sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Viagem no Tempo com Plutão I - O Inicio da Saga


“Quando Plutão foi descoberto, havia no inconsciente ou no inconsciente coletivo uma atmosfera apocalíptica dos eventos estranhos, incontroláveis que saltavam por toda parte, forçando todos a comprimir-se e perguntar se estavam sonhando, ou se algo muito estranho tinha começado preferivelmente na maneira do mundo. Sempre desde esse tempo, muitos povos têm-se forçado para crescer se acostumado com este sabor apocalíptico em eventos contemporâneos”. Elias Lonsdale


No momento em que um planeta é avistado uma nova forma de consciência está sendo aberta para a humanidade. Plutão foi visto pela primeira vez em janeiro de 1930 na constelação de Câncer, ou seja, precedido pela crise da bolsa de Nova York de 1929 e ao mesmo tempo em que os 107 deputados nazistas eram eleitos na Alemanha. Nesse período tomamos consciência de todo o horror que envolve uma guerra, de toda a crueldade e obstinação cega que os seres humanos são capazes. Não que guerras e genocídios não fossem praticados antes – a própria Bíblia está cheia de guerras sangrentas –, mas é a primeira vez que isso é olhado sem as coberturas divinas ou culturais que as justificavam.
Como o ciclo completo de Plutão dura 248 anos, ainda não vimos tudo que ele tem a nos dizer, mas podemos olhar para o passado e para a nossa história e ver, com os olhos abertos por esse planeta, o que estava acontecendo enquanto ele passeava escondido pelo zodíaco. Quando olhamos para o céu estamos olhando para o passado, e a melhor maneira de aprender astrologia é olhando para o que passou para tentar intuir o que está acontecendo.

Plutão em Áries – cerca de 30 anos (de 1823 a 1853)
Áries é o signo da busca pela individualidade, que precisa de liberdade para sua ardente exploração dos recursos pessoais. O lado escuro de um signo é representado por aquilo que ele nega do signo oposto/complementar, que nesse caso é Libra. A sombra ariana surge quando a sua luta por expressão individual não considera o direito dos outros por essa mesma liberdade. Quando Plutão passou por Áries, muitas das lutas por afirmação de identidade dos países estavam sendo traçadas. Processos plutônicos fazem com que algo morra para nunca mais, e as individualidades conquistadas pelas nações ocidentais nesse momento histórico eliminaram definitivamente as identidades anteriores e ainda hoje fazem parte das nossas crenças sobre nação e raça. Para não me estender muito, coloco apenas alguns fatos significativos do início desse trânsito que dão uma boa idéia sobre o que isso significa.
O monarca espanhol Fernando VII, ameaçado por um levante liberal, tratou de se socorrer junto à Santa Aliança, associação reacionária estabelecida em 1815 para tentar garantir as prerrogativas das dinastias soberanas da Europa, que estavam acima dos Direitos dos Povos (princípio defendido pela Revolução Francesa). Em 1823 a Espanha é ocupada em nome da coligação legitimista dos soberanos europeus e Fernando VII recuperou seu trono e o poder graças às forças enviadas do exterior em seu amparo. A euforia reacionária estimula a Espanha a retomar suas colônias americanas, então em franca rebelião contra a metrópole. Foi nesse clima de ameaça da retomada de uma política de recolonização forçada e de brutais represálias contra os líderes do Novo Mundo, que o então presidente dos Estados Unidos, James Monroe, enviou ao Congresso americano uma mensagem que se consagrou como a Doutrina Monroe, onde os EUA opunham-se à coligação conservadora dos monarcas europeus. É de 1823 também a aprovação pelo Congresso norte-americano da Doutrina Monroe. Ela tornou-se a base das relações dos Estados Unidos para com o mundo daquela época e continua a nortear sua relação para com os seus vizinhos ainda hoje, colocando esse país como protetor das nações latino-americanas recém-emancipadas e servindo como pretexto para os mais variados intervencionismos norte-americanos. A mensagem era uma advertência às potências européias no sentido de que não tentassem reativar o domínio colonial sobre o continente, nem interferissem nos princípios republicanos do processo de emancipação: o Novo Mundo estava fechado a toda futura subordinação à Europa sob o comando americano. Até hoje os Estados Unidos carregam obsessivamente essa sombra ariana, que lhe dá super poderes capazes de intervir em qualquer nação que abrigue o “Mau” e ameace suas crenças de soberania e o que eles chamam de democracia.
É muito interessante olhar para o Brasil dessa época através dos olhos de Plutão para ver como foram as nossas lutas por individualidade enquanto nação. É de maio de 1823 o início dos trabalhos da nossa primeira Assembléia Constituinte, depois do Grito de Independência ou Morte (quer coisa mais ariana?) de D. Pedro I, em setembro de 1822. Mas como pensar num processo emancipatório feito pelo filho do monarca da Metrópole e que ainda por cima conseguiu ser coroado como Imperador? O opositor de maior peso contra D. Pedro I era o mais convicto dos monarquistas, José Bonifácio, que também era o incentivador para que colégios e Universidades fossem construídos em terras Tupiniquins, criando certa autonomia intelectual por aqui. Confuso? Não se pensarmos na idéia sombria de que a minha autonomia é o melhor para o resto da Humanidade, e a identidade brasileira estava sendo construída por portugueses, que queriam se livrar dos problemas com Portugal mantendo os privilégios dos europeus colonizadores. A justificativa para toda essa confusão estava na idéia de “manutenção da unidade nacional”, já que essa “unidade” arbitrária era dada exatamente pela colonização. Uma frase ótima dos radicais da emancipação: “a natureza não fez satélites maiores que planetas". Essa é a nossa construção de identidade nacional: somos um país grande e isso nos dá o direito de dizer que somos um grande país. Em nome disso muitos massacres e horrores foram cometidos, muitos direitos desrespeitados. Plutão em Áries ajudou a contruir individualidades, mas não poupou ninguém da sombra.
Só para acrescentar algo para se pensar, e tentando não me prolongar muito mais, a primeira publicação do Manifesto Comunista também é desse período, quando o espectro do Comunismo foi detectado rondando a Europa.


Plutão em Touro – cerca de 32 anos - de 1852 a 1884.
Touro é um signo ligado ao simbolismo da segurança, da estabilidade e do prazer da matéria. Sua sombra, representada por Escorpião, é a negação de que coisas devem morrer para que outras surjam, gerando uma possessividade que leva à estagnação. Por isso dizemos que Plutão em Touro está exilado. Quando se pesquisa esse período o primeiro que se vê é o que não acontece. Pessoas nasceram e morreram, governos subiram e desceram, mas as transformações, as lutas por mudanças, sempre enfrentam uma resistência que parece intransponível. É significativo notar que Vicent van Gogh nasce no início desse trânsito, em 30 de março de 1853, e Benito Mussoline no seu final, a 29 de julho de 1883. O que temos aqui são movimentos conservadores se cristalizando, apesar das várias correntes de pensamentos libertadores, ligados ao Iluminismo, que tentam se afirmar.
No Brasil esse é o período em que temos pensadores geniais como Joaquim Nabuco e eruditos como Rui Barbosa, mas também é o tempo do Ministério da Conciliação, formado por conservadores e liberais que tinham como único ponto comum serem a favor da escravidão. Graças a essa estabilidade e harmonia, tivemos a mais longa experiência parlamentar da nossa história, que durou 42 anos, e muito da infra-estrutura básica que necessitávamos pode ser construída.
Outro fato que ocorre reforçando essa idéia de conservação do status quo, foi a Criação da Índia Britânica em 1858, que apóia e reforça o poder tradicional dos Marajás indianos em seu governo autocrático.
È também desse período o primeiro movimento de independência de Cuba contra a Espanha, a chamada Grande Guerra, que durou de 1868 até 1878, conduzida por Carlos Manuel Céspedes, um latifundiários educado na Europa que defendia os princípios liberais do Iluminismo. Em 10 de outubro de 1868, à frente de duzentos homens, Céspedes levantou-se contra o governo espanhol, proclamando a independência de Cuba. Uma das primeiras providências de seu governo foi dar liberdade a todos os escravos que se unissem ao exército revolucionário. Como resultado imediato, seu exército passou a ter doze mil homens e todos os demais latifundiários, que se viram sem sua mão-de-obra, se tornaram oposição. A Espanha mandou suas tropas para a ilha, e depuseram Céspedes em 1873. A resistência ainda prolongou-se até 1878, quando as tropas espanholas retomaram definitivamente o controle da ilha.
A transformação mais significativa desse período é a abolição da escravatura nos Estados Unidos, mas para isso foi necessário uma Guerra Civil que durou 5 anos. Em 1861 sobe à presidência Abraham Lincoln, um ano depois de ter sido criado o Serviço Secreto americano, e no ano seguinte os estados do sul começam a declarar independência. Depois de todo um mandato, tendo sido reeleito e conseguido aprovar no Congresso a emenda que declara a ilegalidade da escravidão, Lincoln é assassinado antes de ver o fim da Guerra Civil, que acontece em 1866.
O que me parece é que toda a necessidade de mudança e frustração desse período foi se acumulando no porão da História para explodir no período seguinte.


Plutão em Gêmeos – cerca de 20 anos - de 1884 a 1914
Gêmeos é o signo da informação e da comunicação, e sua sombra, representada por Sagitário, fala do sentido que é dado para tantas informações. O saber é capaz de criar ideologias, crenças e verdades que justifiquem qualquer ação, e aí vemos como o pensar e o agir podem se unir para criar coisas maravilhosas e terríveis. Aqui a minha dificuldade foi exatamente estar separando tantas informações e acontecimento: esse período foi uma loucura!
A primeira coisa significativa aqui é a entrada em vigor em 1884, no Brasil e na Europa, da convenção de Paris da WIPO - World Intellectual Property Organization – que estabelece a propriedade intelectual, e que durante esse período se espalha pelo mundo. O saber começa a ter um poder diferente, e também existe um grande intercâmbio entre escritores de literatura e a política. Fatos pitorescos como, no Brasil, Machado de Assis ser acusado de monarquista ao mesmo tempo em que é publicado em jornal o Manifesto Monarquista, são comuns. Jose Martí, que é poeta e também mártir da independência de Cuba da Espanha, tem seu texto “La verdad sobre Estados Unidos”, que elogia esse país, publicado um pouco antes da Guerra entre EUA e Espanha. O resultado dessa libertação política da Espanha é a submissão econômica cruel de Cuba ao seu libertador.
A geração nascida nesse período também terá muito a dizer no século XX. No Brasil temos os nascimentos de Castelo Branco em 1897, de Costa e Silva em 1902, Geisel em 1908, e também os nascimentos de Luis Carlos Prestes em 1898, de Juscelino Kubitschek em 1902, de Tancredo Neves em 1910 e Carlos Marighella em 1911. Os nascimentos pelo mundo também são dessa ordem, pertencendo a essa geração de Plutão em Gêmeos: Alfred Rosenberg, líder intelectual do Partido Nazista e Mao Tse Tung, César Augusto Sandino, libertador da Nicarágura, e Fulgêncio Batista, ditador de Cuba, o ditador haitiano Papa Doc e o presidente chileno Salvador Allende. Nos Estados Unidos os presidentes Lyndon Johnson, Richard Nixon e Ronald Reagan formam parte dessa geração.
Em 1884 começam a vir para o Brasil os imigrantes trabalhadores, diferentes dos que vieram antes estabelecer colônias agrícolas. Eles vinham para substituir a mão de obra escrava, mas como não estavam acostumados à exploração do trabalho pelos senhores de fazenda, acabavam fugindo para os centros urbanos. Durante o trânsito de Plutão por Gêmeos, cerca de 3 milhões de italianos, espanhóis e portugueses trouxeram os pensamentos anarquistas e comunistas de luta de classes e união de trabalhadores para um país que relutantemente havia abolido a escravatura a apenas alguns anos e se transformará em República apenas em 1889. Esse é um período da nossa história onde a miscigenação cultural e ideológica gera movimentos rebeldes e conservadores por todo o país. Aliás, por todo o mundo.
No Azerbaidjão os petroleiros entram em greve e o Arcebispado de Zaragoza, Espanha, lança um boletim que orienta párocos a fundar Sindicatos Agrícolas. As mulheres ganham o direito de votar na Finlândia, e o movimento sufragista se espalha pelo mundo. No período em que Plutão esteve em Gêmeos, as idéias ganharam força e foram ao mundo criando novas maneiras de estar nele. Ateus criaram religiões políticas e religiosos resolveram trazer o Reino de Deus à terra através dos humildes. Idéias se bateram e debateram na certeza de que cada um tinha encontrado a verdade e valia a pena lutar por isso.
Para fechar, sem pensar em terminar o assunto, Freud publica a Interpretação dos Sonhos em 1899, dando início oficial à psicanálise e seu método de cura pela fala. A epígrafe desse livro é da Eneida de Vigílio: “Se não posso dobrar os poderes superiores, moverei as regiões infernais”. Estudando esse período com Plutão, podemos ver que as palavras realmente têm esse poder.

Nenhum comentário: