terça-feira, 26 de agosto de 2008

Virgem, O Purificador Do Zodíaco


“Eu sei que se tocasse
Com a mão aquele canto do quadro
Onde um amarelo arde
Me queimaria nele
Ou teria manchado para sempre de delírio
A ponta dos dedos.”

Ferreira Gullar - Poeta virginiano

Virgem e Escorpião são os signos que receberam mais rótulos errôneos em suas definições. Uma delas é de que virginianos são perfeccionistas, mas perfeição é uma idéia, portanto uma motivação de Ar. Esse é o signo de Terra Mutável, regido por Mercúrio e exílio de Netuno, onde Urano se exalta e a Lua está em queda. Essa regência mercuriana e exaltação uraniana mostram que esse é um signo que se dá bem com idéias e ideais, mas a queda lunar e o exílio netuniano mostram também que ele está bem longe de se sentir confortável com coisas muito emocionais ou nebulosas. Você conhece a piada do virginiano e do pisciano que encontram um bêbado sofrendo na sarjeta? Os dois sentem a mesma compaixão, mas o pisciano vai sentar com o bêbado e chorar junto, enquanto o virginiano vai encher o pobre coitado de livros de auto ajuda. Virgem aceita a realidade mundana como ela é como seus irmãos terráqueos, Touro e Capricórnio, o que nenhum perfeccionista jamais aceitou. Detalhista seria uma melhor palavra para definir esse signo. Ouço muitas pessoas - inclusive virginianos - reclamando desse gosto por detalhes, que teoricamente faz as pessoas desse signo perderem a noção do todo. Isso também não é uma verdade a priori, apesar de ser um risco real para muitos. Virgem adora detalhes, e isso significa que ele verá a beleza e a delicadeza do pequeno brinco que você está usando ou a elegância do seu discreto prendedor de gravatas, mas também que você saiu de casa sem passar a camisa direito ou que você comeu algo com molho, pela pequena mancha em sua roupa. Mas ele não irá julgá-lo nem pelo brinco nem pela mancha na roupa. Parece que Virgem olha para o mundo como se ele fosse um grande quebra-cabeças, e para encontrar os encaixes é necessário estar atento aos detalhes. Esse é a razão também da incrível memória desse signo. Outra coisa que os manuais astrológicos gostam de dizer é que Virgem tem mania de limpeza, quando temos muitos virginianos capazes de deixar a louça de uma semana sobre a pia e os móveis cheios de pó, enquanto estão tentando resolver alguma questão interna. É verdade que uma casa organizada, uma conta bancária equilibrada e uma cozinha limpa podem fazer um virginiano rir à toa, mas essa não é sua motivação básica. A energia fundamental de Virgem está em sua busca por discriminação. Assim como Sagitário, que tem sua energia impulsionando-o para o conhecimento do Homem, acaba se tornando um viajante ou um professor, por exemplo, o virginiano, em busca da discriminação das coisas, acaba se tornando um organizador.
Ninguém discrimina mais do que Virgem, e isso quer dizer que um simples “sim” ou um simples “não” não serão suficientes, pois esse universo preto ou branco é simples demais, e para esse signo raramente as coisas são simples. Alguns astrólogos colocam Virgem como o guardião e purificador do zodíaco, pois ele busca a síntese e a ordem que criam a consciência. Isso pode ser observado no discernimento com que ele faz suas escolhas, seja de amigos, amores, comida, idéias ou sonhos. Síntese é outra palavra chave para entender Virgem, pois ele está sempre tentando juntar coisas que parecem diferentes, compatibilizando fatos, idéias e aspectos da vida que a maioria poderia considerar excludentes. Tanto a compulsão quanto a doação virginianas residem nessa necessidade de síntese. Tudo tem que se ajustar, combinar, e isso implica em descobrir onde as coisas se encaixam, o que Virgem tenta dando nomes, aprendendo, catalogando, classificando. Mercúrio dá a Virgem, como a Gêmeos, um grande interesse pelo conhecimento e pela comunicação, mas enquanto Gêmeos gosta de saber de tudo um pouco só pelo prazer de saber, para Virgem o conhecimento tem que ser útil, e isso pode torná-lo arrogante e até intratável. A cada nova experiência ele vai se perguntar como sintetizá-la, para poder manejá-la, e depois como utilizá-la. Se não consegue alcançar a síntese ou ele dirá que ela não existe ou sairá correndo atrás de nomes e definições que a classifiquem. Se ele não consegue utilizá-la, a descartará como algo que não é prático. Isso pode ser bem triste, quando o virginiano resolve deixar de lado pessoas, idéias, carreiras ou outras coisas relacionadas à beleza e até ao amor por achar que não são aplicáveis àquilo que considera a realidade. Aí sim Virgem se transforma naquele tipo para quem a vida é só trabalho e tarefas maçantes, passando o dia a limpar cinzeiros, vendo o mundo com olhos cínicos e doentios. Quando encontrar um virginiano assim, você pode chorar.
Observando pessoas com forte presença em Virgem vemos que algumas delas podem até se mostrar obsessivas em sua necessidade de ordem e limpeza externas, mas todas têm uma tendência muito mais forte a ser obsessivos em sua ordem e limpeza emocionais. Isso pode transformá-los em grandes controladores de si mesmos, que nunca deixam transparecer sua fraqueza ou carência, e os torna muito sensíveis a críticas. O mesmo impulso que se externaliza com um ataque histérico se a camisa azul está no lugar das vermelhas, faz com que essa criatura analise tudo freneticamente para que não transpareça nenhum ferimento psíquico ou emoção “fora do lugar”. Esse impulso pode ser chamado de medo do caos. Virgem tem uma consciência profunda de todo o caos, desordem, sensibilidade emocional, romantismo e imaginação que sua alma abriga, mas acha que tem de lutar contra isso para poder tolerar a incerteza e a vacuidade das pessoas e do mundo que o rodeia. Por isso Virgem pode ser muito duro e rude - não há signo mais disposto a falar “não” - pois essa é a forma que tem para se proteger do mundo, assim como sua insistente compulsão em se ligar à realidade prática ajuda-o a fugir do que é místico em sua alma. Ele sabe que sem fronteiras bem delimitadas começa a autodesintegração, mas se não reconhecer que o que é útil nem sempre é vital e significativo, e que brincar, jogar e até se enganar faz parte da vida, ele nunca vai conseguir nem se equilibrar nem entender realmente a vida. A Alma virginiana busca autonomia para poder servir ao mundo como um veículo íntegro, mas tem que amadurecer para perceber que isso não tem nada a ver com a solidão que suas neuroses e medos o prendem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, maravilhoso, lucido e bem argumentado. sou leonina c a casa 10 repleto de virgens e minha venus, virginiana ,eh claro, enamorou se por uma estranha cratura da especie. o vi nesse texto assim como a mim mesma... mas mesmo assim eh dificil de tentar lidar c alguem tao distante. eh falta de interesse ou pura defensiva? rs obg, amo seu blog!

Teca Dias disse...

Oi leonina anônima (apesar dessa nominação parecer uma contradição)
A melhor dica para se lidar com virginianos é entender que eles não gostam de sentir, e preferem mil vezes pensar. Não dá pra saber se há interesse ou defesa porque provavelmente a tal criatura também não quer saber. Eles agem conforme as teorias que criam, e muitas vezes percebo que não estão muito interessados em saber se ela é real ou alguma criação errônea da própria neurose. Vc teria que dar uma estudada no mapa todo, pra saber o que há de água se quiser saber dos tais "sentimentos". Mas em geral, a menos que o Mercúrio esteja muito atacado, virginianos conseguem falar com certa honestidade sobre o que sentem e o que acham que devem sentir, então uma conversa franca a respeito pode ajudar. Mas se mesmo assim a criatura continuar criando distancias, talvez seja ainda um virgem de primeira fase, que morre de medo de relacionamento e sentimento e precisa de solidão para acreditar na importância de amadurecer também o coração, não apenas a mente... Boa sorte!!
Abraços