domingo, 22 de fevereiro de 2009

Trânsitos de Mercúrio

“Exu não tinha riqueza, não tinha fazenda, não tinha rio, não tinha profissão, nem artes, nem missão. Exu vagabundeava pelo mundo sem paradeiro. Então um dia, Exu passou a ir à casa de Oxalá. (...) Na casa de Oxalá, Exu se distraía vendo o velho fabricando os seres humanos. Muitos e muitos vinham visitar Oxalá, mas ali ficavam pouco (...). Exu ficou na casa de Oxalá dezesseis anos. Exu prestava muita atenção na modelagem e aprendeu como Oxalá fabricava as mãos, os pés, a boca, os olhos, o pênis dos homens, (...), a vagina das mulheres. Exu não perguntava. Exu observava. Exu prestava atenção. Exu aprendeu tudo.”
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi

Se você olhar para um esquema do sistema solar, vai ver que Mercúrio parece um satélite do Sol, e no céu está sempre ou no mesmo signo, ou no anterior ou no posterior da nossa estrela. Em seu movimento direto caminha 1°30’ por dia, mas a cada 3 meses ele vai, aparentemente, parar e “andar para trás” - o que chamamos de movimento retrógrado - por cerca de 20 dias. É por isso que, apesar de seu movimento ser mais rápido que do Sol, ele completa seu caminho em torno do zodíaco mais ou menos junto com ele.

O mensageiro dos deuses é rápido demais para que possa ter alguma influência mais profunda em seus passeios pelo zodíaco. Mas, assim como o Sol e a Lua, a observação do seu movimento sobre nosso mapa pode ajudar na compreensão do nosso funcionamento cotidiano e ajuda muito no planejamento do dia-a-dia. A palavra chave para Mercúrio é comunicação, e seu trânsito estará trabalhando nessa dimensão. Quando em Fogo, esse planeta excita a mente a ficar mais extrovertida e direta, deixando as conversas entusiasmadas e acaloradas; quando em Água se conversa mais sobre relacionamento e disposições emocionais; quando em Terra os planejamentos e ambições concretas ganham maior destaque; se em Ar, as especulações e teorias mais abstratas e o encontro social parecem ter maior interesse. De forma bem semelhante à Lua, Mercúrio acaba refletindo as disposições gerais, o que pode ser levado em conta quando se planeja um dia específico. Esse deus é o protetor dos ladrões, do comércio e das encruzilhadas, e prestar atenção nele pode ajudar a entender muitos dos truques que nossa mente nos prega. Assim, por exemplo, se você precisa “discutir a relação” com alguém em um dia que Mercúrio está em signo de Fogo, seria bom que antes fosse à academia malhar bastante ou ao estádio assistir o jogo de futebol do seu time do coração, pois aí pode gastar um pouco dessa energia mais individualista que Mercúrio estará irradiando, evitando discussões inúteis. Do mesmo modo, se, por exemplo, é preciso tomar uma decisão sobre mudança de emprego em um dia que Mercúrio está mergulhado em signo de Água, é bom conversar antes com alguém sobre suas motivações inconscientes e suas necessidades emocionais para ter um pouco mais de clareza a respeito do que se está fazendo. Observando por onde anda esse planeta, você poderá aproveitar sua estada em Terra para analisar e colocar em movimento suas necessidades concretas ou aproveitar os momentos em que ele passeia pelo Ar para se dedicar à parte mais complexa da sua tese de mestrado ou se encontrar com amigos e conseguir novas motivações mentais.

Esse planeta tem muito do Mago do Tarô, e isso quer dizer que ele tem muitos truques. Um momento particularmente importante de se observar isso é quando ele está retrógrado, pois a comunicação se torna confusa, as ordens são mal interpretadas, os planos dão errado, as cartas postas no correio não chegam no destino, se fala sem pensar, somos mal compreendidos e também compreendemos mal os outros, fazendo com que muitos mal-entendidos ocorram por motivos fúteis. Saber quando Mercúrio está retrógrado pode nos ajudar a evitar alguns desses problemas, já que temos consciência de estarmos num momento potencial de mal-entendidos e devemos dedicar mais tempo no planejamento de uma viagem, ler com mais cuidado os contratos, assim como levar em conta a possibilidade de ser inevitável certas confusões na comunicação. É bom contar com atrasos e com ter que refazer alguma coisa nesses períodos. Os movimentos parecem truncados quando Mercúrio está retrogrado, e não vai adiantar tentar fugir do engarrafamento pegando um atalho, pois a rua paralela está mais parada ainda. Então, ligue o rádio, relaxe e tenha paciência.

Outra coisa interessante de observar no movimento mercuriano no céu é quando ele entra em aspecto com algum planeta de nosso mapa natal, pois sua energia comunicante pode nos mostrar como aquele ponto funciona em nós e criar sincronicidades que permitem vislumbrar novas soluções para as tensões internas representadas pelos planetas em conflito no mapa. Lembre-se que Mercúrio é rápido, e os aspectos com os pontos de nosso mapa duram apenas 4 ou 5 dias, então é sempre bom registrar os insights que vêm à mente nesses momentos para não perdê-los.

Observar Mercúrio nos ajuda a perceber os movimentos de nossa mente e como criamos a partir dela. Mercúrio é análogo a Exu, o mais jovem dos Orixás na mitologia dos povos iorubás, mas que é o primeiro a ser saudado. “No princípio era o Verbo“, nos conta São João. A curiosidade, a capacidade de compreender e de comunicar ligadas a esse planeta podem nos ajudar a construir nosso cotidiano de maneira mais consciente. Nossa mente pode não ser a única coisa responsável pelas nossas criações, mas é uma auxiliar muito importante. Aqui vai uma história para ilustrar isso:

“Bem no princípio, durante a criação do universo, Olofim-Olodumare reuniu os sábios do Orum para que o ajudassem no surgimento da vida e no nascimento dos povos sobre a face da Terra. Entretanto, cada um tinha uma idéia diferente para a criação e todos encontravam algum inconveniente nas idéias dos outros, nunca entrando em acordo. (...). Então, quando os sábios e o próprio Olofim já acreditavam que era impossível realizar tal tarefa, Exu veio em auxílio de Olofim-Olodumare. Exu disse que para obter sucesso em tão grandiosa obra era necessário sacrificar cento e um pombos como ebó. Com o sangue dos pombos se purificariam as diversas anormalidades que perturbam a vontade dos bons espíritos. Ao ouvi-lo, Olofim estremeceu, porque a vida dos pombos está muito ligada à sua própria vida. Mesmo assim, pouco depois, sentenciou: ‘Assim seja, pelo bem de meus filhos’. (...) Exu foi guiando Olofim por todos os lugares onde se deveria verter o sangue dos pombos para que tudo fosse purificado e para que seu desejo de criar o mundo assim fosse cumprido. Quando Olofim realizou tudo que pretendia, convocou Exu e lhe disse: ‘Muito me ajudaste e eu bendigo teus atos por toda a eternidade. Sempre será reconhecido, Exu, serás louvado sempre antes do começo de qualquer empreitada’.”
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi

Esse é um planeta que, em seu caminhar pelo zodíaco, pode nos dar preciosas dicas para entender o que perturba os bons espíritos que nos ajudam a criar nosso mundo.

Nenhum comentário: