sexta-feira, 25 de julho de 2008

Leão e a Busca de Si

"A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas.
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida..."
Mario Quintana - poeta leonino.

É difícil pensar nesse signo sem evocar a imagem do Leão com juba ao vento a la “Contos de Narnia”, radiante e seguro de si. Mas essa fantasia criada pelos almanaques astrológicos não corresponde aos leoninos e leoninas de carne e osso, mesmo que eles adorem essa evocação. Se uma pessoa tem muita coisa em Leão, isso apenas quer dizer que ela está tentando desenvolver confiança em si mesmo, tentando ser receptiva a tudo que a rodeia, tentando descobrir quem é e como expressar sua criatividade. O Leão pode até parecer confiante, mas o problema dele, em geral, é o contrário, exatamente por passar muito tempo pensando só em si. Afinal, se você olha no espelho e não vê ninguém, que significado pode encontrar na vida? Esse signo regido pelo Rei Sol e onde o Guerreiro Marte se Exalta, é o exílio de Urano e onde Netuno está em queda, mostrando que a facilidade de se expressar individualmente pode ter mais dificuldades do que se pensa quando exposto para o coletivo.
A preocupação dos signos de Fogo com as possibilidades do futuro também é compartilhado por Leão. Em Áries, como vimos, essas possibilidades dizem respeito à ação, liderança e desafio, e em Sagitário ao Caminho da Vida. Em Leão, estão ligadas à realização de sua própria personalidade, à seu próprio mito pessoal. Lembrando que no fundo de cada signo de Fogo há uma criança que mitifica o mundo, Leão, mais que Áries e Sagitário, mitifica a si mesmo, podendo ser tão idealista e romântico a ponto de ser comovente. Ele também sofre da clássica decepção de Fogo nos dias de hoje, quando descobre que a vida real não é tão mágica assim e que a linda princesa tem o mau hábito de não querer ser salva de jeito nenhum, uma vez que está aprendendo a fazer isso sozinha. O que estou querendo dizer é que Leão se colide frontalmente com alguns aspectos da vida que ele não aprecia muito. Só quando o leonino consegue se ater à imagem interior de si e abandona a exigência de que o resto do mundo siga seus ideais, conseguindo intuir que ele é mesmo um herói, é que seu grande amor à vida floresce, mesmo quando lhe é exigido algum ajuste à realidade comum. Esse, porém, é um processo de maturação e, enquanto isso não ocorre, é bem visível, principalmente para quem convive com um Leão, sua tendência a se apegar ao ideal e se enfurecer quando ele não se ajusta àquilo que o cerca no trabalho, no amor, na família ou nos amigos. Leão fará de tudo para superar a própria mesquinhez, ambigüidade, ou tudo o mais que ele identifique como mal (e que faz parte da psique humana, diga-se de passagem), e fará um grande esforço para ser honrado em seus contatos. Nada em que Leão se meter pode ser frio ou impessoal, pois ele tem necessidade de pintar um quadro com traços largos e irrestritos. Ele pode até parecer exibicionista, mas ser o mais distinto e pessoal é o que o faz feliz e tão carismático. Nesse largo e colorido mundo de gentleman, a intromissão de mesquinharias e banalidades não é bem vinda.
Os leoninos dão a impressão, embora quase sempre isso seja inconsciente, de que esperam que alguém cuide deles e limpe tudo após sua passagem, pois estão muito ocupados com coisas mais importantes. Eles não têm a intenção de tratar as pessoas como serviçais, mas é que passam tanto tempo nesse mundo imaginário de fantasias criativas, que acabam não percebendo as dificuldades que criam para as outros. As pessoas podem até fazer concessões por algum tempo à grandiosidade leonina, mas se cansam e, aí, o Leão terá que enxergar que o mundo lá fora não orbita à sua volta, como ocorre em seu mundo interior, e, além disso, a vida das outras pessoas continua sem ele. Leão é regido pelo Sol, é a Criança Divina do zodíaco, e, para a criança, o mundo é uma misteriosa extensão de si mesma. Por isso homens e mulheres de Leão têm dificuldade em compartilhar o palco, e muitas vezes encontrarão saídas, manifestas ou sutis (pois também existe o Leão sutil), para ocupar o espaço que lhe foi “usurpado”. Eles podem espezinhar o sentimento dos outros quando estão muito presos à sua fantasia. Nessas horas Leão pode se tornar insensível às emoções e necessidades das outras pessoas, a menos que lhe seja mostrado, de forma absolutamente clara, o que está fazendo. Embora goste de se mostrar e aparecer para os outros, como toda criança o leonino tem medo de ser mal amada, medíocre, subestimada e de passar desapercebida. Às vezes ele terá que enfrentar o afastamento de sua platéia para entender que o mundo é povoado de outras criaturas humanas, importantes e diferentes dele, para começar sua verdadeira aventura para dentro e, assim, encontrar-se com sua verdadeira origem divina.
Todo signo Fixo tem que fazer o caminho interno para aprender a lidar com a grande concentração de energia que dispõe e, na astrologia médica, o coração é o órgão leonino. O processo de escutar o coração é algo que aperfeiçoamos a vida toda, e Leão precisa aprender que só ali ele encontrará o que tanto procura.

Nenhum comentário: