sexta-feira, 23 de maio de 2008

Gêmeos

O Ar Mutável do Zodíaco, é regido por Mercúrio mas também é o lugar de exaltação de Plutão, e sempre que temos Plutão metido na história as coisas acabam sendo mais profundas do que parecem. Gêmeos é chamado por muitos de “a borboleta do zodíaco“, sempre voando e agradando a vista de quem as vê por um breve momento. Realmente geminianos podem ser reconhecidos por seu charme urbano, seu jeito espirituoso, por adorarem falar e por nunca se encontrarem onde você os deixou. As pessoas típicas desse signo se interessam por todos os assuntos, embora se aborreçam rápido quando acham que já sabem o suficiente para elaborar algo em sua superfície; afinal o mundo é vasto e há muito o que aprender, portanto não dá para gastar muito tempo com aprofundamentos. Mas os geminianos também são capazes de se aprofundar em um estudo específico, desde que não precisem abrir mão da diversificação e versatilidade naquilo em que se ocupam. Isso mostra que, apesar da fama de tagarelas fúteis que alguns almanaques divulgam, a mente geminiana pode ir bem fundo e se concentrar quando necessário. Na verdade, o que acontece é que Gêmeos tem uma forma curiosamente não linear de pensar, pois sua busca é por um largo e abrangente espectro de conhecimentos, e ele sabe que, se ficar muito tempo pensando sobre uma coisa só, vai acabar perdendo um monte de associações e conexões possíveis. A concentração e a memória geminiana não é confusa como pode parecer olhando de fora. Eles apenas se distraem facilmente, pois muitas coisas chamam sua atenção ao mesmo tempo. Sabemos hoje que nosso cérebro recebe muito mais informações do que temos consciência, e geminianos parecem ter mais consciência dessas informações que os demais.

Uma das maestrias de Gêmeos é a de encontrar o gesto e a expressão exatas que resumem uma situação inteira. Isso, às vezes, pode ser cortante e embaraçoso e, apesar de sua intenção não ser a crueldade, o geminiano geralmente não percebe as reações emocionais que o cercam. Gêmeos não costuma ser muito vulnerável e tem a capacidade de rir de si mesmo, sendo difícil para ele entender a pobre alma que se desmancha em lágrimas na sua frente por causa de uma brincadeirinha. Quando isso ocorre eles olham o relógio e decidem que é hora de ir embora. É que a pressa em entender e em comunicar desse signo faz com que ele tenha algo eternamente infantil. Se olharmos o ciclo zodiacal como símbolos do desenvolvimento humano, Gêmeos representaria o momento em que se começa o processo de pensar e de comunicar-se. Observe uma criança nesse estágio - principalmente por volta dos três anos - e você verá que seu interesse pelas coisas não dura muito tempo, mas, assim que descobre algo, tem que contar para todo mundo. Para Gêmeos, essa atitude é tão natural quanto respirar e, por isso, muitas vezes eles acabam monopolizando as conversas. Não que queiram uma atenção especial, como alguns leoninos, mas porque se sabem algo interessante o mais natural é contá-lo para todo mundo. Gêmeos endeusa a própria capacidade de pensar e não costuma gostar de ter que dar a outros o direito de tomar as decisões ou formular os conceitos. Isso quer dizer que ele não está muito interessado na opinião dos outros, pois seu grande prazer é descobrir as coisas, inventar e aprender sozinho. E ele é tão claro e brilhante que é realmente difícil vê-lo aceitando docemente as idéias de outros, mesmo porque ele está sempre tão bem informado que fica difícil surpreendê-lo ou sacudi-lo. Geminianos gostam muito de gente, mas a uma certa distância, que possibilite a observação de seus comportamentos, pois não são muito bons em longas e intensas discussões emocionais. Normalmente, quando o assunto é sentimento e emoção, Gêmeos fará uma piada ou uma graciosa ironia sobre o que sente e esperará que você ria e também ironize seus próprios sentimentos em vez de abrir sua alma. Manifestações muito grandes ou muito teatrais das emoções deixam nossa borboleta pálida de perplexidade e aí, geralmente, ela dá uma de Houdini e desaparece no ar.

Com tanto conhecimento sobre tantas coisas, algumas pessoas esperam que os geminianos tenham grande conhecimento sobre si, mas geralmente não é bem assim. Para preservar esse seu suave e polido conhecimento do mundo apenas arranhando a superfície de uma enorme variedade de experiências da vida, muitas vezes Gêmeos tem que sacrificar um aprofundamento nas próprias emoções e é aí que se perde. Sendo, talvez, o signo mais extrovertido do zodíaco, nosso ar mutável acaba tendo que passar por várias e dolorosas experiências críticas e difíceis para ser forçado a parar, entender e expressar suas motivações internas e emoções, mas isso, definitivamente, não faz seu gênero. Os geminianos costumam mergulhar em alguns amargos estados emocionais de mau humor que, porém, não duram muito tempo - afinal, nada dura para esse signo - que raramente ele analisa e compreende, pois se sente amarrado pelas emoções e ele precisa de liberdade tanto quanto de ar para viver. Mas quando Gêmeos resolve adentrar dentro de si e perde o medo de regiões mais obscuras de sua alma, ganhamos muito com isso, pois ele sempre sairá desses mergulhos contando para todo mundo como chegar, o que existe ali e - muito importante - como saímos de lá.

Nenhum comentário: