quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novo Ciclo de Urano

A Astrologia trabalha com ciclos, como a vida nesse planeta. Os ciclos astrológicos se iniciam com Áries, pois esse signo traz exatamente a energia dos começos. Quando o Sol entra em Áries temos o equinócio de primavera no hemisfério norte, quando o dia e a noite têm o mesmo tamanha depois de um período de noites maiores que as dias. Tudo que está em equilíbrio precisa mover-se para não se transformar em estagnação e Áries significa exatamente a quebra do equilíbrio que gera movimento e vida. O círculo astrológico funciona muito mais como uma espiral aberta do que como um círculo fechado, pois a cada novo início temos a chance de começar algo novo, que passa pelos mesmos pontos, mas com uma nova consciência adquirida através da caminhada anterior. Como no Ocidente associamos Equilíbrio com Harmonia, muitas vezes nos apegamos a esse momento efêmero e sofremos quando ele passa. O I Ching diz que as coisas não podem permanecer unidas para sempre, pois isso levará certamente à estagnação, já que o “chi” pára de mover-se e, como resultado, temos a morte.

Urano rege a mudança e o inesperado. A atuação deste planeta está associada a todo tipo de ruptura de padrões preestabelecidos e tradicionais. Assim como no céu - onde o planeta mostra que não existem regras e nem padrões rígidos - também na sua função astrológica Urano é responsável pela quebra de estruturas restritivas, para permitir o acesso ao novo, ao não tentado, ao diferente. Quando este acesso às mudanças se encontra bloqueado ou impedido, a ação uraniana se manifesta através de revoltas, revoluções e explosões em todos os sentidos. O reconhecimento de Urano no céu ocorreu em 1781, em meio à Declaração de Independência americana e à Revolução francesa, e nesses dois movimentos conseguimos identificar as novas facetas que Urano traz para nossa consciência. Tanto a declaração de que todos os homens nascem iguais e têm o direito à busca da felicidade, quanto o mote “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” fazem parte dos novos ideais que Urano vem plantar no coração dos Homens. Urano cria rupturas através da consciência que semeia a idéia de que podemos ser mais livres e felizes do que somos na atual estrutura, e faz isso mostrando de maneira escancarada toda a injustiça e limitação em que vivemos e nos perguntando por que aguentamos isso. E enquanto estivermos vivendo restrições injustas no planeta, parece que Urano vai continuar a trazer rupturas violentas.

Alguns astrólogos já andam falando de Guerras e lutas pelo mundo por associarem o arquétipo de Áries, que é do Guerreiro, ao de Urano, que é do Revolucionário, e nesse sentido interpretam os conflitos que estão explodindo no Oriente Médio, com a ajuda do expansivo Júpiter, que já está em Áries. Eu, entretanto, concordo mais com a corrente que associa as manifestações no Líbano e no Egito aos eclipses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, e acho importante estarmos pensando a respeito de que tipo de Guerra e que tipo de Revolução podemos esperar nos dias de hoje através de Urano em vez de fazer essa associação direta. A análise astrológica tem muitas semelhanças com a análise se sonhos, e por isso precisamos do sonhador para ganhar sentido em vez de fazer apenas uma listagem de possíveis significados. Assim, quando falamos de processos coletivos, temos o sonhador e o intérprete misturados, e precisamos de mais recursos para fazer a análise. Uma das coisas que gosto de usar para isso são os livros de História.

Urano tem um ciclo de 84 anos e 3 dias, e nesse ano de 2011, com sua entrada em Áries, podemos esperar o início de um novo processo de consciência humana e de mudanças da nossa mentalidade enquanto coletivo. Vamos, então, dar uma olhada no que estava acontecendo a 84 anos atrás e verificar as mudanças que ocorreram, observando como se concretizaram as idéias de liberdade nesse ciclo que está terminando agora. No ciclo anterior, a passagem de Urano por Áries começou em abril de 1927 e foi até junho de 1934.

A primeira coisa que salta aos olhos quando verificamos o que aconteceu entre 1927 e 34 não é nenhuma guerra em particular, mas toda a armação do cenário sócio-político-econômico para a 2ª GG. Alguns fatos que, em linhas bem gerais, podem ilustrar isso:

- Os países começam a se desligar da Liga das Nações, órgão de união entre as nações que se propunha a gerar soluções justas e conjuntas para os conflitos mundiais após a Primeira Guerra. A razão disso foi que a Liga não dava conta de criar uma solução rápida para os problemas gerados pela 1ª Grande Guerra ou qualquer outro conflito, pois era necessária a decisão unânime de todos para se gerar qualquer ação. Bom, me parece que ainda hoje não temos como colocar em prática esse refinado conceito anarquista, e continuamos a viver na base da “farinha pouca, meu pirão primeiro”.
- E falando em anarquistas, Trotsky é deportado da Rússia por Stalin, que efetiva a eliminação de toda a concorrência para sua ditadura.
- Sandino começa a ofensiva conta as tropas dos EUA que haviam invadido a Nicarágua, e vai estruturar sua ditadura, assim como em Portugal Salazar começa sua campanha entre os militares enquanto revoltas estouram pelo país.
- Rei Alexandre da Iugoslávia dissolve o governo e abole a constituição, enquanto na Espanha começa o troca-troca de governos que vai gerar a terrível Guerra Civil posteriormente.
- O Japão invade a Manchúria
- Mussolini e o Vaticano assinam o Tratado de Latão, criando o Estado do Vaticano e tornando a Itália um Estado Confessional, ou seja, o país se torna um Estado Católico, transformando em lei secular essa doutrina religiosa.
- Acontece a Grande Depressão nos EUA, quando Roosevelt assume o poder e implementa o New Deal, que controla os preços dos produtos, aplica os recursos do governo em obras de infra estrutura e diminui as horas de trabalho para gerar empregos. A inauguração do Empire State no final desse ciclo de Urano é bem significativa.
- Por fim, mas não menos importante, temos toda a articulação da tomada de poder pelos nazistas na Alemanha, começando com o primeiro discurso de Hitler em Munique em 15/3 de 1929, em 1930 o Partido Nacional Socialista surge nas eleições como o segundo maior da Alemanha e começam os boletins da SS limitando o comportamento dos seus membros, de modo a manter o partido “ariano” - como o significativo boletim de 1931, que comunica que os soldados da SS precisam de autorização do departamento de raça do partido para se casar -, Mein Kampf vira sucesso, é fundada a GESTAPO, polícia política nazi, em março de 1933 e por fim Hitler é nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg.
- No Brasil temos a Revolução de 30, com a subida de Getúlio ao poder e a Revolta Constitucionalista de 32.

Parece que há no ar problemas urgentes a serem tratados, e pouquíssima articulação, flexibilidade e paciência para se resolver as coisas de maneira coletiva. Nada melhor que um tirano, no sentido grego do termo, para resolver os problemas do meu quintal, mesmo que isso signifique jogar lixo no quintal do vizinho. Mas paralela a toda essa armação, outras coisas também estão acontecendo, que parecem também apontar para a mudança de mentalidade que está sendo proposto por Urano:

- Gandhi, que já vinha fazendo discursos libertários e boicote aos produtos ingleses, inicia a Campanha de Desobediência Civil.
- Chico Xavier também começa seu trabalho com Urano entrando em Áries, abrindo um novo caminho espiritual no interior católico e tradicional do interior de Minas Gerais de uma maneira mansa e pacífica.
- As mulheres começam a votar efetivamente no Brasil em 1932, depois de terem tido seus votos anulados em 1928, e nos EUA várias mulheres que pilotavam aviões exigem o direito de tirar prevê para voar oficialmente, conquistando isso.
- Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Bopp lançam o movimento antropofágico, que garante ser possível absorver tudo que vem de fora e criar coisas novas passando por um olhar pessoal. Também é nessa época que se formam as escolas de samba do Rio de Janeiro, que modernizam o samba, que era um derivado do maxixe, criando um novo ritmo, que até hoje nos caracteriza.
- Freud tem seu trabalho reconhecido no mundo, e a primeira sociedade de psicanálise da América Latina é aberta em São Paulo. Também é nesse periodo que a psicanálise é taxada de “ciencia judaica”, e excluida da Alemanha. Isso faz com que os fundadores da psicanálise se expalhem pelo mundo, ensinando e praticando-a.

Outra coisa que o movimento uraniano acompanha são os avanços tecnológicos, pois, desde a invenção dos instrumentos de pedra, nosso horizonte cresce com a criação de nova tecnologia. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a enorme quantidade de asteróides e outros corpos celestes que foram avistados, principalmente por astrônomos alemães, graças as novas lentes que estavam sendo feitas por ali. E, claro, não podemos esquecer das primeiras fotografias feitas de um novo planeta, o ainda inclassificável Plutão (a última que ouvi, fala que Plutão vai deixar de ser planetoide e se transformar em um bi-planeta com Caronte, sua talvez ex lua). Parece unânime a associação entre a descoberta de Plutão e o deflagar da 2ª Guerra. Outra coisa que acontece nesse periodo de Urano em Áries é o primeiro voo de Lindenberg sobre o Atlantico Norte, entre Nova York e Paris, e o brasileiro João Ribeiro de Barros faz Cidade do Cabo/Fernando de Noronha de avião aqui no Atlantico Sul, também pela primeira vez. Companhias Aéreas surgem pelo mundo, como a VARIG e a Pan Air, no Brasil, ou a Ibéria, na Espanha. Essa também é a época aurea dos dirigíveis, inclusive com o Zeppelin alemão completanto a inédita volta ao mundo. No cinema é exibido o primeiro filme sonoro da história – The Jazz Singer -, a tv nos EUA ganha os primeiros serviços analógicos e alguns testes com a tv a cores. A Dupon apresenta a primeira borracha sintética, um novo elemento químico, o Halogênio, é descoberto, e a vitamina C é isolada pela primeira vez. Adoraria comentar cada um desses tópicos para pensarmos juntos o que significaram em termos de mudança de mentalidade, mas como já escrevi um montão e isso aqui é um blog e não uma tese, deixo aqui essa pequena listagem para vocês pensarem a respeito.

Antes de terminar gostaria de colocar outro recurso muito bom para entendermos uma época, que é verificarmos o que aconteceu com as crianças que nasceram nesse período de Urano em Áries, para assim verificarmos que tipos de ícones frutificaram com essas novas sementes trazidas por Urano. Não sei se sou só eu, mas fiquei alegremente surpresa ao encontrar aqui os principais líderes de movimentos de liberdade do século XX. Vejam só as crianças que estão nascendo entre 1927 e 1934:

Dalai Lama
Che Guevara
Martin Luther King
Harvey Milk
Yasser Arafat
Mikhail Gorbatchev
Desmond Tutu

Lindas sementes, não? Calma, antes de se animar demais vamos lembrar que Paulo Maluf e ACM, que possuem uma atuação no mínimo duvidosa em termos de liberdade, também fazem parte dessa geração. Não creio que esses personagens passem para a posteridade como as citadas anteriormente, mas é interessante pensar que essas figuras se mantiveram civis em meio a uma ditadura militar.

Ok, já falei demais e ainda não falei de tudo que gostaria. Estamos em um ano de Mercúrio, então tenho essa desculpa. Obrigada por me acompanharem até aqui. Se vocês agüentarem, ainda tenho algumas coisas que andei coletando por aí para entender esse novo início do ciclo de Urano, e assim que der continuarei publicando. Quero também fazer uma análise mais simbólica de tantos fatos e verificar as pistas que temos para o novo ciclo uraniano que se inicia em março de 2011. Vamos ver se dou conta de escrever tudo que minha cabeça anda me apontando...

6 comentários:

Filomena Nunes disse...

Viva Teresa.

Adorei o seu texto que tenho pena de não poder partilhar no facebook, por exemplo.

Quero dar-lhe os parabéns pelo trabalho de pesquisa histórica e apenas fazer o seguinte reparo:

A primeira travessia do Atlântico foi feita por 2 portugueses, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, precisamente Lisboa/Rio de Janeiro.

A travessia do Atlântico Norte por Lindberg ocorreu 5 anos depois. Mas parece que os portugueses têm vergonha da sua história e nas enciclopédias muito raramente se fala deste pioneirismo nem se preocupam em repor a verdade dos factos sublinhando este feito histórico.

Os americanos, ao contrário, são muito orgulhosos dos seus feitos (e não há crítica nas minhas palavras..) e fizeram questão de serem conhecidos mundialmente como tendo sido os primeiros a atravessar o Atlântico. Mas, ao dizerem que foi a travessia do Atlântico Norte, pressupõe que alguém atravessara já o Atlântico Sul.

Deixo-lhe aqui o link da Wikipédia para poder consultar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Viegas_Gago_Coutinho

Muito agradecida,

Um abraço :))

Filomena

Teca Dias disse...

Oi Filomena, que bacana saber da dupla portuguesa! Mas pelo que vi no link que vc mandou da wikipedia, eles fizeram a travessia em 1922, com Urano ainda em Peixes. Talvez possamos pensar que a viagem deles traz mais uma imagem de fim de barreiras, e de trabalho em conjunto, enquanto os aviadores posteriores trazem a marca da iniciativa pessoal. Aliás, esse Gago Coutinho era genial, não? Bem estilo Santos Dumont.
Muito obrigada
Beijo

Filomena Nunes disse...

Sim Teca, é verdade. Úrano ainda ficou em Peixes por mais de 4 anos. Mas, sendo uma travessia aérea (Úrano), não deixa de ser a um Oceano (Peixes).. E Portugal é do signo de Peixes.

Põe-se a questão do pioneirismo. Mas pode fazer o horóscopo do momento da partida a partir destes elementos: Lisboa, 30 de Março de 1922 às 16,30'

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_travessia_a%C3%A9rea_do_Atl%C3%A2ntico_Sul

Para já, o Sol e Vénus estão em Áries. Úrano está conjunto ao DC. Faça o mapa, é muito interessante ver o grande trígono ao Sol com Neptuno e Marte e 1 papagaio a Júpiter. Acho que foram abençoados..

Mas sabe a Teca, o que me "incomoda" é que Portugal podia reclamar para si os louros da 1º travessia do Oceano Atlântico, ponto. Mas nunca o fez. E, pior do que isso, só quando os Americanos registaram o seu feito é que nós acordamos deste sonambolismo e contentamos-nos com o sub-título "Sul" porque Lindberg queria ser o 1º de qualquer coisa e ficou com o "Norte".

Enfim, cada um tem o que merece, nós sabemos disso!

Obrigada por esta troca. Vou voltando.

Um abraço

Filomena

Teca Dias disse...

Ah, Filomena, entendo bem seu incômodo. E se pensarmos que os portugueses vieram do norte para o Sul, a façanha fica ainda maior.
Bem bacana o mapa. E o que é aquele mercúrio conjunto Urano no DC regendo o mapa?! Não é a toa que foi uma parceria. A impressão que me deu foi de que deve ter dado bastante trabalho e com muitas dificuldades a vencer. Talvez o sol de 8 tenha dificultado mesmo essa travessia vir a público de maneira mais bombástica, e seu valor tenha sido registrado apenas pelos "iniciados".
Obrigada pela troca, Filomena.

Filomena Nunes disse...

Sim Teca, tem razão. E sabemos que "tudo está certo como está", o que não impede de sermos críticos.. é a nossa condição dual!

Sem querer ser chata neste assunto, quero ainda sublinhar que, o pioneirismo da dupla portuguesa está lá, nem que fosse apenas nas invenções tecnológicas e no aperfeiçoamento do já existente, para que fosse possível tamanha façanha e para tornar possíveis as façanhas seguintes... O mérito Lindberg dependeu desta dupla.

Se a Teca tiver página facebook por favor diga-me. Gostava de a adicionar e poder divulgar o seu trabalho que muito aprecio.

Tenha um alegre dia da mulher e um abraço.

Filomena

Teca Dias disse...

Hehehe, Filomena, maior apoio uraniano ao seu protesto! É injusto mesmo.
Só tenho página pessoal no face, que para mim serve para brincar com meus deliciosos sobrinhos acima de tudo. O blog tem sido suficiente para divulgar meu trabalho e trocar figurinhas com amantes da astrologia. Sou uma pessoa que aprecia "petit comite".
Uma alegria compartilhar esse dia da mulher contigo.