quinta-feira, 5 de março de 2009

Trânsitos de Vênus

“Ogum estava cansado da cidade e de seu trabalho duro de ferreiro. Queria voltar a viver na floresta, voltar a ser o livre caçador que fora antes. (...). Logo que os orixás souberam da fuga de Ogum, foram a seu encalço para convencê-lo a voltar à cidade e à forja, pois ninguém podia ficar sem os artigos de ferro de Ogum, as armas, os utensílios, as ferramentas agrícolas. Mas Ogum não ouvia ninguém e permanecia no mato. (...) Sem instrumentos para plantar, as colheitas escasseavam e a humanidade passava fome. Foi quando uma bela e frágil jovem veio à assembléia dos orixás e ofereceu-se para convencer Ogum a voltar à forja. Era Oxum a bela voluntária. Os outros orixás escarneceram dela (...). Ela seria escorraçada por Ogum e até temiam por ela, pois Ogum era violento, poderia machucá-la e até matá-la. Mas Oxum insistiu (...). Obatalá, que tudo escutava mudo, levantou a mão e impôs silêncio. Oxum o convencera, ela podia ir à floresta e tentar. Assim, Oxum entrou no mato e se aproximou do sítio onde Ogum costumava acampar. Usava ela tão somente cinco lenços transparentes presos à cintura em laços, como esvoaçante saia. Oxum dançava como o vento e seu corpo desprendia um perfume arrebatador. Ogum foi imediatamente conquistado pela visão maravilhosa (...). Ela dançava, o enlouquecia. Dele se aproximava e com seus dedos sedutores lambuzava de mel os lábios de Ogum (...). E ela o atraía para si e ia caminhando pela mata, sutilmente tomando a direção da cidade. (...). Quando Ogum se deu conta, eis que se encontravam ambos na praça da cidade. Os orixás todos estavam lá e aclamavam o casal em sua dança de amor. (...). Temendo ser tomado como fraco, enganado pela sedução de uma mulher bonita, Ogum deu a entender que voltara por gosto e vontade própria. E nunca mais abandonaria a cidade. E nunca mais abandonaria sua forja. (...). Oxum salvara a Humanidade com sua dança de amor.”
Reginaldo Prandi - Mitologia dos Orixás

A deusa do amor também se detêm pouco nos pontos do mapa para poder criar algum efeito muito duradouro. Apresentando a órbita mais circular de todos os planetas, com uma excentricidade menor que 1%, e com ciclo de 224,7 dias – movimento médio diário de 1°12’ -, esse planeta fica cerca de 18 dias em cada signo. Vênus sempre está próxima do Sol, como Mercúrio, e, se não está no mesmo signo, estará no anterior, no posterior ou em até dois signos antes ou depois, pois se afasta no máximo 46 graus da nossa estrela, sendo que cada signo tem 30 graus. O planeta Vênus é a nossa Estrela Dalva, vista ao entardecer ou ao amanhecer, e pode trazer uma visão agradável que melhora nosso dia. Vênus é muitas vezes chamado de “pequeno benéfico” nos manuais astrológicos - em contraposição a Júpiter, o “grande benéfico” -, e apesar do conceito de “maléfico” e “benéfico” ser hoje questionado, acompanhar os trânsitos venusianos pode ajudar quando precisamos de um pouco de beleza e prazer para aliviar o peso de processos mais difíceis que estivermos vivendo. Afinal, ver um campo florido no caminho para um dia difícil no trabalho pode muito bem nos relaxar e ajudar a melhorar as coisas.

O transito de Vênus costuma harmonizar e suavizar o fluxo das experiências e a expressão das energias pessoais, por vezes correspondendo a notícias agradáveis ou uma sensação de relaxamento. Podemos dar uma olhada nas efemérides e verificar onde Vênus estará atuando por algumas semanas quando estamos planejando uma viagem, uma festa ou mesmo uma aplicação financeira ou a compra de uma casa. É bom observar, principalmente, quando este planeta está próximo de alguma configuração de peso na carta pessoal, pois podemos receber algum tipo de cooperação que ajude a experimentar aquele ponto do mapa de maneira mais harmoniosa. Quando retrógrado, Vênus cria algumas complicações nos relacionamentos, e podemos entender errado os sentimentos dos outros, ou então entenderem errado os nossos. Isso ocorre a cada 16 meses, mais ou menos, e dura cerca de 40 dias, e não é a melhor época para se “discutir a relação” ou fazer jogadas arriscadas com dinheiro. Vênus fala de nossos valores mais pessoais e íntimos, e nos momentos em que esse planeta está retrógrado isso fica um tanto confuso.

A casa em que Vênus está passando no nosso mapa pode mostrar em que área de nossa vida podemos seduzir e/ou ser seduzidos para realizar algo. Nas casas da identidade - Ascendente, casa V e casa IX -, ganhamos um carisma extra para nos expressarmos e atrairmos os outros; nas casas materiais, casas II, VI e Meio do Céu, sentimos mais prazer em estar em um corpo físico e realizar tarefas concretas; nas casas mentais III, VII e XI, o encontro com outras pessoas e as trocas ficam mais divertidas e agradáveis; e nas casas da alma, IV, VIII e XII, as intuições internas e as relações afetivas ganham beleza e podem trazer momentos de inspiração e harmonia. Mas, exatamente pelas facilidades que Vênus traz, sempre corremos o risco de levar as coisas de maneira superficial quando lidamos com esse planeta, e aí, todos os elementos “benéficos” desse trânsito podem se traduzir como exibicionismo, preguiça, falsidade e perversão, gerando mais perdas, dramas e confusão do que proveitos reais.

Através dos trânsitos de Vênus podemos ver que área de nossa vida está ganhando energia para ser adornada e embelezada, onde podemos estar investindo para nos tornarmos mais Belos e Harmoniosos. Nosso livre arbítrio é a base em que se assenta qualquer previsão astrológica, e ter consciência de nossos valores reais é importante para se aproveitar beneficamente essa força venusiana. E para quem acha que beleza e prazer não são importantes, eu recomendo que fique alguns dias em um lugar - interno ou externo - que seja sombrio, com mal cheiro e sem conforto para ver como fica sua existência. A deusa do amor, com sua dança sedutora, pode resgatar coisas importantes em nossas vidas se prestarmos atenção consciente nela.

Um comentário:

Marcia Dib disse...

Teca querida
É bom acordar de manhã e ler uma orientação tão concisa e, ao mesmo tempo, esclarecedora sobre um trânsito.
Com certeza ajuda a planejar melhor o dia!
Beijo,
Marcia