segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Astrologia de Boteco: Encontre sua Vênus e Descubra Seu Prazer


Atendendo aos pedidos, aqui segue uma lista de significados sobre a Vênus nos signos. A primeira coisa a fazer é ter seu mapa em mãos e descobrir onde esse planeta se encontra. No link ao lado você pode fazer isso de graça. Depois faça o mapa das suas parcerias e ganhe subsídios para discutir a relação. E agora, divirta-se.

Vênus em Áries:
Essa é uma deusa guerreira como a Iansã Afro-Brasileira, a comandante da força dos elementos: casada com o Trovão (Xangô), teve nove filhos com o amante e ainda tinha tempo para tecer o manto de Egum, Senhor dos Mortos. Que fôlego! A Vênus ariana mostra uma forma ardente e entusiasta de se relacionar, como se corresse em direção aos outros, sendo a mais impulsiva do zodíaco. A pessoa costuma experimentar uma grande necessidade de paixão, tanto nos casos amorosos - muitas vezes cheios de aventuras e dificuldades - quanto nas amizades. O instinto amoroso aqui representado se baseia no ideal heróico e na necessidade de livre expressão emocional. Áries é o deus da guerra e o amante de Afrodite – que era casada com Hefesto, aliás - e essa combinação costuma lançar muito calor sobre o ambiente. A Vênus ariana tem uma sinceridade direta e também adora competir com qualquer pessoa que entre em seu círculo de relações.
Charles Darwin tinha uma Vênus ariana. Não sei como era seu casamento e nem imagino o que aconteceu nos descansos das viagens do Beagle, mas com certeza a idéia de que a Terra não sustenta todo e qualquer indivíduo, mas apenas aqueles que vencem a competição por comida e abrigo, foi inspirada por sua Vênus.

Vênus em Touro:
É também entre as deusas Afro que encontramos Oxum, esposa preferida de Xangô (o mesmo do Trovão), que é sensual e bela, adora jóias e roupas bonitas. Essa deusa é irresistível como a Vênus taurina. Aqui ela ama dinheiro, não só por causa da segurança que ele pode proporcionar, mas por permitir ter tudo que é bonito, valioso e confortável. A Vênus taurina tem um olho clínico para tudo que é de bom gosto e “estiloso”, que tenha beleza física e valor material. Ela se relaciona tomando posse da pessoa amada, geralmente preparando um ninho de amor maravilhoso e não deixando a pessoa nunca mais escapar de lá. Mas não se preocupe: você vai adorar ficar pres@. Os parceiros costumam ser muito bem escolhidos através de um estudo minucioso, pois tudo que se manifesta em Touro é expresso com calma, reserva e paciência. A necessidade de beleza e harmonia aqui precisa banhar os sentidos, o que significa uma busca interna de tranqüilidade e segurança e uma busca externa de coisas e pessoas graciosas e sensuais.
A Vênus de Hitler era taurina, e com certeza ela ajudou a levar esse homem à loucura. Mas não se assuste, pois também Charles Chaplin tinha essa Vênus, e mesmo que ele não seja o melhor exemplo da fidelidade taurina, deixou um legado de estilo que dura até hoje.

Vênus em Gêmeos:
A Vênus aqui lembra a deusa Saraswati hindu, inventora do sânscrito e inspiradora dos comunicadores daquelas terras Esse posicionamento recebe um ar de amorosa receptividade que faz com que as pessoas achem fácil e agradável se comunicar com essa Vênus. Há um prazer com as palavras e com o conhecimento, o que cria uma tendência a buscar esse tipo intelectual de expressão artística. É importante para a Vênus geminiana encontrar parceiros com quem possa trocar idéias, por isso ela buscará pessoas capazes de se unir tanto emocional quanto intelectualmente. A amizade e a comunhão de mentes são tão importantes quanto uma união emocional. Essa Vênus se relaciona de maneira mentalmente ágil, e espera uma resposta semelhante, fazendo com que a variedade, possibilitada pelas mudanças de relacionamento e pela multiplicidade de amizades, seja muito prazerosa. Essa deusa adora falar e seduz pelo encanto de suas idéias.
Um ótimo exemplo da Vênus geminiana é Chico Buarque. Que outra Vênus poderia representar tantas mulheres ao mesmo tempo?

Vênus em Câncer:
Essa Vênus é como a Iemanjá dos iorubás, oferecendo o mar como colo regenerador. Câncer indica qualidades arraigadas na pessoa, e a Vênus com cores lunares buscará prazer na beleza e na harmonia do ambiente afetivo em que vive. Seus valores serão emocionais, havendo necessidade de se sentir próximo dos outros e, como suas relações e ações amorosas estão baseadas na empatia com tudo que a cerca, há uma tendência a estar sempre dando apoio emocional a quem estiver por perto. A grande sensibilidade canceriana e sua capacidade de perceber o ambiente fazem com que essa Vênus seja capaz de criar verdadeiros abrigos afetivos, onde os outros se sentem acolhidos e amados. Na verdade ela precisa de ambientes amigáveis onde possa manifestar suas emoções de modo relaxado e íntimo. Assim, tanto o prazer quanto a sedução estarão ligados à sua capacidade - muitas vezes desconcertante - de sentir aquilo que se passa no interior das pessoas. Como Câncer é um signo que se volta muito para o passado em suas construções, existe sempre o perigo dela se prender em relações que já não tem significado quando fica com medo da solidão.
Carl Gustav Jung era cercado de mulheres que cuidavam dele e teve um casamento muito rico intelectualmente, o que com certeza deve ter-lhe dado muito prazer. Jung tinha essa Vênus canceriana, que estava em conjunto com Mercúrio, e quem conviveu com ele fala da maneira especial com que conseguia criar o ambiente amoroso e confortável para que seus pacientes pudesse realmente abrir suas almas.

Vênus em Leão:
A deusa suprema do Japão, Amaterasu, é representada pelo próprio Sol, e sua beleza produz o brilho que ilumina o Céu e a Terra. Grandiosa como só uma Vênus leonina consegue ser. Essa Vênus seduz e se relaciona afetivamente brincando, sendo criativa e romântica. O bem-estar da pessoa está vinculado ao estabelecimento de um canal criativo de expressão, pois esse é seu modo de conseguir equilíbrio. É claro que a Vênus leonina vai exigir muita atenção e confirmação de seu charme, e buscará isso sendo ardente, intensa, viva e egocêntrica em seus relacionamentos, muitas vezes cultivando um charme nobre que dificilmente passará despercebido. E como resistir a isso? Egocêntrica, sim, mas não egoísta, pois essa combinação costuma resultar em ações calorosas e cheias de boa vontade para com os outros que entram em seu círculo de relacionamentos. Leão é um signo capaz de incrível generosidade, e a Vênus leonina sabe dar amor como uma verdadeira dádiva.
O que você achou de Laranja Mecânica, 2001 Uma Odisséia no Espaço ou o Iluminado? Não importa muita para a Vênus leonina de Stanley Kubrick se você gostou ou não das suas obras, mas se você ficou impressionado. E alguém aí pode me dizer o que era aquele pênis gigante de porcelana na Laranja Mecânica?

Vênus em Virgem:
Deméter
casa bem com essa Vênus, sendo a deusa que ensinou os seres humanos a arar a terra e trabalhar duro. O caráter realista de Virgem faz com que as necessidades venusianas de conforto, harmonia e beleza envolvam coisas úteis. Ela tem grande prazer em juntar coisas e pessoas e em ajudar de modo prático aos outros. Os serviços chamados “menores” - geralmente por quem não os faz - são feitos amorosa e harmoniosamente por essa deusa. Aliás, essa é uma Vênus que adora trabalhar, e mesmo que você a encontre numa dona de casa, tenha certeza que ela encara os serviços domésticos como trabalho. A forma analítica de Virgem abordar o mundo faz com que a expressão amorosa e a maneira de se relacionar da deusa possa parecer um tanto contida e tímida. Essa não é uma cortesã que goste de aparições públicas. Um dos seus grandes prazeres será o de conversar e muitas vezes ela irá preferir amizades a paixões, pois preza muito sua autonomia e precisa ter certeza de que o outro não vai querer roubar sua alma. Virgem é terra, e, como todos os signos desse elemento, tem uma grande apreciação pelos prazeres físicos. Seu prazer estético está nas coisas pequenas e bonitas, simples mas com detalhes significativos que só a ela não passarão desapercebidos.
Responda rápido: o que John Lennon, Brigitte Bardot e Pablo Picasso têm em comum? Uma Vênus virginiana para se divertir. Realmente essa deusa tem bem pouco das descrições castas da astrologia de manual. E se você tem alguma dúvida de que muito trabalho e atenção aos detalhes podem dar prazer, é só ver o Gene Kelly dançando, pois esse também tinha a Vênus em Virgem.

Vênus em Libra:
Aqui temos a própria Afrodite grega, com suas proporções perfeitas e cinturão irresistível. Essa Vênus está realmente em casa e com isso o poder de sua beleza é bem claro. A sensação de estar vivo, feliz, satisfeito e completo é conseguida com o envolvimento em relacionamentos, pois a própria beleza e valor são vistos através do reflexo produzido pelos parceiros. A Vênus libriana tem grande habilidade em construir parcerias, e a pessoa costuma se mostrar amigável e agradável em seus contatos pessoais, buscando harmonia até nas brigas amorosas. Essa Vênus é uma grande negociadora, com uma capacidade ímpar para desfazer pontos de tensão. Ela se preocupa com que as coisas e pessoas de que se cerca tenham boa aparência. A busca pela bela imagem pode criar alguns problemas quando se evita dar uma olhada um pouco mais aprofundada no caráter do ser amado, mas isso costuma ser um problema que se cura com a idade. Essa Vênus tem um incrível bom gosto, e ela sempre irá criar um ambiente belo onde quer que construa seu templo.
Um exemplo bem claro de Vênus libriana é Grace Kelly. Quer mais do que ser atriz de Hollywood e depois ser rainha de Mônaco? Ah, essa Vênus é um charme mesmo, n’est pas?.

Vênus em Escorpião:
Existem muitas deusas subterrâneas que equivalem a uma Vênus em Escorpião, mas a Lilith hebraica, que teve sua origem na Suméria, com sua recusa em ser dominada por um homem, a exemplifica bem. A Vênus aqui irá preocupar-se com o que acontece entre as pessoas, e quer ter certeza de que tudo que é compartilhado seja lindo, apropriado e valioso. Dizem os manuais de astrologia que essa posição costuma favorecer o ganho de dinheiro através de casamentos e heranças. Essa deusa, na verdade, aprende desde cedo a lidar com situações de pressão. Ela tem um coração aberto para os segredos mais bem guardados, mas não abrirá mão de ter a conta bancária em seu nome. A psicanálise ensina que só temos consciência de uma necessidade depois que experimentamos o sentido de uma falta, e a experiência de falta de uma Vênus no Hades geralmente a faz ter uma necessidade muito grande de segurança emocional. Essa é uma deusa possessiva. A Vênus escorpiniana tem uma forma de receber e responder aos outros que os relaxa e os deixa seguros para que percam suas inibições e restrições, e assim ela consegue que as pessoas se dêem inteiras. Com certeza essa é uma Vênus que se expressa com sussurros e carícias de amor, íntimos e à meia luz.
Elementar, meu caro Watson: Agatha Christie, que devia se divertir um monte criando aqueles crimes e escondendo o criminoso até o fim, tinha a Vênus em Escorpião.

Vênus em Sagitário:
Essa Vênus é como a Uzume japonesa, deusa da dança e da alegria, capaz de perder o amigo mas não perder a piada Aqui se tem felicidade contemplando e compartilhando o significado e o propósito da vida, pois não se fica brigando com sistemas filosóficos e religiosos e sim experimentando a existência de Deus de todas as maneiras que a vida se apresenta. Em Sagitário a necessidade de harmonia, beleza, conforto e de um relacionamento amoroso são expressos de um modo vivo, quente, aberto, aventureiro e inconstante, cheio de ideais e fantasias. É comum essa Vênus se apaixonar por estrangeiros, em viagens ou por professores e outras figuras que representem sabedoria. O prazer está vinculado a novos e constantes estímulos capazes de criar mudança, por isso a Vênus sagitariana precisa de relacionamentos dinâmicos e de parcerias ativas que proporcionem variedade dentro da união. Enquanto ela não encontrar isso em uma pessoa, verá a área amorosa como um campo de caça, passando de uma conquista para a outra sem satisfação completa em nenhuma. Mas seu grande charme é a capacidade que tem de alegrar e estimular qualquer ambiente em que se encontre. Como resistir a essa aventura?
Hannah Arendth tinha essa Vênus, que devia ser bem feliz com todas aquelas viagens e conferências. É só ver as fotos dela enquanto ensinava para perceber isso.

Vênus em Capricórnio:
Lakshmi é a deusa hindu que auxilia na conquista de uma vida segura materialmente e no sucesso profissional. Casada com Vishnu, o Preservador, tem muito da Vênus em Capricórnio. A Vênus aqui não vai admitir sair de casa mal arrumada ou sem seu cinturão. Essa deusa precisa muito do mundo para se expressar, e o desejo capricorniano de ser alguém faz com que ela use todo seu charme e poder de sedução para causar a melhor impressão possível, de modo concreto e direto. Assim, ela gostará de coisas clássicas, e saberá qual a maquiagem e o perfume correto para cada momento, como se portar bem em todas as ocasiões, e qual a melhor forma estética para os ambientes, para os objetos e para as pessoas. No relacionamento amoroso essa Vênus é um tanto quanto defensiva, e considera a rejeição do outro como “mau comportamento”, o que pode deixá-la desconcertada. Nas suas uniões vai precisar do sentimento de segurança e confiança, para que consiga se soltar. Porém, como tudo em Capricórnio, a segurança não virá de fora e sim do mérito que a pessoa tem em ganhar uma afeição verdadeira, e isso precisa de tempo para ser construído. Ela tem um grande prazer com antiguidades e outras coisas que o tempo provou o valor. Essa Vênus é capaz de construir parcerias que duram a vida inteira e sempre proporcionará segurança para quem for capaz de conquista-la.
Indira Gandhi é a portadora de uma Vênus capricorniana, e digamos que encarar a responsabilidade de ser filha de Nehru, ditadora na Índia, mandar fazer esterilização em massa para combater a explosão demográfica, permitir as primeiras experiências atômicas na Índia e ainda pregar a não-violência não é trabalho para uma deusa frágil. Seu casamento não durou muito, mas aposto que ela adorava essa vida pública.

Vênus em Aquário:
É difícil encontrar nos mitos tradicionais uma deusa que tenha a liberdade e modernidade aquariana. Ceridwen, da mitologia da Gália, com sua belíssima filha e seu filho feioso que ela quer tornar sábio, tem muito do senso de justiça dessa Vênus e pode trazer alguma luz para entende-la. A Vênus aquariana tem um dom natural para unir e cooperar com as pessoas em suas amizades e grupos de afinidades. Ela é agradável, comunicativa e boa de conversa. A Vênus em Aquário consegue ver a harmonia e a beleza dos relacionamentos sociais por mais diferente que sejam os seus parceiros. Ela gosta de coisas diferentes e pode parecer bem exêntrica. Nos relacionamentos íntimos, porém, essa Vênus espera muito do outro, pois precisa de alguém que satisfaça sua mente para construir uma união estável. O ideal dessa deusa é encontrar alguém com quem discuta - de maneira equilibrada e mental - os papeis e a contribuição de cada um para o crescimento mútuo. Sim, ela vai querer discutir a relação, mas sempre de maneira mental, sem acusações, culpas ou outras manifestações muito emocionais. É difícil que sucumba a uma união pela paixão, mas se divertirá com flertes ocasionais e com amizades afetivas. Entretanto, ela tem um senso de justiça muito apurado, e será capaz de cumprir um acordo firmado mesmo que isso lhe custe. O segredo aqui é fazer a Vênus aprender a soltar as rédeas de vez em quando, tanto nos processos mentais quanto nos aspectos emocionais, mesmo que em alguns momentos isso signifique certa dose de violência. Então ela conseguirá trazer à tona a verdadeira maravilha que é se relacionar amorosamente com alguém que é antes de tudo um grande amigo.
Bons exemplos de Vênus aquariana são Janis Joplin e Yoko Ono. Tem também os filmes do Tarantino para apreciar a estética dessa Vênus, que só não agüenta ser convencional.

Vênus em Peixes:
Essa é a própria Kwan Yin, deusa da Compaixão Profunda, “que ouve o choro do mundo”, cultuada na China, Japão e Coréia. Om Mani Padme Hum! A Vênus pisciana é capaz de ensinar que muitas vezes é através do ferimento, da perda e dos conflitos internos que nos tornamos mais bonitos, ternos, equilibrados e amorosos, pois só assim transcendemos os limites da vontade e emergimos em algo maior. Essa deusa acha difícil determinar o que está procurando, tendo apenas uma profunda necessidade de se tornar envolvida e integrada, de prestar assistência e serviços aos outros. É importante encontrar - e ter coragem de procurar - relacionamentos em que ela possa não só ajudar e absorver a outra pessoa mas também deixar-se absorver pelo outro. Como o senso de identidade dessa deusa não é muito grande, muitas vezes ela acaba assimilando demais as necessidades alheias e se perdendo internamente, o que distorce seu desejo de tornar-se um só com os outros através da experiência emocional comum. Há uma atmosfera mágica em torno dessa Vênus, que tem um charme capaz de deixar a todos encantados. É comum a Vênus pisciana idealizar os outros como deuses ou deusas plenos de perfeição, o que é muito complicado num relacionamento real. Depois que ela passa a reforçar sua vida emocional interior, geralmente após alguns desapontamentos com essas imagens divinas do ser amado, ela pode descobrir que a entrega total que tanto anseia não visa uma redenção ou salvação externa, mas está na imensa capacidade de viver o prazer e a beleza da união com algo maior que nós mesmos, e esse poder é seu.
Quer Vênus pisciana mais feliz do que a da Shirley Maclaine depois que descobriu as suas Muitas Vidas? Airton Senna também tinha uma Vênus dessas, e é só lembrar as suas declarações sobre os êxtases que experimentava com os exercícios físicos para ter uma boa dica de como lidar com uma Vênus tão etérea.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nice post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
Extremely useful information specially the last part :) I
care for such information much. I was looking for this particular info for a very
long time. Thank you and best of luck.

my web site: best kitchen aid mixer (http://sicom.com.mx/node/561)

Teca Dias disse...

:)

Vinícius Dalí disse...

Teca, deixe-me perguntar:

tenho Vênus em Libra na casa 8. Um astrólogo tradicional talvez dissesse que isso indica viuvez, mas não acho prudente fechar com um sistema de crenças e encarar a interpretação literal da astrologia tradicional como a única. Vejo muita coisa útil na abordagem psíquica da astrologia moderna.

Os Modernos encaram as posições no mapa como potencialidades da alma, e os tradicionais encaram de forma determinista que aquilo ocorrerá na sua vida.

O que você acha desse assunto?

Pessoalmente, não é nem que eu queira ver o mapa como um espelho das nossas potencialidades por ser uma visão mais "confortável", mas é o que eu observo em mim. Aliás, acho a visão tradicional mais confortável, já que, se está "predestinado", não precisamos nos trabalhar e nos melhorar em nada.

Teca Dias disse...

Oi Vinicius
Eu em geral pego as "formulas" tradicionais como ponto de reflexão mais do que algo pre determinado na vida das pessoas, e muitas vezes podem servir como símbolo daquilo que a pessoa vive e dar informações importantes.
A Vênus é nossa capacidade de ter e dar prazer, de buscar e criar o belo, e a casa onde ela se encontra é a área da vida onde privilegiamos essa nossa capacidade. Se a Vênus de 8 estiver conectada com a sua viuvez, com certeza vai ser uma viuvez bem bonita, rs... Já vi autores renascentistas falando de dinheiro vindo de heranças com Vênus de 8, pois a casa 8 são os "valores herdados" e a Vênus era chamada de pequeno benéfico pelos antigos. O que verifico é que as Vênus de 8 são mais misteriosas, gostam de amores íntimos e precisam de confiança para se entregar, exatamente porque sabem - e não gostam disso - que podem perder o ser amado a qquer momento. A Vênus libriana gosta de coisas mais arrumadas e de bom gosto e pode proporcionar a vc boas maneiras de estar explorando casa 8 com charme e também uma compreensão mais profunda de sexualidade, vida e morte, e do prazer conectado a essa esfera da vida.
Resumindo, vc não precisa ficar viúvo para se conectar com sua Vênus de 8, mas a consciência de que uma união mais profunda significa correr o risco de perder e que saber usufruir da intimidade de uma maneira bela pode ser muito prazeroso, pode.
Respondi?
Abraço

Vinícius Dalí disse...

Respondeu sim, e sua descrição bateu bastante com a realidade aqui...

Abraços.