quarta-feira, 11 de junho de 2008

Astrologia de Boteco Cabeça: Encontre seu Mercúrio e Descubra Muitos Pontos de Vista

De volta ao nosso papo de boteco, aqui coloquei algumas indicações de caminhos mercurianos pelos signos. Entender como a nosso raciocínio funciona pode ajudar a evitar alguns truques da nossa mente, que deve sempre servir a nossa essência e não desviá-la. Então divirta-se com esse deus que tem asas nos pés.

Mercúrio em Áries
Quando Mercúrio está no guerreiro ariano a vivacidade mental do planeta ganha em rapidez e no gosto por desafios mentais. Com um Mercúrio de Fogo Cardinal as atividades mentais se darão através do envolvimento com o mundo, onde o desafio de se saber mais serve como trilha para afinar e adestrar essa poderosa arma que é a mente. Essa combinação simboliza contatos rápidos, fáceis, francos e abertos, criando trocas curtas, aguçadas e resolutas. A combinação Mercúrio-Áries, geralmente, está ligada a pessoas com opiniões fortes e que assimilam idéias confrontando-as com aquilo que vivem, ou seja, são pessoas que gostam de criar polêmicas e só desviam de seu ponto de vista se as experiências pessoas provarem que estão errados. Tenho observado maneiras bem divertidas desse Mercúrio se manifestar em pessoas que adoram fazer jogos de palavras, falar de trás para frente ou inventar palavras que traduzem situações de maneira genial.
Mercúrio em Touro
As habilidades mercuriais se voltam para a construção e compreensão do mundo dos corpos concretos, quando esse planeta é encontrado na Terra Fixa de Touro. Por isso, a mente estará voltada muito mais para aquilo que é sensível e para o que pode ser realizado materialmente. A forma da pessoa se comunicar tende a ser calma e cautelosa, e a política adotada é a de esperar para ver, pois esse Mercúrio joga a sério. O Mercúrio taurino é particularmente interessado em negócios que exigem planejamento detalhado a longo prazo, pois nessa posição ele se torna um padroeiro de grandes golpes, nunca de batedores de carteira. Esse é um Mercúrio que se envolve com questões que merecem comprovação, e geralmente as novas idéias precisam de muita pesquisa anterior antes de serem aceitas, o que leva a argumentações muito sólidas e de difícil contestação.
Mercúrio em Gêmeos
A capacidade de comunicação e de pensamento organizado ganha destaque aqui, criando uma grande necessidade de estímulo mental e fazendo com que o caráter inquisitivo ganhe evidência. A pessoa busca tratar os fatos e teorias do modo mais lógico possível, pois, por mais que já saiba algo, estará sempre ansioso reorganizando o terreno para acomodar mais fatos e mais teorias. Como está sempre alertas para as novidades, o Mercúrio de Ar Mutável acaba tendo facilidade para encontrar novos pontos de vista e também de assimilar as observações mais apropriadas sobre as coisas. É preciso expressar essa capacidade de combinar e analisar as coisas e de usar a mente tão rapidamente, por isso esse Mercúrio costuma usar todos os recursos disponíveis para se comunicar, com gestos, caras e bocas, e tudo o mais que estiver ao alcance, inclusive, por vezes, falando tão depressa - para poder acompanhar com as palavras o veloz fluxo mental - que acaba dizendo muita coisa que parece sem sentido ou então tropeçando nas próprias palavras. Estando em casa, esse deus pode se comunicar de maneira muito confortável, mas é sempre bom lembrar de seus truques, e que se ele fica solto para fazer o que quiser, pode acabar se metendo em encrencas bem complicadas. Claro que sempre se pode contar com sua capacidade de encontrar saídas, mas é bom ficar atento para que a saída não leve a mais problemas.
Mercúrio em Câncer
Quando Câncer e Mercúrio se envolvem, a curiosidade e os talentos intelectuais se voltam para a base subjetiva emocional, ou seja, os desejos e analises vinculam-se aos próprios sentimentos e ao ambiente afetivo que se vive. Isso cria uma capacidade de descrição pitoresca dos acontecimentos, de provocar reações emocionais com as palavras e de pensar sob formas de imagens e de representações simbólicas, pois se utiliza de uma lógica que absorve com facilidade o conteúdo emocional das coisas, mesmo quando o que entra em seu campo de análise desafia as leis da lógica mais formal e abstrata. Isso pode criar alguns problemas a esse Mercúrio em grupos de lógica mais limitada, pois ele chega a conclusões a partir de sua base emocional e não matemática, e pode ser difícil entender a construção de sua racionalidade aparentemente confusa. Na verdade o que ocorre é que o caminho feito por esse Mercúrio, através das coisas e acontecimentos que o tocam emocionalmente, é mais cheio de sutilezas e mais difícil, porém absolutamente significativo. Acompanhar esse deus pelos canais das Águas Cardinais de Câncer é muitas vezes desconcertante e sempre surpreendente em sua capacidade de entender os subtextos.
Mercúrio em Leão
Aqui o prazer criativo se liga aos talentos mentais, e o pensamento costuma ser tão expansivo que passa por cima dos detalhes para alcançar as questões maiores, para além da situação concreta do momento. Há uma tendência a assimilar as coisas de forma um tanto inocente, e um desejo de descobrir todas as possibilidades de desenvolvimento possíveis, fazendo com que a pessoa olhe para além da aparência em busca de perfis mais amplos. É comum encontrarmos esse posicionamento em pessoas caladas que convivem internamente com um diálogo ininterrupto, pois Leão, como os outros signos fixos, tem sua maior motivação dentro de si. Como qualquer planeta em Leão, a habilidade tem que ser reconhecida, e Mercúrio aqui dará a capacidade de abordar os contatos superficiais e as conversações de forma afável e sincera, mas, se provocada, a pessoa pode reagir com ostentação e arrogância intelectual, já que a insegurança a faz desejar ser importante. A identidade pessoal dada a esse Mercúrio, porém, acaba criando idéias bastante cálidas, entusiastas e úteis.
Mercúrio em Virgem
Esse domicílio discriminativo de Mercúrio faz com que a pessoa busque coisas novas na tentativa de ver as antigas sob outro ângulo, para poder, assim, reestudar todo o material disponível de acordo com as transformações que vive. O analítico e planejador signo de Virgem faz com que Mercúrio goste de ordenar suas idéias, colocando os fatos em ordem, criando uma abordagem metódica e didática através de uma lógica prática e de distinções claras, tanto no pensar quanto na formulação do pensamento. Esse é um signo que se realiza servindo aos outros, e aqui Mercúrio buscará isso alargando seu conhecimento útil e procurando aplicações práticas para seu saber. Os talentos mentais muitas vezes se voltam para os aspectos da saúde, da vocação e/ou dos serviços prestados. Com o gosto que esse posicionamento dá por coleções e classificações, quando a energia mental se distorce existe o perigo de se exagerar nos detalhes para tentar dominar as incertezas, ou então se apegar demais ao que sabe, criando dificuldades para mudar e fazer as transformações necessárias em sua visão de mundo. Como aqui Mercúrio também está comodamente em casa, seus truques podem ser mais eficazes, principalmente quando cria generalizações para situações individuais.
Mercúrio em Libra
O processo de pensamento aqui são orientados no sentido de se entender e manter a harmonia e os acordos entre as pessoas. A mente geralmente se volta para o equilíbrio interior buscando a compreensão e a análise das situações, dos ambientes, das outras pessoas e de si mesmo que desestruturam e que restauram a harmonia. Geralmente a maneira como se comunica é amigável e atraente, já que esse Mercúrio escolhe as palavras com cuidado, dando o melhor de si para ser claro; não tanto no interesse da própria clareza, mas para não causar ofensas desnecessárias. Esse padrão pessoal de pensamento e esse cuidado nos contatos faz com que a pessoa ajeite situações difíceis - mais do que resolva - de modo a não haver confrontos reais. Isso pode levar a considerável vacilação quando se trata de fazer escolhas, pois cria uma tendência a se deixar influenciar pelas idéias dos outros, transformando a capacidade amigável de se relacionar com as pessoas e de aceitar as idéias dos outros em uma verdadeira tortura mental de dúvidas e indecisões. Muitas vezes também esse Mercúrio usa idéias dos outros como se fossem suas, como no mito do deus que rouba o gado de seu irmão, mas o faz de maneira tão encantadora que é difícil não se sentir lisonjeado por isso.
Mercúrio em Escorpião
No Hades, Mercúrio voltará sua curiosidade para o lado oculto dos fatos, das pessoas e de si mesmo, fazendo com que a capacidade de análise e os arranjos mentais busquem as profundezas da psique, trazendo discernimento das áreas que estão além da consciência. Com base nos sentimentos, pessoas com esse posicionamento são capazes de fazer narrativas bem detalhadas de pessoas e acontecimentos, pois quanto maior a incerteza da situação - algo típico quando se mexe com os labirintos inconscientes - maior será a necessidade de se saber das coisas, fazendo com que a análise seja levada cada vez mais adiante até que o assunto tenha sido profundamente esmiuçado. O aprendizado é feito “fermentando” as coisas, refletindo sobre elas e vivenciando-as emocionalmente, até que a luz se faça. Esse processo dá uma aparência de passividade e inércia externa, mas é um mecanismo absolutamente efervescente internamente, criando um conhecimento tão profundamente ancorado que o indivíduo terá grande dificuldade quando tiver que mudar de idéia. Isso cria certa escravidão, principalmente se a pessoa achar que pode usar os fatos coletados e analisados para conquistar poder pessoal sobre os outros, pois isso a levará a defender a todo custo suas opiniões, que, naturalmente, quanto mais emoções tiverem mais aferrada será sua defesa, e mais polarizada a pessoa se sentirá. Esse processo de compreensão e de organização mental cria pessoas muitas vezes cínicas, e os outros com quem convive têm que se acostumar com a habilidade dela cutucar feridas.
Mercúrio em Sagitário
No vasto horizonte sagitariano, Mercúrio se torna um pesquisador da verdade e se volta para os ensinos chamados superiores, aqueles que lidam com princípios e códigos de pensamento. A comunicação tende a ser animada e cheia de idéias entusiastas, e a forma de aprender será construindo sínteses que abarquem a totalidade da experiência humana e do que se vive. Assim, a pessoa costuma se mover por várias linhas de pensamento para comunicar suas idéias. O Mercúrio de Fogo Mutável faz isso com tanto dinamismo e mostrando tanta certeza, que fica difícil discutir ou discordar. Normalmente esse deus é sincero e bem pouco diplomático, pois sua curiosidade filosófica e teológica pode fazê-lo esquecer das necessidades mais sutis de uma comunicação pessoal. Quando a força mercurial se distorce aqui, a pessoa costuma adotar ideologias solidificas das quais não consegue se separar em suas análises, limitando a capacidade de aprender e de se aprofundar no conhecimento, criando uma ansiedade que a faz enfatizar demais o próprio ponto de vista e a recusar a visão dos outros. É importante estar alimentando esse Mercúrio com novas abordagens filosóficas para que ele tenha sempre um horizonte a descobrir e possa, assim, expandir sua vivencia em vez de se meter em encrencas.
Mercúrio em Capricórnio
O pensamento direto, concreto, orientado e planejado é a característica mais óbvia desse posicionamento de Mercúrio, assim como uma forma de se comunicar sóbria, reservada e um tanto tímida. Há um grande interesse intelectual pelas estruturas sociais e institucionais e também pela história, além de uma necessidade de construir um pensamento ordenado e realista. Capricórnio dá uma grande capacidade de concentração à Mercúrio e por isso ele se atêm muito à viabilidade de seus projetos intelectuais. A pessoa costuma saber se adaptar às prerrogativas das autoridades e como se expressar para que seja reconhecido socialmente. Quando confusa, a mente pode ser invadida por idéias pessimistas e de rejeição, pois esse Mercúrio é particularmente sensível a críticas, fazendo com que a pessoa se agarre ao pensamento formal e ao senso comum, muitas vezes abrindo mão de sua originalidade, e distorcendo sua capacidade de criar idéias sóbrias, lógicas e concretas para compreensão - e não só aceitação - do mundo exterior. Mas não se engane com a aparente seriedade desse Mercúrio em Terra Cardinal: esse é um deus capaz de ver, se divertir e tirar proveito das incoerência daquilo que costumamos chamar de realidade.
Mercúrio em Aquário
Aqui Mercúrio se diverte envolvendo-se com todo tipo de teoria que possibilite o desenvolvimento de análises lógicas e sistemáticas sobre as influências da vida no pensamento humano: tudo que ele encontra pelo caminho será trabalhado logicamente para formar um sistema compreensível das relações humanas. Por isso temas como “o Homem” ou “a Natureza” o fascinam, e qualquer área de tensão será abordada intelectualmente no sentido de aumentar seu entendimento desses temas. A mente aquariana é humanitária e igualitária, portanto esse Mercúrio não se confinará a um único indivíduo em sua necessidade de pensar, trocar idéias, construir seu ponto de vista ou fazer contatos, buscando sempre várias pessoas e situações ao mesmo tempo para ver o que deve ser feito e pensado para desenvolver o plano mais adequado. Essas pessoas têm os ouvidos e olhos muito abertos para as opiniões e teorias dos outros, fazendo com que tenham consciência da falta de sentido das defesas a qualquer custo das ideologias. Mas quando se trata das ações e relações pessoas, podem se mostrar bastante fixos em suas excentricidades, como, por exemplo, um macrobiótico com infecção generalizada que se recusa a tomar antibiótico. O Mercúrio aquariano, porém, terá sempre uma visão interessante do futuro e boas idéias de como podemos viver de maneira mais verdadeira e livre.
Mercúrio em Peixes
A vontade de arranjar, classificar e analisar as experiências dada por Mercúrio, quando ganha cores piscianas, segue padrões que podem ser considerados ilógicos, mas inegavelmente bonitos. Em Água Mutável, esse deus opera de modo não estruturado, governado pelos sentimentos e por um grande desejo de mudança. A tendência comum é de não analisar nem assimilar as coisas, mas de buscar a compreensão e a verdade da vida através do simbólico, que não é auto-evidente e precisa da vivência emocional para ganhar significado. Esse Mercúrio é absolutamente imaginativo e se guia por coisas que “não existem”, pois não se trata de uma realidade óbvia para todo mundo. Por isso esse Mercúrio não acha nada de estranho em acreditar-se em coisas fantásticas ou mágicas. A maneira de contatar e trocar idéias com os outros costuma ser reservada, simpática e cheia de compreensão, muitas vezes ajudando as pessoas através de conversas, mesmo quando o conteúdo informativo do que dizem seja pequeno. A vida se organiza muito ao redor das emoções, que entram no pensamento e na comunicação em geral, pois as qualidades reflexivas e a curiosidade mental estão voltadas para dentro e querem buscar respostas aos “por quê” e “para quê” das mais aflitivas condições de vida. Convivendo nessas condições intelectuais por si confusas, quando Mercúrio se vê frustrado aqui, sua tendência é a de se afastar mais ainda da realidade concreta e tentar construir formais muito primitivas para justificar os medos que paralisam seu racional, o que pode se tornar uma armadilha bem terrível. A melhor maneira de se contactar esse deus fugidio é através da comunicação artística, seja ela visual, poética ou musical.

4 comentários:

WillyKit disse...

Tenho que declarar minha admiração por este blog. Foge do comum...uma brisa fresca em relação á astrologia. Estou esperando com curiosidade o mês de julho, esperando a definição canceriana. Abraços!

Teca Dias disse...

Puxa vida, Tati, obrigada! Assim eu fico sem graça... mas bem feliz também de saber que estou no caminho certo. Valeu! Um abraço
Teca

Anônimo disse...

Não li nada igual, é absolutamente poético, vc por acaso tem mercúrio em peixes ?

Teca Dias disse...

Ui, obrigada anônimo. Meu Mercúrio não é pisciano mas está na casas 12, que me dá acesso a esse mundo poético de Netuno mesmo.