextil com o Sol na 4 pode ajudar bastante, pois ele pode entender todo o potencial de crescimento e individuação ao se cultivar aquilo que alimenta e cortar o que faz mal, o que é muito bacana para piscianos, né?
É bem importante cultivar o comedimento financeiro nos anos desse trânsito, tá Anderson? Principalmente com essa quadratura com Vênus/Marte. Não necessariamente são anos de escassez, mas são anos de plantio, que precisam de foco e paciência para produzirem frutos mais adiante. Como essa é a área que te dá segurança emocional (Lua) é bom ir com cuidado, tá?
Abraço

Anderson disse...

Obrigado Teca pela informação! O transito de plutao pela minha lua não foi agradavel! Logo que ele passou pela primeira vez pela minha lua, fui diagnosticado com esquizofrenia!! Hoje as crises estão controladas com medicamentos! Mas ainda sim, nao está sendo fácil lidar com essa doença! Estou com medo de que venha outra doença ou coisa pior com o transito de Saturno pela minha Lua!

Obrigado pela ajuda

Abraços

Teca Dias disse...

Puxa, Anderson, bem difícil mesmo... mas acredito que o Saturno pode te ajudar no processo de tratamento da esquizofrenia, viu? Ele dá foco e aí fica mais precisa a percepção de qual medicamento funciona ou não, onde falta algo mais, e dá pra bolar planos de tratamento melhores, inclusive os complementares, com isso. Boas vibrações aí pra vc em seu caminho.
Abraço

Rhea Dahiling disse...

Meu saturno está em quadratura com jupiter natal, isso poderia dizer em alguma mudança ou guinada em algum relacionamento que não vai pra frente ou até mudanças de estilo de vida, a dar mais espaço para mim mesma, ultimamente em meu atual relacionamento afetivo deixei claro que não daria mais tanto a atenção que dava antes para a outra pessoa em detrimento dos meus afazeres, e sim, está dando muito certo e nunca pensei que viria a tomar tal decisão assim, pensando pois da pessoa ficar ressentida, e tem mais terminei colocando em dias o meu descontentamento com um outro tipo de relacionamento intimo que não via o fim pois está outra pessoa tinha alguém em sua vida que nunca iria deixa, e acabei deixando claro um adeus. Oque acha disso tudo eim? fica claro assim? mudanças bem profundas não, este ultimo relacionamento que relato tem 1 ano em outubro deste ano e alguns dias...Oque acha que poderia acontecer, chorei muito depois do dia de ontem que deixei claro isso pra pessoa, acho que ela poderia nem entender porque fiz isso, sempre fui tão paciente com essa situação, mas enfim ela decidiu não ser com a minha, depois que eu falei para ela que estava namorando, mas não queria que ficasse chatiada, ela me bloqueia. e eu mando no dia seguinte um textão dizendo tudo oque sinto e me retratando se me expressei mau, dando um basta. Não sei oque fazer só me sinto mau, e sinto tb um vazio depois de sair em retirada para fora disso tudo que sinto por ela. Acho ela muito compreensiva, e sei que ela não estava em transito bom, mais creio que preciso desse tempo, oque acha? só quero fica bem...mas acho que não vai ser dessa vez que vou ficar, pois ela era uma pessoa muito especial, que entendia os vazios que eu sentia, pq ela sentia também, ela tem ascendente em peixes e eu também, ela libriana, eu geminiana, com lua em capricornia em exilio, e ela com lua em leao. Minha vontade é que ela já entendesse a situação, que a amo, mas preciso como ela está casada, seguir , tentar viver. Mas ainda a amando.

Teca Dias disse...

Oi Rhea
Puxa, que difícil tudo isso. E confuso também. O Saturno no céu está enquadrando seu Júpiter natal, é isso? Então pode ser um ótimo momento para dar uma enxugada no entusiasmo, pois uma das táticas que Saturno costuma usar para nos obrigar a focar e nos responsabilizarmos por nossas ambições é tirando a energia que temos extra, e aí a gente tem que usar essa energia com o que realmente queremos. Onde temos Júpiter a tendência é ao exagero e a não medirmos muito as consequências, então quando ele leva uma enquadrada de Saturno precisamos repensar muitas coisas, pois as consequências virão bater nossa porta. Mas vc fala de uma Lua em Capricórnio, e pode ser que toda essa confusão dolorida venha de Plutão em Capricórnio: paixões arrebatadoras que nos revelam dores que escondemos de nós mesmos costumam fazer parte dos processos de morte e ressurreição plutoniana. Esse é sempre um momento que costumo recomendar terapia, pois com ajuda conseguimos ir mais fundo e limpar o porão onde colocamos os monstros e fantasmas que sabotam nossa vida sem que percebamos. Boa sorte! É difícil mas vale muito a pena

disse...

Desde que ele passou por Sagitario (minha casa 12) e fez conjunçao com Mercurio e Sol natal minha vida virou de pernas pro ar. Agora ele entrou em Capricornio, meu ascendente e onde esta também o meu Saturno natal, ou seja estarei passando pelo meu retorno. Dizem que o transito dele pelo ascendente é um dos mais importantes da vida, pois da aquela repaginada e lapidada na nossa personalidade e objetivos né? Estarei passando por um processo de transformaçao muito profundo, acredito eu. Os ultimos 12 anos foram dificilimos, Saturno em Sagitario pegando casa 12, e agora mais 2 anos de mãos dele na minha vida sem folga. Ja nem sei mais o que pode me esperar. Ele ja varreu tudo, emprego, casamento, dinheiro, amizades... tudo ja foi pro saco. O que restou agora? Uns quilos pra perder. Espero que ele leve pelo menos isso também!

Teca Dias disse...

Oi Lo
Saturno muitas vezes é bem difícil e traz bastante frustração, mas essas transformações e dificuldades que vc fala me parece muito mais coisa de Plutão que de Saturno. Plutão entrou em Sagitário em 1996 e ficou por lá até 2009, quando entrou em Capricórnio e está no seu ascendente nesse momento, talvez em conjunção com seu Saturno Natal. A entrada de Saturno no seu ascendente e o reencontro com seu Saturno natal pode, pelo contrário do que vc espera, te ajudar a reestruturar a sua vida, mas agora, depois do arrasa quarteirão de Plutão, em bases mais reais, levando em conta o lado mais obscuros de sonhos cor de rosa. Aproveite!!!!

Anônimo disse...

A algumas semanas atrás tô quase totalmente sem nenhuma vontade e desejo sexual, fiquei confusa con isso e descobri que saturno tá em oposição ba minha venus. Foi incrivel quando li que essa era a primeira característica desse aspecto. Já tava pensando que eu tinha entrado em um novo nível de espiritualidade.

Teca Dias disse...

Hahahahaha... adorei isso de falta de libido ser = a maior espiritualidade... vc já ouviu falar do tantra, anônima... talvez essa oposição Saturno/Vênus seja um ótimo momento pra vc conhecer... ficaadica.

Cláudio dos Anjos disse...

Júpiter a 19°7' de ♓ na 11a 🏠
em quadratura com
Saturno a 16°25' de ♐ na 8a 🏠

Ótimo artigo! 👊😉

eu disse...

O Trânsito de Plutão conjunto a minha lua na 4 modificou totalmente minha vida, perdi quase tudo. Agora depois de alguns anos Saturno está conjunto a minha Lua e novamente perdi coisas, sendo que dessa vez encaro como uma lição sobre as bases levadas por Plutão. Minha vida mudou e eu terei que entender isso, fazer dos limões uma limonada, ou melhor, fazer dos escombros do terremoto que Plutão deu em minha base o alicerce de uma nova estrutura. Nem conto também que no momento Saturno faz quadratura com meu Marte e meu ascendente, além de conjunção com Urano. Nunca imaginei que Saturno seria tão impossibilitador, e olhe que nem é o retorno. Espero resistir, pois está difícil.

Teca Dias disse...

Oi eu (hehehe, dizem que quando falamos sozinhos a coisa complicou)
O Senhor do Hades vai colocar para fora o que ficou no porão por causa de nossas crenças de sobrevivência, e isso em geral significa ver dores e desesperanças guardadas a 7 chaves, e sendo na casa 4, significa ver dores e desesperanças de épocas em que nem consciência havia ainda. Como vc diz, agora da para "fazer dos escombros do terremoto que Plutão deu em minha base o alicerce de uma nova estrutura", mas isso significa jogar fora aquilo que vc não precisa mais, e fazer isso com sua vontade ajuda. Uma vez vi uma cena que me impressionou em uma reportagem sobre terremoto no Japão onde uma senhora de idade buscava pregos em meio aos escombros para reconstruir sua casa. Essa pode ser uma boa imagem para vc, eu, saber reconhecer em meio aos escombros o que e útil ou não nessa nova vida que vc está criando agora. Lembra que vai passar. Parece devagar porque precisa de sua consciência, e nos acostumamos a viver de maneira distraída. Meditação, terapia e artes ajudam. Não fique só, busque ajuda e confie. Fico aqui na torcida. Abração

Le Conde disse...

Teca, - com sua licença irei repartir esse comentário em dois porque eu falei muito, mas sendo sincero. Qualquer coisa pule partes se achar melhor.

é incrível, no meu mapa diurno tenho escorpião com sol (na 11), caprica no asc. (saturno nele, mas na 12) e lua em áries (com marte também lá na 4). Fiz 30 esse ano (20/11) e que maravilha meu retorno de saturno e essa nova etapa! Mas neste ciclo a lua natal está em quadratura com saturno em trânsito, fiquei chocada lendo sobre pela internet, até porque voltei mesmo a remexer em coisas da infância não compreendidas (mas faço isso porque gostaria de entender o que aconteceu aos meus 5 anos - o que não sei se devo de fato saber -, pois aos 15 passei por um estupro e um aborto e aos 25 tentei suicídio e voltei do enforcamento por milagre.
Adolescência complicadíssima, mas acordei já no estupro e sabia que continuando seria ilusória a reta, se revelando ser apenas descida.

Sou poeta, levei 18 anos para finalmente ter coragem de dizer, eu sou poeta - de verdade. Saturno finalmente me fez sentar e escrever as coisas mais belas que jamais pensei poderem sair por mim enquanto ponte, sendo que tanto lixo e reciclagem foi feita na escrita também, porque né, todos são "poetas" quando não escapam de fazer terapia consigo mesmos. Papel é algo que muita gente tenta. Raras de fato escrevem. Pela primeira vez creio que comecei a escrever algo, que não me pertence, não é meu, é do universo, é do mundo, porque eu não seria capaz de criar algo tão belo senão sendo ponte dessa centelha que brilha para além da capacidade de um corpo (que também tem sua centelha, mas tão mais ínfima! Lembramos os nomes dos grandes, mas Grande foi o que foi feito através deles, não eles mesmos - falho o ser humano, mas sempre certeira a Arte que expressa o que está presente em mais de um, em centenas, milhares, em décadas, milênios...).

Le Conde disse...

Teca Dias disse...

Oi Le. Que história, hem? Você já leu Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke? Acho que você iria gostar muito. Tem um poema dele que me vem à cabeça: “Quem, entre a legião de anjos, me ouviria se eu gritasse? E mesmo que um deles me tomasse inesperadamente em seu coração, me aniquilaria sua existência demasiado grave. Pois o que é o Belo senão o Terrível que impassível desdenha destruir-nos?” Em geral quando passamos por experiências difíceis como essas suas na adolescência, o retorno de Saturno costuma ser um alívio mesmo, pois dá esse foco para a força interna realizar e concretizar no mundo a Luz que nos manteve vivos. Parabéns! Saturno em contato com a Lua sempre traz desconforto, pois Saturno dá a real e obriga a gente a olhar para nossos vínculos afetivos com uma frieza que nem sempre a Lua tem disponibilidade para isso. Pelo que você conta, a sua está bem disponível para isso, né? Saturno deixa muito claro o que nutre e o que não nutre, e dá a coragem e disciplina necessária para eliminar o que não nos faz bem. Parabéns de novo! Nos últimos anos você teve trânsito de Urano também sobre sua Lua, ativando essa quadratura, o que dá uma ânsia de liberdade emocional forte, e geralmente um medo grande dessa liberdade também. Dentro do seu relato vi algumas coisas bem uranianas. Bom, e agora Plutão. Não consegui saber onde está seu Plutão Natal, mas acredito que em Escorpião (conjunto Sol?) ou em Sagitário, e em trânsito deve estar no seu ascendente ou muito próximo dele. Sim, Plutão está associado à violação da nossa inocência, e todo tipo de abuso pode vir com a consciência que ele nos impõe. A grande dificuldade de se trabalhar com Plutão é por ele movimentar-se através do Inconsciente Coletivo, e a nossa individualidade é simplesmente aniquilada. Todo anjo é terrível. Plutão em Capricórnio está fazendo isso de maneira bem didática, com essa onda de autoritarismo e violência que a gente pensava que era uma marola, quando começou em 2009 com a entrada de Plutão em Capricórnio, e hoje vemos que é um Tsunami. Vênus/ Plutão é complicado como tudo que envolve Plutão, Le, e talvez você tenha que revisitar todos os abusos que viveu de uma maneira cruel, mas não necessariamente isso precisa ser no plano concreto, como quando você era menos consciente. Aos 15 anos a gente tem aquele monte de hormônios que fazem um monte de coisas incompreensíveis no nosso corpo, na nossa mente e no nosso emocional, sem que tenhamos algo para nos amparar, pois nossa sociedade individualista perdeu o amparo comunitário para viver essas fases de transformação. Agora você tem como procurar terapia, floral, rodas de mulheres, etc, para te amparar nesse momento, e isso é muuuuuuito importante e é isso que pode trazer o lado positivo desse Kiron nesse momento. Estamos vivendo uma mudança de paradigma e por isso é importante que façamos trabalhos em grupo, e te garanto que os coletivos femininos são os que estão trazendo os melhores caminhos para essa transformação, já que os podres de Capricórnio que Plutão anda expondo são característicos da sociedade patriarcal. Então o que posso te apontar é você buscar grupos onde se sinta acolhida (Vênus de 11) e possa aprender sobre como se relacionar amorosamente - não só sexualmente - sem abusos, sem precisar gritar para ser ouvida, e confiando na antena que você desenvolveu para gente abusiva. Quando você sentir que estão querendo te invadir sem permissão, se afaste, grite, peça ajuda. #estamosjuntas. Espero ter podido te dar algumas luzes para esses processões que você anda vivendo. Abração e meu profundo desejo de que venham muitas alegrias no final do túnel

Teca Dias disse...

E com a lua e saturno nessas posições tensas estou tomando cuidado, eu nem sabia da quadratura, mas vinha me preparando para o retorno dele - que é mais popularmente divulgado: cortei carne, cigarro, álcool (qq droga na verdade), e também sexo. Celibato. Decidi pela primeira vez na vida me dar o privilégio de parar tudo, qualquer mínima obrigação externa, e me dedicar apenas à minha única missão na Terra - escrever. E pela primeira vez vejo meus pais de forma clara, como seres humanos que são (o que sempre procurei ver, ainda mais com uma mãe capricorniana e um pai taurino (emocionalmente distante) que só se aproximaram porque eu fiz terapia durante anos e literalmente gritei até eles chegarem perto - funcionou). Claro que agora não preciso de berros, ao contrário, creio que pela primeira vez há o silêncio.
Tenho receio de procurar saber o que aconteceu aos meus 5 anos (medo de estar procurando culpados e acabar me impregnando com o lado sombra dessa relação entre vênus e saturno), mas acho que foi quando pela primeira vez me dei conta de que gosto de mulheres e nunca soube lidar bem "por causa", adivinha, dos pais. Mas sigo adiante mesmo com sexualidade perturbada ainda mais por casos e casos de violência (outros mais que não foram citados).
O que vejo disso tudo? A Vênus com Plutão estavam sempre conjuntos - aos 5: um em trânsito e outro natal, aos 15: ambos em trânsito e 25 idem.

Como comentou de plutão em outros comentários, tomo a liberdade: saberia dizer se há mesmo relação de plutão e vênus com estupro, suicídio (ah! eu literalmente enlouqueci (cheguei a pedir para me internarem m.e.s.m.o) por causa de uma relação abusiva, e mt tendo ela como motivação para o suicídio, além de na época ser o retorno do meu único irmão mais novo para casa depois de dois anos em missão por uma igreja (sendo que sempre fui a ovelha negra por não ter religião) - ou seja, por emocional e relações deturpadas me pendurei sozinha em casa) etc. etc. etc..

Minha doce vênus está situada na 10 em libra, sempre apanho dela, aliás, falei tudo isso acho que para chegar ao ponto de: sempre me dei muito bem com a ideia de saturno e sempre amei aprender, mas quando entra assunto amoroso, afetivo, especialmente parceiras parceiros, eu fico MALUCA. E agora com a lua, bateu uma certa preocupação, fazendo profecção é ano de câncer, tan tan tan tan... sendo que ele carrega no colo o nada sorridente quíron. Ou seja, como faz para lidar com emocional desses tendo tanta racionalidade pra todo o resto (ao menos aparentemente)? Eu sempre lidero (até quando não quero), por ex. As pessoas me ouvem, e até me invejam (não sei pq, não tenho nada na vida, ainda sou sustentada pelos meus pais que me dão justo o privilégio de apenas estudar(!) e escrever, mas talvez seja justamente por me permitir e ter isso né).
Eu sou bem eremita, prefiro ficar no meu monte, estudando, quieta, apesar de ter um lado extremamente extrovertida. enfim... Não quero abusar e fazer disso algo tão abrangente, mas basicamente mesmo só querendo saber, e dando detalhes para isso, 'como lidar com dois lados tão opostos?', se 'vênus e plutão juntos realmente é sinal de coisa ruim pra cacete?' e se 'eu realmente vou sofrer durante esse ano por conta dessa quadratura saturno/lua natal?'...

Agradeço imenso se qualquer vislumbre de caminho puder ser dito, alguma referência de estudo etc.. conhecimento pessoal sobre esses trânsitos (ou mesmo se sabe quais trânsitos envolve tanta carga sexual forte, se há e vc conheça "padrões" em mapas), ou qualquer palavra que possa e queira oferecer ao que ando buscando.

Agradeço, mais uma vez!
Abraço forte.
Le.

Pureza escorpiana disse...

Boa tarde caros amigos,gostaria de fazer uma pergunta Teca Dias,me desculpe se a pergunta sair errada ou equivocada pois não tenho muito conhecimento em astrologia não ,pode se dizer que sou bem leiga pois bem estou passando por uma Quadratura saturno /plutao no meu mapa ja passei por uma Quadratura plutao /plutao e isso me arrasou destruiut tudo saturno também irá fazer isso com minha vida novamente desde ja agradeço.Paz e bem .

Teca Dias disse...

Oi Pureza Escorpiniana. Bom, pra uma escorpiniana Plutão sempre tem efeitos fortes, né? Saturno está à caminho de uma conjunção com Plutão no céu, então acredito que a quadratura Plutão/Plutão ainda não deve ter terminado, mas está contando com a força saturnina também. Desde 2012 estávamos tendo que lidar com a quadratura Plutão/Urano, que deve ter mexido com seu Plutão Natal também, então é importante ver o que vem acontecendo e quais os sinais que você vem recebendo desde então. Saturno entra nessa dança para estruturar o novo caminho que precisa ser traçado. Saturno não deixa as coisas mais fáceis, mas ele permite que você veja o que é preciso fazer dentro dos limites que se tem. Plutão em Capricórnio vêm mostrando as entranhas fétidas das estruturas que vivemos, e Saturno vai mostrar qual a sua responsabilidade nesse processo e vai cobrar a sua ação para conquistar o que você quer. Plutão mostra o que agia escondido, e Saturno vai te perguntar o que você quer fazer com isso. Acredito que chegou a hora de reconstruir o que foi devastado, mas agora com muito mais consciência. Boa sorte! Paz e Bem pra você também