domingo, 25 de janeiro de 2009

Trânsitos de Sol e Lua: O Passeio dos Luminares

Quando fazemos a leitura de um mapa e verificamos os trânsitos, geralmente desprezamos os movimentos de Sol e Lua por eles serem muito rápidos e difíceis de se lidar de maneira consciente. A Lua muda de signo a cada 2 dias mais ou menos e o Sol a cada mês. Nesse sentido, seus trânsitos não ajudam a entender ou resolver problemas de longo prazo, mas podem nos revelar muito a respeito de nossos estados de espírito e ajudar no movimento cotidiano. É interessante notar principalmente as Lunações, ou seja, os momentos em que Lua e Sol se encontram em conjunção - Lua Nova - e em oposição - Lua Cheia. Essa dança de encontro e oposição entre os luminares no céu, onde o Lua funciona como mediadora da luz solar para a Terra, vai marcando o ritmo de nossa vida durante o ano. É por isso que temos tantos rituais marcando as luas novas e cheias em todas as culturas durante a história humana, e ainda em nossos dia encontramos reflexos disso em rituais esotéricos. Podemos entender muito sobre a dualidade em que vivemos - masculino/feminino, certo/errado, saúde/doença, ativo/passivo, etc. - através das lunações, percebendo que hora estamos mais fechados, hora mais abertos, hora estamos plantando, hora buscamos a colheita. Sabendo em que áreas de nossa vida as lunações estão acontecendo, é possível planejar esse movimento de maneira a obter maior consciência, principalmente naquelas lunações que envolvem outros planetas de nosso mapa Natal.

Amanhã, por exemplo, dia 26 de janeiro, estamos tendo uma Lua Nova a 6°30’ de Aquário, onde, além do Sol e da Lua, temos também Júpiter em conjunção. Veja no mapa em que área da sua vida essa conjunção está ocorrendo e tente ver como você lida com as questões dessa casa e o que você gostaria de modificar ali. Na área de nossa vida regida pelo signo de Aquário, temos uma tendência a ser “coletivos”, gostar de trocar idéias com nossos grupos de amigos, e onde temos esperança na Humanidade e em nossa capacidade de resolver as coisas de maneira racional. Na Lua Nova temos uma grande concentração de energia, que podemos usar para mudar aquilo que não nos satisfaz naquela área específica de nossa vida, empreendendo novos começos. Toda Lua Nova é uma fase de renovação, que estimula a casa em que se realiza. A ativação de planetas pela Lua Nova é especialmente importante, seja através de conjunção, oposição, quadratura ou trígono, principalmente, e um ótimo momento para conscientizar e reorientar esses pontos ativados de maneira benéfica. Então, se você tem algum astro em signo de Ar (em Gêmeos, Libra ou Aquário) ou em signos Fixos (Touro, Escorpião, Aquário ou Leão) preste atenção no seu estado de humor e tente perceber como funciona a dinâmica das áreas de sua vida envolvidas nessa lunação. Lua Nova é o momento de agir. Assim sendo, se você tem algo novo para começar nessa área de sua vida, esse é o momento. A Conjunção do nosso luminar emocional e inconsciente com o luminar da consciência individual traz um momento de força para nossa integração interior, e é por isso que a possibilidade de renovação e de uma nova forma de encarar a vida pode ser plantada nesse momento. Se você for acompanhando as lunações através do seu mapa natal, com certeza vai poder perceber uma continuidade nas decisões tomadas na Lua Nova ou sendo postas em prática nesses momentos, até que essa nova postura se torne algo natural.

Já na Lua Cheia temos uma dispersão de energia, e o que você irá ver nesse momento será aquilo que, conscientemente ou não, foi plantado na Lua Nova. Na Lua Cheia esse luminar parece ser do mesmo tamanho que o Sol, e as forças do inconsciente ganham tanta força quanto as do consciente. Esse é um momento propício para meditações e reflexões que levem a um encontro com essas forças inconscientes disponíveis. Porém, aqui, temos a oposição entre o Sol e a Lua, um aspecto de tensão entre os luminares, e por isso nos confrontamos com questões de áreas que aparecem como dual em nossa vida, e podem trazer estresses quando olhadas desde o ponto de vista individual. A dificuldade em se lidar com essa dissociação aparece em muitas das estatísticas feitas em Lua Cheia, onde se vê um aumento da violência e de surtos psicopatológicos, cuja melhor imagem é a do Lobo escondido que vêm para fora e transforma aquele tranqüilo cidadão em Lobisomem. Esse é um momento em que podemos ver aquilo que estivemos guardando no inconsciente, e quanto mais agudas forem as divisões internas e a falta de integração, mais difícil será lidar com a Lua Cheia, que acaba ativando o isolamento e o medo interno. Entretanto se conseguirmos olhar para nossos problemas de integração de maneira holística e reflexiva, podemos ver soluções novas e aproveitar os insights vindos do inconsciente. Oposição é um aspecto que fala de relacionamento com um Outro, e por é isso que temos mais vontade de sair e realizar encontros sociais nesses dias quando estamos bem nas áreas iluminadas pela Lua Cheia.

Retomando o exemplo desse mês, na próxima Lua Cheia, dia 9 de fevereiro, teremos o Sol em Aquário, agora em conjunção com Netuno, em oposição à Lua em Leão, a 21° desses signos. Se você conseguiu ver as questões da área da sua vida regidas por Aquário na Lua Nova, na Lua Cheia você vai estar vendo como essas questões são refletidas na área oposta, regida por Leão. Se na casa onde temos Aquário queremos ter nosso grupo de amigos e afins para compartilhar nosso caminho Humano, na casa onde temos Leão queremos desenvolver nossa capacidade de sermos únicos e reconhecidos como especiais. Como podemos conciliar essas duas energias? Essa é uma Lunação em que podemos perceber as dificuldades de estar integrando a nossa individualidade no grupo, e também entender que o que dá movimento no grupo é o encontro de várias individualidades únicas e especiais em si mesmas. Preste atenção nisso na próxima Lua Cheia.

Semana que vêm vamos reabrir o boteco para falar das lunações nas casas.

4 comentários:

Vinícius Dalí disse...

Olá.
Seu blog é bem interessante, tem me ajudado a interpretar alguns trânsitos.

Só senti falta dos aspectos do Sol e Lua com os planetas natais.

Tenho ascendente em 24° de Aquário, e Saturno em 10° de Peixes, na casa 1. Em poucos dias o Sol estará fazendo uma conjunção com Saturno.

O que percebi quando o Sol transitava na minha casa 12 foi um período de muita introspecção, e após fazer conjunção com o ascendente e adentrar a casa 1, como se fosse realmente um novo nascimento. A treta é que esse meu saturno sempre me deu muita dor de cabeça, e queria entender melhor como a conjunção do Sol vai me afetar. (Se de maneira positiva, pois o Sol vitaliza a casa onde está) ou se pode acentuar a minha deficiência saturnina.

Teca Dias disse...

Oi Vinicius, fico bem contente quando consigo ajudar no entendimento dos processos pessoais, então, obrigada.
Aiaiaiai, e falta mesmo relacionar os Luminares com um monte de coisas, e eu espero realmente conseguir fazer isso tudo um dia... Atualmente ando pensando em coisas tão extravagantes, que está difícil, mas eu chego lá.
Vamos à sua questão. Primeiro, parabéns por conseguir se sintonizar assim com os movimentos solares. Como ele é a fonte de energia do nosso sistema, acompanhar seus movimentos e aproveitá-los pode economizar bastante força para usos mais interessantes do que brigar com as coisas como são. Quando o Sol entra na casa 12 temos mais luz para encontrarmos conosco mesmos, e isso bem aproveitado pode fazer com que quando o Ascendente se ilumina novos conteúdos possam ser expostos e utilizados.
Bueno, e que vou dizer sobre o Sol iluminando seu Saturno quando vc acha que o que esse titã te oferece é uma deficiência? Por mais que Saturno seja considerado na astrologia tradicional como regente de Aquário, nós sabemos que na mitologia ele castrou mesmo Urano. Mas só assim a Vênus pode surgir, né? Estou lendo um livro de neurociência que com certeza deve ter sido escrito por um Aquariano, pois o sonho dele é "um mundo onde o cérebro humano se libertará, enfim, de sua sentença de prisão de milhões de anos (...) numa cela orgânica constritiva e limitada, vulgarmente conhecida como corpo". Pois enquanto existir Saturno, esse delírio aquariano não vai rolar (Oxalá!). Então se eu conseguisse ser objetiva (um dia...) e tivesse que responder com sim ou não, te diria que sim, o Sol vai iluminar sua dor de cabeça saturnina, mas isso pode ser positivo, se vc conseguir reagir a essa limitação de maneira também positiva, ou seja, não focando o que falta, mas entendendo a possibilidade de construção mais profunda de quem vc é e de como vc se expressa no mundo. Claro que isso vai ser mais fácil ou mais difícil conforme o resto do mapa: se vc tem um caráter muito extrovertido provavelmente terá que fazer um exercício mais consciente de estruturação interna.
Sabe, Vinícius, eu particularmente gosto muito de Saturno, pois acho que é ele que possibilita a construção de coisas reais no mundo concreto e portanto a possibilidade de mudanças estruturais, mesmo significando ter que ir mais devagar. Acredito que vale a pena esse movimento.
Boa Sorte, e conte com minha torcida.

Vinícius Dalí disse...

Teca, obrigado pela resposta =p

Eu imagino alguém que quer muito ser engenheiro mas tem uma deficiência séria em matemática. Penso na deficiência como sendo Saturno, e acaba atrapalhando muito sim, mas aí nós temos duas opções: aceitar e desistir ou esforçar até que se domine a matemática. E depois de dominar a matéria com esforço, acabamos sendo melhores que muitos que tem facilidade inata com a matéria.

Concordo com você em relação a Saturno. Se tudo fosse doce e fácil, onde estaria a graça?

Agradeço por seus votos. Na verdade eu sou bem introvertido e acabo percebendo essas "marés" com alguma facilidade. Não está fácil, mas é por isso mesmo que nós amadurecemos, certo?
=]

Teca Dias disse...

Puxa, Vinícius, dificuldade em matemática é muito a cara de Saturno em Peixes, e vc escolher engenharia também é muito a cara desse Saturno no ascendente... Saturno é chamado de Cronos pelos gregos exatamente por ser aquele que ensina através do tempo, e portanto algo que fica um tanto sem sentido quando se é jovem. O pior mesmo é essa vozinha que fica falando quão absurdo é o nosso sonho... Enfim, Saturno traz amadurecimento, sim, mas principalmente traz uma estrutura interna nascida da experiência de vida, e isso significa que chega uma hora em que entendemos e provamos que não existe nada que seja impossível, mesmo que algumas pessoas gostem de acreditar nisso.
Mas eu tenho uma boa e uma má notícia para vc: a boa notícia é que Netuno está começando a passar sobre seu Saturno, e a má notícia é que Netuno está começando a passar sobre seu Saturno, hehehe... É bom porque vc vai sentir que muitas das barreiras que eram sólidas vão começar a se dissolver, e talvez isso possa ser um tanto confuso e assustador se essas barreiras tinham alguma função protetora. De qquer maneira, isso pode te ajudar bastante no entendimento da lógica matemática, que exige às vezes que saiamos da lógica mais mercuriana.
Não é fácil mesmo, Vinicius, mas te garanto que vale a pena...
Tudo de bom!