domingo, 11 de maio de 2008

Astrologia de Boteco Esotérico - Monte seu Dragão e Aceite a Aventura

Van Toen, em Nodos Lunares na Astrologia (Ed. Pensamento - SP - 1986), fala dos dissabores e do azar de se encontrar um praticante da arte do “Sim, mas” como o típico modus operandi do diálogo entre os signos nodais, capaz de lançar uma sombra inevitável até mesmo na perspectiva mais otimista. A cena típica é daquele personagem que se aproxima de você com determinado problema, como se buscasse o seu conselho, travando diálogo que reproduzimos a seguir (pg. 19):
“Sim, mas: Estou com sério problema para emagrecer. Diga-me, o que você faz para ficar tão elegante?
Você: Escolho as comidas e faço exercícios.
Sim, mas: Exercícios? Que exercícios?
Você: Principalmente andar.
Sim, mas: É mesmo? Adoro andar. Ando o tempo todo, mas parece que não adianta para mim.
Você: É uma pena.
Sim, mas: Gostaria tanto que houvesse algo que eu pudesse fazer.
Você: Bem, há um curso bom de ioga em S...
Sim, mas: Esqueça isso - não consigo me afinar com essas coisas pseudo espirituais.
Você: Bem, existe uma porção de outras coisas - andar de bicicleta, dançar, nadar.
Sim, mas: Infelizmente não posso comprar agora uma bicicleta e estou tão gorda que me sinto mal numa discoteca. Quanto a nadar - jamais consegui aprender. Acabei pegando um tremendo medo de água, você entende?
Você: Talvez você pudesse tentar um regime. O dos Vigilantes do Peso parece bom.
Sim, mas: É que eles se reúnem às segundas-feiras e eu teria que abandonar meu clube de bridge; não posso abandoná-los agora - ficariam sem parceiro.
Você: Talvez você pudesse procurar um médico que lhe prescrevesse um regime.
Sim, mas: Quem sabe... Mas não creio que um regime fosse a solução. Sou obrigada a comer fora com freqüência, e não se pode estar recusando as coisas que as pessoas têm tanto trabalho de cozinhar para nós.
Você: Por que não? Os amigos verdadeiros compreenderiam. Aposto que até fariam tudo para ajudar.
Sim, mas: Sim, mas... Nossa! Veja as horas. Se não me apressar, não consigo jantar antes da sessão do cinema... Será que você pode chamar um taxi para mim?”

Todos nós já experimentamos esse tipo de diálogo e ficamos com um sentimento que gira entre desapontamento, impotência, frustração e raiva, pois nossa amiga “Sim, mas” conseguiu gastar nosso tempo e nos fazer de idiotas, já que, ao rejeitar todas as nossas sugestões, ela sugere subtilmente que as opiniões que você emitiu não valiam realmente muito a pena. Além disso, ao tentar ajudá-la, você dá oportunidade à “Sim, mas” de provar que ela estava de fato interessada num auto progresso, embora presa por um conjunto de circunstâncias que a mantêm emaranhada. E nós ainda nos espantamos aos nos sentir idiotas em vez de apenas não nos deixar enganar novamente. Internamente também mantemos muitos diálogos “Sim, mas” conosco mesmos, e um olhar sobre os nodos pode freqüentemente nos conscientizar disso. O NN oferece muitas vezes algum conselho ou lhe diz algo que você precisa fazer para ser mais feliz, ter mais saúde ou ficar mais animado. O conselho ou afirmação é válido mas ameaçador - porque prenuncia muito trabalho e resultados duvidosos ou então porque lhe recorda, conscientemente ou não, fraquezas ou traumas passados. Vejamos, então algumas possibilidades de expressão dos nodos por signo, sem nos esquecer que essas expressões se darão principalmente nos assuntos das casas em que se encontram.

Áries-Libra
Nódulo Norte (NN) em Áries e Nódulo Sul (NS) em Libra
Com o NN em Áries a pessoa sonha em ser reconhecida e ter destaque, deseja ser um iniciador nato, suficientemente hábil para liderar e bastante agressivo para conseguir o que deseja. Em contraste, tal pessoa é geralmente bem quista, mas propensa a ver-se passiva ou demasiado tímida. Geralmente há interesse e talentos para a arte, moda, publicidade ou algum outro assunto libriano; mas visto que raramente põe à prova esses talentos, buscando algo que seja inovador, sente-se ignorada quando não recebe elogios e se ressente por isso. Pode ser tão simpático a ponto de virar capacho, se enredando tanto no empenho pelo sucesso do outro que deixa de realizar suas próprias ambições. O NN em Áries aconselha: “Você precisa aprender a agir por conta própria”; e o NS em Libra replica: “Sim, mas é mais fácil deixar os outros agirem por nós, pois sempre que tento agir por mim mesmo, ou outra pessoa leva vantagem, ou acabo trazendo algum maluco para junto de mim”. Com o NS em Libra as decisões pessoais se tornam difíceis por existir uma tendência de desenvolver um excesso de lógica que leva à irracionalidade, abafando os sentimentos e as funções de agir mais arianas. É comum que essa dependência do intelectualismo passivo seja resultado de alguma experiência traumática em que as expressões do sentimento mais espontâneo tenha resultado numa humilhação do indivíduo, fazendo com que ele se sinta ridículo e rejeitado por razões que nunca ficam muito claras. Assim, as estratégias mentais substituem as intuições, que parecem não merecer confiança, e a pessoa passa a se esforçar bastante para que todas as suas associações sejam inteiramente lógicas, levando-a a casamentos sem amor, prestígio sem satisfação, existência sem vida. Quando surge a depressão e a lógica deixa de fazer sentido, a busca pelo verdadeiro sentimento e por uma expressão mais espontânea de si mesmo acaba se tornando o caminho necessário, sendo possível, então chegar ao desenvolvimento dos potenciais arianos. O equilíbrio do NN ariano e NS libriano é alcançado quando se percebe que a harmonia só é possível se podemos ser independentes e pioneiros enquanto temos controle e moderação no dar e receber. Aqui é preciso restabelecer a identidade perdida para que se possa crescer.
NN em Libra e NS em Áries
O NN em Libra trás sonhos de felicidade harmônica com os outros, desejos de ser conhecido como alguém absolutamente social e agradável, e as relações afetivas desempenham um papel importantíssimo nos sonhos pessoais. O NS ariano, em contrapartida, é entusiasta e emocionalmente motivado, fazendo com que a liderança natural se torne egoísta e interfira na interação social e na harmonia geral. O NN libriano diz: “você precisa cooperar e ser melhor para com os outros”, e o NS ariano se desculpa: “Sim, mas eles nunca querem se afinar com meus planos”. Os problemas dessa combinação nodal é uma preocupação exagerada em afirmar-se, criando um sentimento de desconforto nos encontros sociais, ou em parcerias de igual para igual, por mais que se deseje isso. É bem comum pessoas com o NS em Áries reclamando de terem sido forçadas a algo que lhes estragou a vida irremediavelmente, justificando assim a relutância em cooperar em outras áreas. É preciso desenvolver a capacidade libriana do NN de se comprometer numa situação de longo prazo, controlando a necessidade de resultados rápidos. Normalmente a pessoa de NS em Áries quer os direitos exclusivos sobre aquilo que está interessada, e julga que o bem-estar futuro depende dos êxitos imediatos, fazendo-a se fechar sobre si mesma toda vez que seu imediatismo é frustrado. É preciso perceber que a capacidade de cooperar, representado pelo NN libriano, é capaz de liberar e desenvolver muitas das coisas necessárias para se satisfazer verdadeiramente os objetivos sonhados. É importante perceber que por trás dessa postura bélica e individualista, o que há é muito medo e insegurança. Pode-se passar muito tempo lutando com fantasmas até perceber que não se consegue nada do que se quer com imposição, intimidação e ignorando os outros. Na verdade essa postura só consegue afastar aqueles com quem se poderia compartilhar a vida até o ponto de se ver absolutamente sozinho. O equilíbrio desses nódulos geralmente ocorre quando se está muito cansado de brigar com a vida e se decido começar a conhecer realmente aos outros, em vez de ficar tentando decifrar os que se aproximam para saber a melhor estratégia para atacá-los. O talento natural do NN ariano para dar o impulso inicial às coisas precisa ser usado aqui para ajudar os outros na conquista de seus projetos. A vida fica muito mais alegre quando juntamos forças e caminhamos juntos.

Touro-Escorpião
NN em Touro e NS em Escorpião

O NN em Touro almeja as coisas boas da vida e tem um grande desejo de ser visto como firme e paciente, e a quem nada falta. O NS escorpiniano, porém, está sempre esperando transformações e profundidades, geralmente como resultante de mudanças drásticas de valores ou circunstâncias sofridas muito cedo na vida, que obrigou a pessoa a experimentar desconforto intenso de alguma natureza. Com isso, periodicamente a rotina agita-se e altera-se em conseqüência de transtornos e perturbações que aparentemente fogem ao seu controle, o que acaba cobrindo os sonhos com uma nuvem negra de pessimismo e possessividade. Geralmente há uma falta de segurança material que é compensada tentando possuir as pessoas ou então desenvolvendo fortes traços solitários que servem apenas para precipitar mais problemas. O NN taurino diz: “você precisa desenvolver seus próprios recursos e aprender a dar e receber”, e o NS em Escorpião replica: “Sim, mas já fui tão espoliado tantas vezes e tive que perder tantas coisas importantes, que não dá para juntar nada, nem posso confiar em ninguém”. É comum pessoas de NS em Escorpião educadas em ambientes onde as afeições tem que ser contrabalançada pela preocupação com bens materiais, por isso elas ficam sem saber direito o que querem por terem muitos preconceitos a respeito de bens materiais. O NN taurino precisa se desenvolver para que se aprenda a importância do dinheiro e dos bens e prazeres materiais, pois as dificuldades para o desenvolvimento dos recursos pessoais do indivíduo estão em conexão direta com as dificuldades da pessoa se relacionar com os outros e com o mundo material como um todo. É comum que, com essa combinação nodal, a pessoa se concentre apenas em um tipo de troca em detrimento das demais, recuse a provar seu próprio valor e tenha uma enorme teimosia em querer sempre começar por cima. Quando as ilusões de satisfação com a essência dadas pelo NS têm que se desfazer, se é obrigado a aprender a dar e receber - afeição, elogio, dinheiro, ou seja lá o que for - desenvolvendo um sentimento de valor pessoal que se baseie em suas próprias necessidades, esquecendo os aprisionamentos morais e fazendo o que precisa ser feito. Essa combinação nodal faz com que se saiba lidar muito bem com crises, mas se sinta incapaz de lidar com situações estáveis e confortáveis. Apesar de facilmente entrar na intimidade com os outros, não há paciência para esperar o amadurecimento lento de uma relação estável, e por isso acabam “pulando na cama” de quem aparece pelo caminho e depois se sentem vazios e sozinhos. Para equilibrar esses nódulos é preciso aprender a construir sua própria vida material, estabelecendo seus valores e limites pessoais, cultivando relacionamentos estáveis e conectando-se mais ao mundo físico dos cinco sentidos
NN em Escorpião e NS em Touro
Os sonhos escorpinianos de NN são de ter força para ser testado pela vida, de provar os altos e baixos da existência, de entrar em contato com as emoções mais profundas aprendendo a equilibrá-las, pois a pessoa quer um progresso estrepitoso na vida e nas experiências da vida para ser reconhecido como alguém de real coragem. O NS em Touro, porém, faz a pessoa ter um bom-senso extremo, que reprime qualquer emoção mais profunda, fazendo-a apegada ao conforto da casa e das rotinas, de modo que sua vida se mantêm uniforme, sem altos e baixos significativos, e os desejos pessoais são esmagados pelo conservadorismo. O NN em Escorpião aconselha: “Você precisa refletir sobre as coisas que estão além das provas concretas para aprender a trocar algo mais profundo e significativo com as pessoas e o mundo”, e o NS taurino retruca: “Sim, mas não posso abrir mão das posses e confortos que conquistei por conta própria”. Muitas vezes a razão disso é uma satisfação material na infância, que não ensinou a troca e a divisão dos pertences, acompanhada de grande solidão em um castelo confortável. Assim se aprende a ajudar apenas se ganhar algo com isso, pois foi dada uma ênfase excessiva ao dinheiro, aos bens materiais ou a ser importante. A pessoa com NS em Touro procura fazer a força de vontade substituir a sensibilidade e o discernimento, pois ela pensa que assim pode sair-se bem de qualquer situação, recorrendo muitas vezes a formulas simplistas de sucesso do tipo que apela para o pensamento positivo em troca de ganhos ilimitados. É comum que se tenha muita dificuldade em aceitar o que venha gratuitamente de outras pessoas, pois só aquilo que conquistam tem valor. Ao mesmo tempo, são capazes de tomar à força algo que não lhes pertence por se sentirem conquistando e vencendo. O desenvolvimento do potencial de discernimento e profundidade do NN em Escorpião pode capacitar a pessoa a se envolver de modo mais profundo com os outros e com o mundo, de modo a aprender de onde vem os seus problemas, o que poderá aumentar drasticamente seu potencial de êxito. Quando as emoções e os pontos de vista estagnados passam a fluir amorosamente, a vida certamente pode se tornar mais rica e feliz em todos os sentidos.

Gêmeos-Sagitário
NN em Gêmeos e NS em Sagitário
A vida diversificada, versatilidade intelectual e ser conhecido como alguém leve que sabe conversar, são as tônicas dos sonhos de NN em Gêmeos. Mas a pessoa acaba voltando-se para os assuntos do nodo em Sagitário - viagem, educação, religião - de modo passivo e perde a possibilidade de extrair experiências e enriquecer a vida através daquilo que o interessa, só conseguindo se relacionar com os outros se puder assumir o papel de mestre. Muitas vezes a pessoa estraga suas relações por causa de algum tipo de extremismo, e, ao assumir essa postura, perde a possibilidade de aprender e se entusiasmar através da troca com os outros. O NN geminiano aponta: “Você precisa partilhar sua consciência com os outros”, e o NS sagitariano reclama: “Sim, mas se gastar meu tempo com isso não consigo me concentrar para aprender nada”. O NS em Sagitário pode tornar a pessoa obcecada por aprender exatamente por causa de suas dificuldades para se expressar e estabelecer relações com as pessoas, levando a uma supervalorização de livros, cursos e outras atividades que propiciem comunicação indireta. Isso pode ter origens num sentimento arraigado de estupidez e inferioridade causado por alguma diferença religiosa, étnica ou cultural que interferiu no estabelecimento de relações na infância, fazendo com que a pessoa se apegasse aos conhecimentos mais gerais e neutros, se afastando, assim, do julgamento imperfeito das pessoas. Ela tem que aprender a orientar sua inteligência para partilhá-la com os demais em vez de se escravizar por ela se quiser deixar de sentir a solidão que acaba sempre perturbando-o e afastando-o do mundo dos homens. Muitas vezes a pessoa se mostra hábil em jogar com os fatos e impressionar os outros através de falas técnicas, citações de livros, conceituações de palavras, discorrendo facilmente sobre fatos e teorias, mas se perdendo quando chega a hora de fazer uma colocação pessoal, ou partilhar aquilo que sente a respeito do assunto. O desenvolvimento do potencial de NN em Gêmeos traz um aprofundamento humano da inteligência, de modo que as idéias possam ser utilizadas para o aperfeiçoamento prático dos relacionamentos e das condições de vida cotidiana das pessoas, além de fazer da existência pessoal algo mais divertido.
NN em Sagitário e NS em Gêmeos
A pessoa com NN em Sagitário muitas vezes sonha com grandes viagens e acha que a educação superior é a porta para o sucesso, tendo como ideal ser alguém natural, sincera, intelectual e refinada. O NS geminiano trás em si, porém, emoções e interesses tão diversificados, que a pessoa acaba sendo tomada por alguém que concorda com tudo ou então por alguém falso. Esse comportamento trás dificuldades para concentrar-se em uma coisa de cada vez e uma tendência a despender energias preciosas em direções que raramente produzem resultados. Com isso a pessoa vive em uma inquietação constante, preocupada demais com detalhes cotidianos que roubam todo seu tempo. O NN em Sagitário recomenda: “Você precisa seguir seus próprios interesses - em psicologia, em turismo, em teosofia, etc.”, e o geminiano NS responde: “Sim, mas minhas obrigações diárias não me deixam tempo, e, além disso, não levo jeito, para estudar mesmo”. Muitas vezes o NS geminiano teve restrições ambientais que impediram o aprendizado ou incentivaram demais a superficialidade, de modo que não houve incentivo ao gosto pela leitura ou ao ensino superior, criando uma descrença em relação a qualquer tipo de comunicação indireta e uma recusa em aproveitar qualquer oportunidade para crescer nesse sentido. A pessoa, então, acaba desenvolvendo uma intelectualidade de revista Veja, e confia em qualquer rumor, fofoca ou boato para fundamentar sua opinião e seu pensamento, não conseguindo construir uma objetividade e parecendo estar satisfeita com seu conhecimento incompleto. Muitas vezes a pessoa acaba casando cedo ou encontrando alguma coisa que impeça a continuação dos estudo, indo sempre passar as férias na casa da mãe ou da sogra, sem nunca sair muito dos ambientes em que se acostumou a agir. Quando, porém, a pessoa se vê obrigada a enfrentar um ambiente ou rotina nova, fica impossível não perceber que falta algo, e esse pode ser o momento de se voltar para o NN em Sagitário e buscar uma ampliação do conhecimento e da compreensão do mundo, o que acaba revelando novos horizontes que, se a pessoa acreditar que pode, ampliará não só seu intelecto, mas sua própria vida, criando interesse por cursos e assuntos que podem desamarrar a pessoa das rotinas sufocantes e ensiná-la a gastar seu tempo sem culpa.

Câncer-Capricórnio
NN em Câncer e NS em Capricórnio

Os sonhos cancerianos de NN falam de uma família feliz e afetiva, onde os laços sentimentais podem superar qualquer problema, mas o NS capricorniano sente as emoções e afetividades originais como um estorvo à felicidade e à busca profissional, mantendo essas coisas sob controle e sonhando com alguém que possa apreciar sua emotividade de forma incondicional ao mesmo tempo que a proteja contra o mundo cruel através de segurança emocional. Como a pessoa reprime desde muito cedo as emoções, elas acabam causando confusão sobre o que realmente está sentindo, e a pessoa cria uma tendência a fugir delas através de traços pessimistas e cínicos que desenvolve, visando camuflar sua vulnerabilidade. O NN em Câncer avisa: “É preciso que você desenvolva suas habilidades domésticas, descubra suas reais necessidades afetivas e aprenda a cuidar de suas emoções”, e o NS em Capricórnio argumenta: “Sim, mas não posso roubar tempo de minha carreira já que só posso contar comigo mesmo para conseguir o respeito das pessoas”. O NS em Capricórnio tende a buscar o elogio público sem se perguntar sobre suas necessidades interiores, pois desenvolve uma lógica a custa dessas necessidades, muitas vezes por ter faltado na infância a segurança emocional dada pelos laços familiares, criando aquele tipo de filosofia de desconfiança que manda a pessoa ficar brigando para ter reconhecimento a qualquer preço, o que a faz desenvolver um caráter dominante que dificulta as aproximação afetivas. Seja qual for a história por traz de um domínio de NS capricorniano, a pessoa se torna condicionada a encarar o jogo da vida e dos relacionamentos emocionais de forma materialista, e por isso sente sempre que algo está faltando, até que comece a se empenhar realmente para desenvolver os potenciais cancerianos de NN. Ás vezes é um colapso nervoso, às vezes é uma úlcera ou até mesmo uma explosão de raiva contra os pais, acusando-os sobre as próprias tendências e sofrimentos, que abre a porta para se começar a olhar as próprias necessidades emocionais como a chave para o aumento da auto-estima. É preciso aprender a adaptar as vontades e necessidades de modo a parar de se viver apenas a partir da ênfase na “coisa certa a se fazer”, e se passe a buscar uma vida mais rica - e menos dependente emocionalmente.
NN em Capricórnio e NS em Câncer
Os sonhos com cores capricornianas costumam ser bem tradicionais, como a de ter uma carreira brilhante e de ser conhecido como alguém objetivo, prudente e capaz de exercer uma autoridade magnânima, que sabe sempre para onde está indo e que chegará lá. Mas o NS canceriano faz com que a pessoa desenvolva demais a emocionabilidade, deixando-a quase melindrosa. Ávida por conforto e avessa à mudanças que necessitem de ajustes emocionais, a pessoa faz com que a segurança emocional sobreponha-se à realização dos próprios sonhos, a ponto de qualquer mudança, mesmo aquela que se sabe ser para melhor, deixá-la tremendamente assustada. O NN em Capricórnio mostra: “Você precisa orientar-se para a sua carreira (ou posição, ou aumento de salário)”, e o NS em Câncer fala: “Sim, mas o que fariam sem mim meus filhos (ou marido/esposa, ou pais, ou chefe, etc.)?” A pessoa assume responsabilidades para com os outros -reais ou imaginárias - que a impedem de realizar tudo aquilo que ela poderia ser, muitas vezes por medo de se expor em público, outras por falta de planejamento, mas principalmente por um sentimento de que se é, de alguma maneira, indigno de alcançar os próprios sonhos, o que pode fazer com que ela acabe se recusando a deixar os outros tocarem a própria vida por medo de perdê-las. Assim, acaba-se desenvolvendo comportamentos compulsivos para justificar as próprias falhas e dificuldades, o que é uma forma de ser desonesto consigo mesmo e impedir o desenvolvimento de um potencial significativo firmado na auto estima capricorniana do NN. Um indivíduo com NS em Câncer se atola facilmente nas dependências que cria com as pessoas que dependem dele, até que o descontentamento pessoal force o desenvolvimento do potencial capricorniano, seja por um divorcio, pela morte de alguém que cuidava, ou pelo fechamento da firma em que trabalhava, pois então a pessoa é obrigada a examinar honestamente suas necessidade e responsabilidades, sendo possível começar os passos necessários para equilibrá-los. O NN em Capricórnio orienta a pessoa para a carreira, posição ou reconhecimento que a pessoa deseja, mas para isso se tem que usar a sensibilidade canceriana para crescer, e não para a autopiedade ou para justificar a falta de autocontrole emocional e a falta de confiança.

Leão-Aquário
NN em Leão e NS em Aquário

O NN leonino cria sonhos de se ser alguém brilhante e cheia de vida, que é reconhecida por sua criatividade, sucesso e amor pela vida que impressiona a todos. Mas o NS aquariano deixa a pessoa meio desligada de si por achar que o sucesso pessoal tem algo de inoportuno ou injusto com relação aos outros. Quando a preocupação com o bem do grupo se torna algo antagônico ao bem pessoal, as relações têm que ficar na superficialidade, pois qualquer movimento no sentido de se aprofundar acaba esbarrando nos desejos únicos e pessoais. O NN em Leão recomenda: “Você precisa aprender a amar de verdade e em profundidade para criar algo pessoal”, e o NS em Aquário argumenta: “Mas eu gosto absolutamente de todas as pessoas, só não quero mais ver meu ex melhor amigo porque ele é muito egoísta”. A pessoa vive buscando relações utópicas e abstratas, e assim acaba frustrando suas reais necessidades de afeto e companhia humana, além de não atender às suas necessidades pessoais de criar por falta de autoconfiança no seu valor. Ela acaba se perdendo num turbilhão de amizades e de buscas por relacionamentos que se justificam por algum vasto ideal humanista que só trazem - de novo e de novo - uma fuga do acordo necessário com a própria individualidade. Podemos especular sobre uma educação onde a criatividade e a individualidade tinham valor negativo, e a expressão pessoal era criticada como egoísta. Com isso a pessoa acaba criando uma “preguiça” para desenvolver a própria criatividade, preferindo idealizar aquilo que o outro pode fazer, em detrimento das próprias realizações. Existe uma afetação arraigada no NS aquariano, que faz com que a pessoa se comporte como se fosse a dona da verdade, tolhendo, assim, a formação de qualquer relacionamento mais profundo, além de demonstrar um complexo inconsciente de superioridade. Desse modo a pessoa fica sem poder contar de verdade com ninguém na hora que se sente sozinho, precisando entrar em contato com suas necessidades de dignidade mostradas pelo NN em Leão para se orientar adequadamente na vida. É preciso descobrir e usar a fertilidade da imaginação, inclusive percebendo que uma fria verdade absoluta no momento impróprio pode causar terríveis estragos desnecessários. Só assim será possível dedicar-se às causas e atividades humanitárias, que tanto atraem a pessoa, de modo apaixonado e apaixonante.
NN em Aquário e NS em Leão
Os sonhos aquarianos de NN costumam gira em torno da liberdade, da superação de si e de agir sem a interferência de ninguém, fazendo com que a pessoa sonhe em ser reconhecido como alguém imparcial, justo e amante da verdade humanitária de igualdade e fraternidade. O NS leonino, porém se deixa impressionar por pessoas famosas e admiradas publicamente, e acha difícil ficar sozinho ou mesmo deixar de seduzir qualquer pessoa que apareça na sua frente. O NN em Aquário avisa: “Seus amantes deveriam também ser seus amigos”, ao que o NS responde: “Sim, mas isso não tem nada de romântico”. Existe uma carência de imparcialidade na pessoa, e um sentimento excessivo de necessidade de aconchego, criando um mau uso do potencial de força e uma tendência a fechar os olhos às realidades desagradáveis da vida e de si mesmo. A preocupação consigo mesmo deixa a pessoa cega a respeito das necessidades alheias, fazendo-a recorrer á sedução simplesmente por não conseguir entrar em contato com nada nem ninguém sem se envolver. Esse exagero leonino, que faz com que a pessoa sempre precise ser o centro das atenções, cria muitos conhecidos e poucos amigos, o que acaba se tornando muito desgastante, pois todos os envolvimentos acabam se mostrando vazios a longo prazo. Quando a pessoa estiver suficientemente cansada, talvez ela pare de ficar se preocupando tanto com a impressão que causa e comece a desenvolver o desapego, a racionalidade e a independência do NN em Aquário, podendo, então, orientar sua imaginação e entusiasmo para o benefício dos grupos com os quais se relaciona, dando maior valor às suas convicções e aprendendo a se doar sem exigir nada em troca. Assim é possível utilizar os dons e o carisma dados pelo NS leonino a favor de um maior desenvolvimento de si e para o benefícios de todos, como indica o potencial do NN aquariano.

Virgem-Peixes
NN em Virgem e NS em Peixes

Os sonhos virginianos de NN geralmente são o de ser aquela pessoa por trás do poder sem a qual tudo desabaria, ou então desejos de ser organizado e confiável e independente ao ponto de não se deixar enganar por ninguém. O NS em Peixes, porém, costuma deixar os objetivos meio vagos e os meios para alcança-los totalmente confusos. A pessoa muitas vezes deixa de desenvolver as habilidades analíticas e autônomas de Virgem por sentir que os sentimentos são mais importantes que a lógica cotidiana, se perdendo em sonhos e devaneios que não consegue concretizar. O NN em Virgem diz: “Você precisa aprender a organizar suas idéias para produzir algo com elas e se tornar autônomo”, e o NS em Peixes retruca: “Sim, mas isso limitará meus sonhos e significa renunciar à minha privacidade”. Existe uma superatividade no NS pisciano que acaba afogando o raciocínio, e a pessoa se sente inábil até para analisar os próprios sentimentos. Isso pode ter sido provocado por uma ridicularização dos raciocínios e análises da pessoa quando criança, fazendo-a escapar para o desenvolvimento de uma lógica mágica para compensar. Isso acaba criando uma tendência escapista para os problemas cotidianos de sobrevivência e uma tolerância excessiva com relação ao comportamento inaceitável dos outros. Muitas vezes a pessoa se empenha em ajudar ou salvar os outros enquanto sua própria vida se desintegra, atraindo condições caóticas e pessoas que desorganizam sua vida e que a deixam vulnerável demais. Isso acaba levando a muitos problemas, é claro, e a pessoa passa muito tempo correndo atrás de gurus, adivinhos, terapeutas e discos voadores que prometem resolver seus problemas, em constantes pedidos de ajuda para qualquer coisa que lhe surja na frente. Essa falta de controle emocional junto com a tendência para sonhar acordado com um salvador pode criar atitudes e teorias estranhas a respeito de trabalho, além de certas fantasias masoquistas ou mórbidas. O bem estar geral da vida só poderá ser melhorado quando o potencial de objetividade do NN em Virgem é orientado para algum tipo de trabalho expressivo, e a pessoa passe a buscar formas mas úteis para dar concretude à sua imaginação - que pode ser desde pintar, escrever ou fazer música, até trabalhar num hospital. A pessoa precisa aprender também a evitar a simbiose com os outros para se conectar com a própria racionalidade e discernimento, o que pode ajudar grandemente na limpeza psíquica necessária para que não se atraia todos os malucos que querem ser salvos da cidade.
NN em Peixes e NS em Virgem
Sonhos piscianos parecem uma redundância, mas o NN em Peixes costuma criar desejos de um estilo de vida solitário e meditativo onde se pudesse ser livre para amar e contemplar os mistérios da vida. Mas o NS em Virgem provavelmente sofreu muita retaliação das expressões mais profundas da alma em sua formação, fazendo a pessoa desenvolver uma lógica utilitária que reprime todas as suas emoções de difícil expressão, tornando-a inibida na relação com os outros e com os próprios sentimentos. Preocupações constantes com o trabalho, a organização da casa ou a limpeza dos banheiros acabam criando um temperamento agitado que frustam seus desejos meditativos e sonhadores. O NN em Peixes sussurra: “Você precisa aprender a sacrificar-se, a ceder, a desistir, a ter compaixão pelas pessoas”, e o NS em Virgem rebate: “Sim, mas isso não é lógico nem prático, e eu investi muito na organização da minha vida”. Existe uma falta de compreensão das prioridades da alma em um NS virginiano, e a pessoa fica presa em suas redes lógicas e ao medo de ser explorado pelos outros. Um ambiente demasiado crítico, onde a pessoa se sentia culpada pelos atos e pelas fraquezas, é o ideal para se desenvolver dificuldades na aceitação das derrotas, e a pessoa passa a se comportar como alguém que só serve para trabalhar e que não pode cometer erros, mesmo que isso represente sua própria destruição, pois não consegue acreditar no valor de sua imaginação e de suas fantasias criativas. Provavelmente serão nas situações em que não há como ser útil - como numa doença ou numa prisão, por exemplo - que a pessoa é obrigada a entrar em contato com suas características humanas básicas, e aprender a temperar suas tendências analíticas superdesenvolvidas com certa dose de condescendência e compaixão para consigo e para com os outros. O indivíduo com essa combinação nodal precisa a prender a relaxar para entrar em contato com suas necessidades e prioridades interiores, desenvolvendo uma compreensão sem voz ou razão da vida que possibilite uma troca com os outros pelo simples motivo de se estar vivo, e não por se precisar deles ou eles da pessoa.

2 comentários:

Jovem Poeta disse...

Como pode ser interpretado Plutão em conjunção com Nodo Norte na casa 7 ?

Teca Dias disse...

Olha, Poeta, com o NN na casa 7 vc pode fazer analogias com NS em Aries e NN em Libra. Quando Plutão se envolve as coisas ficam mais profundas e vc vai ter que trabalhar também o medo de perder o controle e as compulsões típicas do Senhor dos Mortos. O mais comum é que os relacionamentos afetivos e sociedades em geral sejam bem difíceis e aí a pessoa tem mais uma desculpa para o "sim, eu quero muito, mas..." De qquer maneira, essa será uma área de grande crescimento e sem dúvida vc terá que entrar nas relações buscando consciencia mais do que qquer outra coisa.
Abraço