quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Escorpião - Entre Luz e Sombra


“Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
E sempre no meu sempre a mesma ausência.”
Carlos Drummond de Andrade – Poeta escorpiniano


Apesar da fama de ser perigoso e sexual, Escorpião é um ser altamente afetivo como todo signo de Água. Misterioso sim, mas também como todos os signos de Água, que convivem com uma percepção mais sutil da realidade. Liz Greene diz que esse elemento trabalha com o Princípio da Verdade, pois são signos capazes de ver além da realidade dos cinco sentidos, percebendo coisas que não são apreendidas por conceito ou idéia mas que falam muito sobre o que está acontece a cada momento. Sendo da modalidade fixa desse elemento, o que acontece é que Escorpião tem consciência de todo o material emocional a ser trabalhado nessa nossa existência humana, e isso não é pra qualquer um. Não existem efeumismos quando lidamos com Escorpião: sem essa de inveja boa, ciúme como sinal de amor ou isso dói mais em mim que em você. Aqui falamos das coisas como são, e inveja é uma merda, ciúme é posse e traição dói em quem é traído. Saímos da relação equilibrada e compreensiva de Libra, onde as diferenças fazem partem de um aprendizado de tolerância e totalidade, e entramos na intimidade que vem depois do “viveram felizes para sempre”. Como diz o ditado espanhol, “donde hay confianza, da asco”. Coisas nojentas acontecem na intimidade.

Diz a lenda que um xamã cherokee explicava a um antropólogo que tinha dentro de si dois cachorros que estavam sempre em guerra, sendo que um era bom e outro era mal. O antropólogo pergunta então qual dos dois iria vencer a luta, e o xamã responde: “aquele que eu alimentar”. Freud falava de duas forças em luta dentro do Ser Humano: Eros e Tânatos, o impulso de vida e o de morte. Escorpião sabe que não basta boas intenções para apaziguar essas forças que todo ser humano tem internamente. Nossos instintos destrutivos também estão conectados com o Princípio do Prazer e podem, inclusive, ser apresentados em público como atos honrosos ou bondosos. Escorpião não só sabe disso como é confrontado seguidamente com o lado negro e inferior de si mesmo e dos outros sem ter para onde fugir. Por isso um dos traços mais impressionantes desse signo costuma ser sua capacidade de controle e sua intensidade emocional. Claro que isso pode gerar também muita paranóia.

O processo de desenvolvimento de Escorpião passa pelo enfrentamento da esfera mais escura da vida para daí renascer mais forte e mais belo, como diria Nietzsche. E medo não é desculpa suficiente para fugir dessa tarefa. Teólogos e espiritualistas afirmam que o que nos diferencia dos anjos e demônios é nosso Livre Arbítrio, nossa capacidade de fazer escolhas livres. Escorpião sabe que essa liberdade não depende do que você pensa, mas da sua capacidade de enfrentar a luta interna sobre seus sentimentos mais profundos. Os nossos vícios provam isso. Não só os vícios químicos, mais claros e de combate mais direto, mas principalmente nossos vícios emocionais e comportamentais, que nos mantêm presos a coisas e situações que intelectualmente sabemos ser prejudiciais. Porque mulheres inteligentes se mantêm em relacionamentos destrutivos, ou porque homens racionais cometem atos cruéis? Atire a primeira pedra quem nunca sentiu ciúmes, inveja ou vontade de machucar alguém, mesmo que por um instante. Junto com esse lado negro há uma sensação de poder difícil de resistir. E porque resistir? Essa é uma batalha profundamente interna e solitária, e Escorpião geralmente passa por períodos em que tem que mergulhar em estados emocionais muito difíceis para se confrontar com essas forças. Isso pode ser como uma morte, mas é por isso que esse signo sabe a diferença entre viver à partir da alma e viver superficialmente à partir das aparências, não havendo como negar a grandiosidade e abundância da primeira. O orgulho pode ser o seu maior inimigo nessa luta, por dar uma forma “nobre” ao seu medo e sofrimento e impedindo-o de ir mais além e mesmo sair desse campo escuro. E do que adiantaria tanto esforço se não houvesse como compartilhar depois essa vitória? A força que capacita Escorpião a empreender essa viagem e voltar é aquela dada por seus vínculos amorosos.

Uma vez li - infelizmente não me recordo onde - que o contrário de Morte não é Vida, e sim Nascimento. A Vida é feita de vários ciclos de morte e nascimento, de excessos seguindo-se de faltas, de desgastes seguidos de abundância. Os relacionamentos afetivos que se mantêm vivos depois de muitos anos conhecem esse segredo. Escorpião conhece esse segredo, e por isso é capaz de amar profundamente, sem medo de se relacionar com a beleza da ferocidade, com a beleza do desconhecido, com a beleza do não belo. Essa é a chave da sexualidade de Escorpião, um amante que perdeu a inocência, e que, por isso mesmo, é capaz de dar e sentir prazer mesmo ao contemplar as cicatrizes mais terríveis. Com certeza essa é uma benção que pode curar as dores mais profundas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse comentário me foi mandado pela Jacyara, escorpiniana das mais trabalhadas, e que eu adoro:

Bem, eu me sinto a vontade de falar do meu lado escorpião, talvez isto acrescente alguma coisa.. eu gosto de profundezas, da sensação de estar descortinando camadas, de mergulhar no desconhecido, de sentir ciclos energéticos, etc.. tirando isto, o resto para mim simplesmente não existe!! ou pelo menos não me desperta o interesse.. rs

Tem buscas q despertam dores, outras q despertam prazer.. na verdade quase todas as buscas tem uma mescla dessas duas sensações.. ´é a sensação de dar uma "chacoalhada na alma", entende!?

Mas a dor ou o prazer nunca são o ponto final, ou pelo menos não é a finalidade da busca.. geralmente o ponto final é a transformação e o aprendizado.. qdo muda o ciclo, qdo muda a energia.. tdo tá no mesmo lugar, mas vc mudou!! então vc percebe as coisas de forma diferente.. ou como vc mesma disse, o renascimento de uma pessoa com outro nível de consciência..

Acho q as pessoas tem um pouco de medo de enfrentar o seu lado escorpião, pois transformar é declarar morte à bagagem do passado q não tem mais razão de se carregar.. e tem coisa q é foda mesmo de abandonar!!

Vc citou alguns livros e filmes.. nossa, tem um monte!!.. eu citaria de filme "Quem somos nós" e "Matrix".. dos mitos tem o Fênix.. dos ditados ou frases para mim fica essa: " se se está no inferno, então abrace o diabo!!".. não há pq retroceder se já se sabe q as coisas não eram como a gente pensava q fossem.. então é tentar entender a mudança e continuar caminhando.. acho q meu escorpião me ajuda neste sentido..

Em relação à escorpianos, eu aprendi que tem tipos diferenciados.. tem uns q ficam muito ligados a sensualidade e possessividade.. outros q ficam muito ligados à morte e depressão, e outros que tentam transcender.. sei lá, cada um deles busca um "poder oculto! à sua maneira..