sexta-feira, 11 de julho de 2008

Astrologia de Boteco Lunático: Descubra Sua Lua e Cuide-Se

O signo lunar descreve nossa natureza emocional, o modo como se responde instintivamente ou se reage a eventos e ao ambiente. Caso a Lua não esteja excessivamente inibida por outros aspectos - ou por um forte condicionamento cultural em sentido contrário - reagimos naturalmente à vida conforme seu signo. Por isso é mais fácil nos identificarmos com o signo lunar do que com o Sol ou mesmo o Ascendente, pois ele estará atuando em nosso cotidiano, em nossos hábitos e rotinas. Aqui encontramos tanto a maneira como somos filhos quanto a nossa capacidade de sermos mães, para homens e mulheres. A Lua mostra como nos sentimos seguros e confortáveis, como lidamos com o corpo físico, e também como fazemos para nos afastar de tudo quando precisamos descansar ou fazer uma pausa. É bem interessante entender quando estamos agindo através da Lua, pois esse costuma ser nosso comportamento mais inconsciente, onde nos falta objetividade, e muitas vezes nos coloca em situações um tanto duvidosas. É através da Lua que nos ligamos às outras pessoas e à vida em geral, mas deixá-la guiar sempre nosso caminho pode nos fazer extremamente carentes. O equilíbrio aqui é fundamental.
Tracy Marks, em seu livro Astrologia da Autodescoberta (ed. Pensamento, 1989), sugere uma lista de frases para cada signo lunar, e ao longo dos anos eu tenho feito minha própria coleção de frases correspondentes às sensações lunares. Como a Lua fala do nosso lado emocional, muitas dessas frases colocam situações que a Lua se identifica, e é mais fácil fazer a conexão. Então, divirta-se.

Lua em Áries
“Ou eu sou o primeiro cavalo do time, ou não sou nenhum” (John Fletcher)
“Eu posso prometer ser franco, mas não posso prometer ser imparcial” (Goethe)
“Nós somos odiados pelas pessoas que tentam dirigir nossas vidas em nosso lugar.” (Diane Wakoski)
Essa é uma Lua realmente independente, por mais que isso possa parecer contraditório. Crianças com Lua ariana vão mostrar muito cedo aos pais que pretendem bater a cabeça sozinhos e ficam bem felizes quando chega a hora de ir para a creche ou a escola. Impulsiva e valente, essa Lua se sente confortável quando tem liberdade e encorajamento para mostrar sua individualidade. Quando se sente desanimada ou frustrada, ela vai buscar novos desafios e atividades para se sentir segura. É preciso cuidado para que a busca do prazer e da excitação momentânea não domine a vida da pessoa, pois isso pode levar à falta de realidade e substância. Mas essa Lua sabe como fazer para se divertir quando a caminhada está muito pesada, e mesmo que sua franqueza possa trazer alguns problemas, ela sempre vai poder contar com a sinceridade de suas emoções.

Lua em Touro
“Firmeza é aquela qualidade admirável em nós mesmos que é detestável obstinação nos outros” (Anônimo)
“Ele é sempre o mesmo amigo: sempre bem humorado, sempre contente em vê-lo, sempre triste quando você parte... tão simples, tão bom e tão afetuoso” (Kenneth Graham)
“Se eles tentam me apressar, sempre digo: ‘tenho somente outra velocidade, e essa é mais lenta.’” (Glenn Ford)
A Lua está exaltada em Touro, portanto o sentido de segurança emocional é bem forte e concreta aqui. Essa é uma Lua que adora contato físico, carinhos e beijinhos sem ter fim, e possui grande confiança em seu corpo. Os sentidos são aguçados e a boa comida, a boa bebida e a boa companhia são ótimas maneiras de fazer com que ela se sinta confortável e segura. O perigo está em se manter escravizado por esses prazeres e por um pragmatismo que pode fazer a vida ficar bem estéril em nome de um conforto que acalma. É importante que a pessoa não se abandone a essa compulsão por segurança e por ter todas as formas de prazer externo que o dinheiro pode comprar, percebendo que o vazio da sensação de falta de valor não pode ser preenchido dessa maneira. Quando se consegue ter consciência das reações lunares em Touro, é possível controlar a compulsão e aproveitar a possibilidade mais profunda de dar e receber calor e devoção que essa Lua possibilita.

Lua em Gêmeos
“Eu penso que penso; logo, penso que existo” (Ambrose Bierce)
“Se você não pode confundi-los com agudeza intelectual; desconcerte-os com tolices” (Anônimo)
“Um homem deve viver somente para satisfazer sua curiosidade” (Provérbio Hebraico)
Essa é uma Lua falante, que precisa se comunicar e é receptiva a tudo que a estimule mentalmente. A comunicação e os padrões de pensamento terão um tom emocional, sendo comum a pessoa perceber que suas tentativas de decisão racional são falhas por que a resolução já havia sido tomada pela percepção emocional dominante na situação. Quanto maior for o conhecimento sobre o mundo e sobre as pessoas, maior será sua sensação de segurança e, apesar da mente ter uma tendência a devaneios e fantasias, há uma indicação de grande criatividade na comunicação. É através da reflexão e da reformulação que a pessoa se adapta às mudanças, num processo onde se adota a visão daqueles que estão próximos e reflete-a de volta. Essa capacidade receptiva e reflexiva possibilita à Lua se projetar imaginariamente nos outros e intuir o que eles sentem ou pensam e, com isso, a pessoa se sente ligada à vida através da descoberta, do conhecimento e do relacionamento empático. O perigo mais óbvio aqui é a hiper racionalização, onde se perde aquilo que realmente se sente em meio a tantas teorias a respeito. Os pensamentos compulsivos podem tornar a vida da pessoa uma eterna busca de estímulo intelectual, pois nessa área ela se sente segura. Mas quando se é cuidadoso com a Lua geminiana, ela pode proporcional uma verdadeira comunicação de almas.

Lua em Câncer
“Suponho que a coisa mais absolutamente deliciosa na vida é sentir que alguém precisa de nós” (Oliver Schreiner)
“Para se salvar os caracóis se encolhem no agasalho de suas conchas, onde aguardam salvos e pacientes até que os elementos se acalmem” (Isabella Gardner)
“Não posso viver sem aquele cobertor. Não posso encarar a vida desarmado.” (Linus - Charles Schultz)
Câncer é regido pela Lua, e isso quer dizer que nosso satélite está em casa aqui. A vida familiar e doméstica dará segurança emocional pelo sentimento de fazer parte de uma estrutura afetiva. O mundo inconsciente lunar se combina com a sensibilidade canceriana para criar um ambiente afetivo capaz de aconchegar até os seres mais endurecidos. O lar - principalmente o de origem - é o retiro e o santuário para onde se volta quando a vida pressiona demais, sendo comum pessoas com esse posicionamento reagirem à dor buscando as mesmas recompensas que tinham na infância. Há, porém, o perigo de os sentimentos que eram condenados pelos pais - ou que entram em desacordo com o estilo ideal familiar - acabem sendo negados ou reprimidos por causa do medo de instabilidade que causam. É importante a pessoa prestar atenção nas próprias reações quanto aos lugares e pessoas com quem convive, pois sua sensibilidade para a qualidade dos ambientes influenciam sobre maneira seu humor. Cuidado também é necessário para não conseguir as coisas se fazendo de vítima e enchendo o ambiente de culpa.

Lua em Leão
“Meu verdadeiro centro era uma enorme capacidade de amar tudo à minha volta” (Malvina Hoffman)
“Somos todos vermes, mas creio que sou um verme ardente” (W. Churchill)
“Qualquer um tem direito à minha opinião” (Anônimo)
A Lua leonina gosta de brincar e ser espontânea, e precisa de muito amor e devoção para se sentir segura. Como o grande perigo para Leão é se apegar a uma platéia, e a Lua é nossa maneira de lidar com o público, aqui o risco de se perder a majestade e se tornar um tirano é grande. A Lua em Leão precisa de maneiras criativas para expressar seus sentimentos, aprendendo a se alimentar emocionalmente de maneira saudável em lugar de ficar esperando que os outros a supram. Assim é possível parar de querer dominar as pessoas e passar a experimentar a grande satisfação emocional de se ter o coração aberto para a vida - com suas dores e alegrias - e viver intensamente o amor por si que se reflete no amor aos outros. A grande força que impulsiona qualquer coisa em Leão é o amor, e a capacidade dessa Lua criar um ambiente amoroso e criativo é enorme. Por isso vale tanto a pena aprender a se nutrir criativamente em vez de dar esse poder aos outros.

Lua em Virgem
“Quando estou ocupado com as pequenas coisas, não me pedem para fazer as maiores” (S. Francisco de Sales)
“Não agonize. Organize” (Anônimo)
“Você pode conter um mundo enorme num pequeno plano restrito” (May Sarton)
Virgem não é um signo que goste de emoções fortes, e a Lua virginiana geralmente tem bastante trabalho para não ficar criticando tudo que sente. Essa, porém, é uma Lua que tem muito prazer em cuidar de si, da sua alimentação, de fazer os rituais diários de higiene e consegue ouvir o próprio corpo de maneira muito precisa, o que facilita muito a sua cura em momentos de doença. A Lua em Virgem se sente segura quando está sendo útil, mas a ansiedade pode fazer com que ela se ocupe compulsivamente para não entrar em contato com sentimentos “fora do lugar”, ou com as “imperfeições” humanas, o que acaba fazendo com que, pela lei do equilíbrio, também não consiga acessar as emoções mais prazerosas e a própria divindade. A capacidade analítica e organizacional dessa Lua precisa aprender a valorizar todas as suas experiências emocionais de maneira amorosa, pois só assim ela será capaz de realmente nutrir de maneira idônea e eficaz como deseja.

Lua em Libra
“Ele precisava dos olhos dos outros para ver-se e dos sentidos dos outros para sentir-se” (Malcon X)
“O meio para se obter a resposta sim sem ter feito nenhuma pergunta óbvia é ser encantador” (A. Cammus)
“Não quero viver - quero primeiro amar e, por falar nisso, viver” (Zelda Fitzgerald)
A segurança e o bem estar da Lua libriana são buscados através da beleza e da harmonia. Essa é uma Lua que tende naturalmente à cooperar com os outros, a agradar e estabelecer relacionamentos diretos que sejam mutuamente gratificantes. Como toda Lua de ar, essa também tem um processo de desenvolvimento mental marcante, o que pode fazer com que se crie uma ênfase demasiada na aparência ou na harmonia superficial, sendo incapaz de admitir a discordância ou qualquer coisa que possa gerar confronto ou isolamento. Essa Lua pode até comprar brigas de outros, mas em seus relacionamentos se coloca em posição de dependência tentando conquistar os favores do parceiro. O conforto emocional que essa Lua necessita se dá através dos relacionamentos seguros com os outros, mas ela precisa aprender a primeiramente ter um relacionamento seguro consigo mesmo, e para isso precisa experimentar alguns momentos de desarmonia em nome de um contato mais autêntico e profundo. Assim, essa Lua poderá realmente honrar suas necessidades de beleza e harmonia criando ambientes e relacionamentos que acalmem e elevem de maneira genuína, mesmo que desacordos ocorram de vez em quando.

Lua em Escorpião
“Poucos homens chegam a qualquer lugar exaurindo os recursos que residem dentro deles. Há fontes profundas de forças que nunca são usadas” (Comandante Richard Byrd)
“Errar é humano, perdoar não é nossa política” (Anônimo)
“Aquilo que não me destruir me tornará mais forte.” (Friedrich Nietzsche)
A Lua está em queda quando em Escorpião, pois nosso satélite busca conforto, mesmo que isso signifique se apoiar em ilusões, e Escorpião quer intensidade e precisa da verdade para se movimentar. Isso faz com que a Lua escorpiniana busque privacidade e controle para se sentir segura. A capacidade escorpiniana de sondar abaixo da aparência superficial faz com essa Lua consiga construir um alicerce sólido e profundo para si mesmo, e assim ela pode utilizar os recursos próprios e dos outros em seus relacionamentos íntimos de maneira eficaz. Claro que uma Lua com todo esse poder emocional pode cair fácil na tentação de manipular os outros para suprí-lo daquilo que precisa. A criança de Lua em Escorpião geralmente entrou em contato cedo demais com as forças da morte e da sexualidade, criando um medo profundo de ser subjugada e fazendo com que se desenvolvesse uma desconfiança que ensina a esconder os verdadeiros sentimentos. Com isso, a habilidade natural de se receber nutrição e de se auto nutrir se tornam mais difíceis, e é necessário um trabalho consciente para que se aprenda a expressar as facetas mais suaves e vulneráveis de modo a se experimentar a verdadeira comunhão que procura. E, claro, isso tem que começar através do contato e do cuidado consigo mesmo, pois enquanto a Lua escorpiniana não conseguir confiar em si mesmo para cuidar de seus sentimentos mais profundos, ela sempre vai encontrar parceiros duvidosos que confirmem sua desconfiança.

Lua em Sagitário
“Aquele que tem um motivo para viver pode suportar quase tudo” (F. Nietzsche)
“Não avalie suas promessas rompidas como um crime. Ele queria cumpri-las como pretendia fazer, na ocasião” (K. Green)
“Se o céu não permitisse, quem poderia reconhecê-lo,/ E quem encontraria Deus se não fosse ele mesmo parte da divindade?” (M. Manilius)
Essa é uma Lua com coração generoso, que procura elevar-se acima das dificuldades através do bom humor e sendo uma boa companhia. Em Sagitário, a Lua, porém, não se adapta com facilidade à rotina e quando está insegura acaba se focando demasiado no futuro, adiando ou evitando ações imediatas e buscando atividades escapistas. Com isso ela só consegue aumentar o seu vazio interior, com brincadeiras inconvenientes e passando de uma atividade para outra, de uma pessoa para outra, numa busca infindável para se furtar da responsabilidade de sua própria vida. Em Sagitário, a Lua precisa aprender a direcionar seu prazer por explorar o mundo interno e externo para entender e aceitar seus verdadeiros sentimentos e conceder-se suas verdadeiras necessidades. Só assim ela será capaz de desenvolver a liberdade interior que tanto almeja, o que implica responsabilidade em suas relações e contato com o Deus interior que tanto a inspira.

Lua em Capricórnio
“A habilidade de resistir à frustração é que nos mantêm vivos” (Abbie Hoffman)
“Meus sentimentos não podem ser postos em jogo/ Estou cheio de memórias e dúvidas/ Penso que é melhor me acostumar com elas do que correr o risco” (Cryer e Ford)
“Agarre-se ao que for difícil” (Rainer Maria Rilke)
Essa é uma criança muito responsável desde muito cedo, e as histórias de infância que costuma contar são realmente bem difíceis. Capricórnio é o exílio da Lua, pois é um lugar onde ela precisa trabalhar conscientemente para poder se nutrir emocionalmente, já que isso lhe foi negado por aquilo que aparece como destino externo. A segurança aqui é dada pela sensação de auto-suficiência, e muitas vezes isso vai levar à falta de contato com as necessidades mais profundas de contato, afetividade e aceitação. Essa Lua precisa das estruturas sociais e tem grande prazer em ser reconhecida por sua capacidade de compromisso e de realizar seus objetivos. Por isso ela vai se sentir bem no trabalho, com muitas responsabilidades em suas mãos. Como tudo em Capricórnio, essa Lua tem que aprender a se afastar dos padrões de negação em que foi criada e desenvolver sua própria estrutura, fruto de sua experiência de vida. Para isso é preciso entrar em contato com os sentimentos de vulnerabilidade que tanto teme e descobrir que a verdadeira força e auto-suficiência que busca acolhe, em vez de negar, a grande sensibilidade da sua criança.
Lua em Aquário
“Ela parece dotada de uma mente forte que a protegerá da emoção excessiva” (George Sand)
“O único jeito de ter um amigo é ser um amigo” (Ralf Waldo Emerson)
“Eu sou um pouco surdo, um pouco cego, um pouco impotente e, coroando tudo isso, tenho duas ou três fraquezas abomináveis, mas nada destrói minha esperança” (Voltaire)
Aquário dá à Lua a capacidade de sentir-se parte da família humana, e cria um grande prazer de interagir com uma variada gama de pessoas. A sensação de conforto e integração é dada através dos amigos e dos grupos de interesse, que também são muito variados. Existe uma esperança na Humanidade que alimenta essa Lua profundamente, e faz com que ela busque se envolver em atividades que visem contribuir para o bem geral. A Lua aquariana adora se sentir singular e original e cultiva cuidadosamente suas habilidades mentais e sociais. A sensação de insegurança, porém, pode fazer com que ela se torne fria e distante quando se trata de relacionamentos íntimos, pois assim ela pode se manter segura em um amor geral por uma humanidade abstrata. Aprender a ser amiga de suas emoções e sensibilidade faz parte do seu aprendizado, pois só aceitando a variedade de sentimentos que possui da mesma maneira que aceita a variedade de opiniões que a cerca é que ela será capaz de nutrir de verdade a si e aos outros em vez de ficar criando interações sociais por não estar satisfeito consigo mesmo.

Lua em Peixes
“Eu sou eu mesmo e o que está ao meu redor e, se não salvar isso, não serei salvo” (José Ortega y Gasset)
“Sempre sinto vergonha de pedir. Assim, dou. Isso não é uma virtude. Trata-se de um disfarce” (Anais Nin)
“Somente com o coração se pode ver claramente; o essencial é invisível aos olhos.” (Antoine de St. Exupéry)
Essa Lua precisa de seus preciosos momentos de devaneio, onde possa vagar pelo mundo dos sonhos e da fantasia. A Lua pisciana estabelece vínculos de maneira empática e está sempre aberta às fontes de inspiração internas e externas. Ela irá se beneficiar particularmente com a música, a dança e as artes em geral, que propiciam um canal para suas vastas emoções. Um canal emocional tão amplo pode conduzir muitas vezes a estados negativos e destrutivos também, principalmente quando as fantasias e idealizações se tornam maneiras de escapar da insegurança e dos problemas concretos. Muitas vezes essa Lua irá se concentrar nos problemas e necessidades dos outros, cuidando do bem estar daqueles que a cerca, na ilusão de que isso substitui a vivencia dos próprios sentimentos e necessidades, e, quando isso não ocorre, a pessoa se sente vitimizada. Existe um descontentamento espiritual que essa Lua experimenta intimamente e que torna difícil a sua adaptação às necessidades terrestres cotidianas. É preciso aceitar que nem todas as visões interiores são passíveis de realização imediata, mas que alguns sonhos são possíveis de se concretizar quando transformamos inspiração em ação. Essa Lua é capaz de fazer uma ponte entre seu imenso universo inconsciente e sua vida cotidiana, não para cuidar dos outros e se sentir amada, mas para que esse mundo interno ganhe forma e, assim, beneficie a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Teca!

Meu nome é Anderson! Tenho 27 anos. Já estive circulando pelo seu BLOG antes! Que por sinal está de Parabéns!! Muito bom seus artigos!!!

Minha Lua está no signo de Capricórnio e na Casa 2, ela rege as casas 8 e 9 (tenho signos interceptados). Além disso tenho seu dispositor Saturno, no signo de Escorpião, onde a Lua estaria em sua posição de queda! Podemos dizer que minha Lua esta DUPLAMENTE DEBILITADA!!!

Sou um Pisciano ATÍPICO!! Não demosntro o que sinto, não gosto de mostrar para AS PESSOAS meus sentimentos! Talvez seja por medo de críticas ou sentir-me fraco diante dos outros, tento expor uma postura mais centrada diante das situações mais difíceis!!

Não tive uma infância muito fácil, problemas com familiares por conta de finanças, e uma mãe rígida dentro do lar, mas que eu a amava muito!!

Tenho Aquário na cúspede da casa 4! Se considerarmos como regente deste signo Saturno, ele está Retrógrado em escorpião na casa 12. Já dá para ter uma noção das dificuldades que o mapa promete para o assunto FAMÍLIA.

Plutão já está a 5 graus de Capricórnio! Minha Lua está a 15 graus deste signo, conjunta a Vega! Tenho pensando muito nas consequências que irão surgir durante essa passagem pela minha Lua natal!!!

Ainda esqueci de citar que tenho dois planetas Arianos quadrando a mesma! Marte (9 grau) se VÊnus (17 graus) conjuntos em Áries na casa 5!

Tenho muito receio desse transito! Confesso que gostaria de manter minha postura emocional sempre assim!!

Tem SEGREDOS que PRECISAM ser GUARDADOS e devem ser mantidos até a morte com você! POIS ACABA POR DESTRUIR OUTRAS PESSOAS TB CASO A VERDADE VIER A TONA!!

Beijos

Anderson

Teca Dias disse...

Ui, Anderson, vc merece uma resposta mais longa para suas dúvidas. Se pucer me mandar um e-mail diretamente, seria melhor: terecriss@hotmail.com.
Pelo que entendi, seu ascendente é Sagitário, com Sol na 3, é isso? E onde está seu Júpiter? Ele pode trazer boas saídas para essa dor capricorniana.
Bom, meu caro, quanto aos segredos, eles não protegem ninguém, apenas envenenam a psique, e esse é o material que mais alimenta Plutão. Quando vc fala que tem que proteger alguém da verdade, vc enfraquece essa pessoa, tira o poder do outro de vivenciar o proprio destino. Nossas pequenas defesas se revelam de papel quando têm que enfrentar Plutão. A única ferramenta que possuimos para passar pela transformação plutoniana é nossa coragem de ver a verdade, mesmo com medo, mesmo achando que vamos ser destruídos por isso. Não só com relação aos grandes segredos, mas as nossas pequenas motivações sombrias também. É importante dar nomes corretos aos bois, verificando onde estamos chamando de autruísmo, sabedoria e amor nosso egoísmo, nossas obscessões e nossas manipulações. Mas, Anderson, eu te garanto que vale a pena esse trabalho duro com nossa sombra. Somos dirigidos por essa obscuridade psiquica sem percebermos, e quando olhamos o monstro nos olhos ele perde a força. E mais, essa força que era direcionada contra o nosso crescimento,em favor de uma falsa proteção, se transforma em fonte de luz para uma compreensão mais profunda da vida. Esse é um processo de libertação sem igual. O que vc chama de postura centrada, na verdade é uma postura apoiada no medo, e esse medo é falso, logo, sua postura é centrada em algo que não existe. Isso pode deixá-lo cego, e Plutão apenas vai tirar sua venda. Coragem, meu caro, o mundo está pleno de coisas fantásticas para serem vividas além das nossas defesas. Se quiser conversar mais, me escreva.
Um beijo
Teca