sábado, 20 de junho de 2009

Passeios de Urano Pelo Mapa Natal

Em seu movimento direto e depois retrógrado, indo para frente e para traz, Urano fica cerca de 4 anos ativando cada ponto com o qual entra em aspecto no nosso mapa. Quando olhamos para os trânsitos de Transaturninos vemos processos de longo prazo, que começam como um pequeno incômodo, quando se aproximam de algum ponto - uns 10° antes do aspecto exato -, que pouco a pouco vai se intensificando até se transformar em uma crise. Depois, conforme ele vai se afastando, temos ainda um tempo para fazer alguns ajustes e ver o que está faltando rearranjar na vida. No caso de Urano esse incômodo tem a ver com nossa liberdade, e começamos a perceber que deixamos muita coisa de lado em função de corresponder a uma normalidade imposta, aparentemente, de fora. A movimentação em nossas vidas orientada pelos trânsitos uranianos começa a ficar interessante quando conseguimos intuir que essa noção de normalidade está limitando nosso potencial criativo e começamos a trabalhar para mudar isso. Esse deus primordial faz com que nossas rotinas fiquem irritantes, as coisas passam a não acontecer como planejamos e as estruturas parecem ter perdido a estabilidade. Ao mesmo tempo, oportunidades começam a aparecer na nossa porta, e nos oferecem novas idéias, novas atitudes e novas formas de lidar com antigos problemas. Como sempre, o livre arbítrio é básico em qualquer processo, e podemos resistir bravamente a todas as chances de crescimento que a vida nos oferece, ficar sofrendo durante aquele período, e então o trânsito se vai e perdemos o potencial de desenvolvimento oferecido. O trânsito dos transaturninos sempre trazem transformações, mas é possível fazer um pouco de terapia para diminuir a tensão interna, arrumar uns casos clandestinos para evitar as dificuldades no relacionamento oficial ou buscar algum atalho para tentar escapar das dificuldades que se projeta no mundo, mudando a pintura da casa em lugar de resolver o problema estrutural que está criando rachaduras na parede.

Urano rompe com o que está rígido demais, porém aquilo que é verdadeiro em nós continua intacto e fica mais forte. Os trânsitos de Urano são sempre imprevisíveis, mas vamos ver algumas possibilidades de suas visitas pelos astros de nosso mapa.


Trânsitos de Urano pelo Sol Natal
Esses costumam ser os trânsitos uranianos mais estimulantes e que trazem maiores mudanças em nossas vidas, desde que não se fique muito irritado com a dificuldade de traçar planos e se arrisque a entrar nas novas portas que se abrem. Como o Sol fala do processo de desenvolvimento da nossa essência, Urano irá quebrar muitas das nossas regras a respeito de como se deve levar a vida e nos mostrar a importância de sermos flexíveis para poder administrar eventos inesperados. É importante manter o foco interno para saber o que realmente queremos para que os eventos externos não nos derrubem. Nossos automatismos são quebrados, e o trabalho fica desorganizado, a vida social fica caótica, os parceiros ficam com ritmos diferentes e acidentes acontecem, ficando bem claro onde colocamos nosso valor e paramos de crescer por medo disso ser questionado. Mesmo se damos um valor positivo para a liberdade e para a mudança, quando temos a oportunidade de experimentar essas coisas ficamos preocupados por não saber como lidar com uma nova perspectiva. Mas Urano também costuma trazer bastante ajuda para enfrentarmos o novo caminho, e se estamos dispostos a dividir as responsabilidades no trabalho, a falar a verdade com os parceiros, e abrir novos canais de comunicação com o mundo, conseguimos deixar entrar novas pessoas em nossa vida e também descobrimos outras faces daqueles com quem convivemos. Percebemos que muito do peso que colocávamos em nossa existência era desnecessária, e a mudança pode ser realmente proveitosa. Através do Sol recebemos dons que precisam de expressão criativa, e quando Urano faz aspecto com esse potencial, muita coisa é liberada. Se, porém, ficamos falando de mudanças e não agimos, esses acabam sendo momentos de impedimentos – que podem ser traduzidos como acidentes ou doenças – que nos obrigam a olhar de frente as rotas de fuga que escolhemos para tentar nos afastar de nossas dificuldades para mudar.

Trânsitos Urano pela Lua Natal
Esses são períodos em que costumamos reagir emocionalmente de maneiras diferentes, e isso pode nos deixar bastante confusos. Como na Lua temos acalentados nossos hábitos mais arraigados, Urano, geralmente, faz a festa com a sensação de segurança que sentimos na familiaridade conosco mesmos. Pessoas muito emocionais ficam mais racionais e menos dramáticas, muitas vezes um tanto rudes, e outras muito racionais se surpreendem não conseguindo conter as lágrimas, a raiva ou mesmo sentimentos muito cálidos. Claro que aqueles que nos são próximos acabam nos estranhando e isso pode causar algumas dificuldades em nossos relacionamentos. Também é comum, nessas épocas, aparecer “o(a) estranho(a) sedutor(a)”, como nas histórias do do Boto ou da Jurema, comum entre comunidades do norte do Brasil, onde recebemos um convite irresistível de abrir mão de nossos vínculos mais estáveis para entrar em uma aventura amorosa. É bom ter bastante cautela nessa hora, pois essas paixões Urano/Lua sempre têm algo a ensinar, mas não são feitas para durar, e nas histórias as donzela viram mãe solteira e os homens se perdem nas águas. Esse é um momento de expansão emocional, onde podemos aprender a ser mais espontâneos e nos livrarmos de muitos condicionamentos restritivos de infância. Para quem está em um relacionamento amoroso significativo, vale a pena ter coragem para mudar aquilo que está incomodando, e buscar abrir a relação para que coisas novas possam entrar, e assim dar um salto de qualidade e profundidade nos vínculos realmente nutritivos.

Trânsitos de Urano pelo Mercúrio Natal
Mercúrio e Urano criam grandes idéias juntos. Às vezes grandes demais, o que pode nos deixar bem cansados mentalmente. Nosso pensamento costuma ficar muito rápido e também bastante desordenado, o que pode representar certa instabilidade mental um tanto assustadora. Na verdade, como Urano tem esse poder libertador, temos maior consciência de nossos pensamentos, e precisamos aprender a trabalhar isso de maneira a canalizar tanta energia. É tempo de abrir a mente, seja através de cursos, escrevendo, montando miniaturas ou conversando com um terapeuta. Quando começamos a usar essa energia para comunicar o que estamos vendo internamente, sempre conseguimos fazer algo construtivo com ela, e podemos aproveitar muito do que aprendemos depois que o trânsito termina e voltamos para nossa estabilidade normal. É comum também que nossa língua fique muito solta, e falamos de maneira imprudente, não conseguimos mais parar, e quando vemos que falamos demais já é tarde. Se tentarmos remendar o problema que geramos, acabamos piorando as coisas. Muita calma nessa hora, e aprender a pedir desculpas e assumir o erro costumam ser o melhor caminho. Isso está diretamente ligado ao outro problema criado por pensamentos muito rápidos, que é a dificuldade de parar para ouvir os outros, então, é bom tentar fazer um esforço consciente para escutar com cuidado o que nos falam, inclusive pedindo para repetirem o que foi falado se sentirmos não ter entendido muito bem. Isso pode evitar muitos mal-entendidos, pois também pode ajudar em nossa dificuldade de expressão clara durante essas épocas. Esses trânsitos podem liberar nossa mente de muitos preconceitos e idéias que bloqueiam nosso desenvolvimento. A busca por novos horizontes mentais, propiciada por Urano em aspecto com Mercúrio, pode liberar conceitos infantis a respeito da vida e nos ajudar a comunicar e pensar de maneira mais profunda e verdadeira. Apesar do ser humano ser definido como um ser pensante, na verdade passamos muito tempo repetindo pensamentos prontos que recebemos em nossa educação, e esses trânsitos trazem a oportunidade fantástica de liberarmos nossos próprios pensamentos.

Trânsitos de Urano pela Vênus Natal
Urano vai querer liberar nossos valores e prazeres quando transita pela Vênus natal, o que quer dizer que esqueceremos de verificar as credenciais daqueles que deixamos entrar em nossas vidas, e isso pode gerar alguns problemas. Vênus mostra nossos valores interiores e como queremos amar e ter prazer na vida, e na verdade é nesse interior que Urano irá agir, e podemos descobrir o quanto nos restringimos para ter nossa Vênus domesticada dentro de parâmetros de normalidade. Claro que quanto mais rígidos esses parâmetros, mais estrago vai fazer Urano. Pior ainda se culpamos nossos parceiros por essas restrições. Urano libera nossa capacidade amorosa de nos relacionarmos com o mundo, o que muitas vezes significa uma certa inflação, e partimos para a sedução de coisas que não valem a pena e não têm nada a ver conosco. O sedutor homem casado que não tem coragem de enfrentar as dificuldades do próprio casamento, ou a fascinante mulher de sonhos mas sem caráter, que está atrás de alguém para fazer um jogo amoroso, são aparições freqüentemente relatadas durante esses trânsitos. Na verdade conseguimos verificar o quão maduro está nossa contraparte inconsciente, que Jung nominou como animus na mulher e anima no homem. Quanto menos desenvolvido está o masculino interno na mulher e o feminino no homem, mais fácil será cair nessas armadilhas de Urano em trânsito pela Vênus. Nossos valores e conceitos sobre amor e relacionamento se formam a partir daquilo que vivemos com nossos pais, e o que Urano nos mostra é que podemos ir além. Esses períodos uranianos mudam e amadurecem nossa forma de amar, e então podemos viver mais plenamente essa expressão de nossa individualidade. O que muda nossas vidas é a transformação interna de nossa capacidade de amar, por mais que se projete essa mudança em algo externo como um novo amor. Esse é um tempo para se libertar dos modelos fornecidos externamente e reavaliar essa dimensão de nossas vidas, sabendo que as frustrações no relacionamento amoroso, no trabalho, na família, ou onde quer que seja, não será minimizado por conta de uma nova aventura externa, mas pela coragem de buscar uma nova aventura interna.

Trânsitos de Urano pelo Marte Natal
O mais comum nesses trânsitos é nos jogarmos em um monte de atividades sem pensar, muitas vezes sem nem sabermos porque estamos fazendo aquilo, e ficamos com a agenda lotada demais para darmos conta do recado. Nossos modelos de ação estão sendo liberados nesses períodos, e podemos nos tornar um tanto extravagantes demais. Geralmente ficamos irritados porque as outras pessoas ficam um tanto lentas demais, então é bom perceber que nós é que estamos muito rápidos para não ficar brigando na fila do banco ou no caixa do supermercado, além de evitar as brigas desnecessárias com aqueles que nos rodeiam. Quando a energia de Urano estiver acelerando demais seu Marte, vá levantar peso, ou correr no Parque ou mesmo aprender a lutar boxe, pois Marte sempre se beneficia com atividades físicas. E falando nisso, Marte também está conectado com nossa vitalidade sexual, que Urano costuma deixar mais animada. Podemos ficar mais criativos sexualmente, o que pode esquentar nossos relacionamentos ou fazer com que nos animemos a ir a busca de alguém, se estamos sozinhos. Como sempre, o objetivo de Urano é nos liberar dos condicionamentos e medos infantis, e em contato com nosso Marte, podemos amadurecer também nossa sexualidade e romper muitos dos bloqueios que nos aprisionavam nessa área. Só é bom cuidar nessas épocas dos novos parceiros sexuais que encontramos, pois muitas vezes eles aparecem apenas para ativar essa área de nossas vidas. Isso significa que casar ou mesmo ir morar junto com essa pessoa pode não ser a melhor coisa a se fazer agora, e seria interessante deixar o trânsito passar para se verificar se há mesmo outros pontos de interesse para se dar esse passo. É sempre bom lembrar que a transformação é interna, por mais que o encontro de um outro que nos ajude a espelhar o processo contribua bastante. Marte é nosso princípio ativo, e liberar essa força é algo importante para que possamos conquistar o que queremos da vida. Urano, porém, não está preocupado com a utilização prática de seus dons, e sim na abertura de uma maior verdade em nossas vidas. Nem tudo que fazemos nesses períodos trazem resultados, mas a possibilidade de experimentar novas formas de ação com certeza abre nossas vidas para encontrarmos muito mais do que pensávamos antes.

Trânsitos de Urano pelo Júpiter Natal
Com nosso Júpiter temos a capacidade de reconhecer as oportunidades que nos rodeiam e queremos compartilhar isso com o mundo, e Urano vai aspectar esse nosso potencial colocando mais lenha na fogueira. Como nosso Júpiter também aponta o lugar onde precisamos tomar cuidado com os excessos, quando o planeta da excentricidade está lhe fazendo visitas esse cuidado deve ser redobrado, pois ficamos um tanto voluntariosos. Conhecemos novas pessoas, queremos viajar para lugares exóticos, e temos coragem para aprender a pilotar aviões ou a pular de pára-quedas. Geralmente aparecem também muitas oportunidades profissionais vindas dos lugares mais inesperados. É sempre interessante aproveitar o máximo que conseguimos, mas tomando o cuidado de verificar quais são realmente consistentes, pois temos muito mais entusiasmo do que bom senso nessas épocas. Há coisas que só conseguimos saber sua veracidade experimentando, então o melhor é se abrir para tudo sem deixar o porto seguro muito longe antes de saber para onde está indo o barco. A consistência de todas as novidades desses períodos, a confiabilidade de todas as pessoas novas que surgiram no caminho, ficará mais certa após o trânsito, e aí se poderá investir com segurança onde valer a pena. Ficamos um tanto intolerantes durante esses trânsitos, principalmente se nosso Júpiter natal tiver algum aspecto desafiador no mapa. Esses são períodos de abertura, e para isso precisamos tomar consciência do que reprime nossa fé natural na benevolência da vida, e Urano fará sua parte para essa conscientização, as vezes nos fazendo reagir de maneira exagerada nas situações que temos dificuldade para lidar. Esses trânsitos trazem bastante mudança porque sentimos necessidade de nos desenvolvermos e nos relacionarmos com a vida de maneira mais livre e verdadeira, o que possibilita a transformação de nossa visão de mundo.

Trânsitos de Urano pelo Saturno Natal
Como sempre, com Saturno envolvido no processo, as coisas vão depender de nosso grau de maturidade e de responsabilidade com a própria vida, por isso esses trânsitos costumam ser mais fáceis de se lidar em idade adulta. Como as estratégias saturninas para nos fazer levar a sério e ter cuidado na construção de nossas vidas costumam implicar medo e frustração, corremos sempre o risco de estarmos construindo prisões demasiado apertadas para nos esconder em lugar de bases de ação sérias. Os trânsitos de Urano vão colocar exatamente isso em evidência, e aquilo que não for sólido será arrebentado para que vejamos o que estamos fazendo de nossas vidas. Quando conseguimos entender que a estrutura de Saturno só é eficiente se nos possibilita ter autonomia, e que a responsabilidade por nossos atos é que nos traz a verdadeira liberdade, então podemos abandonar os medos e apreensões para experimentar maior verdade em nossa estruturação no mundo. Quando somos muito jovens ainda estamos experimentando aquilo que nossa educação e sociedade apresenta como correto e autorizado, então esse pode ser um transito que traz mais rebeldias que libertações. Mas quando já estamos aprendendo a criar nosso próprio manual de sobrevivência no mundo, Urano traz, para Saturno e seus aspectos natais, uma capacidade de olhar a critica de autoridades e as situações que nos causam ansiedade e dúvidas a respeito da propria capacidade, de maneira mais ampla. Assim, podemos verificar onde realmente precisamos de aperfeiçoamento, e temos energia para ir atrás disso, e onde não precisamos nos adaptar tanto assim para conquistarmos o espaço de autoridade que ambicionamos. Complexos de inferioridade em geral vêm abaixo durante esses trânsitos, principalmente se eles serviam para nos desculparmos por nossas vidas não serem como gostaríamos que fossem. Isso soa bem bonito, mas geralmente são períodos em que entramos em algumas crises antes de perceber que nossas limitações reais não nos tiram o direito de desenvolver nosso potencial criativo e pormos mãos à obra, superando os medos e desenvolvendo uma auto-estima saudável.

Trânsitos de Urano pelo Netuno Natal
Os trânsitos que aspectam os transaturninos de nosso mapa ocorrem em toda a geração ao qual pertencemos, e apenas se o planeta aspectado tiver algum destaque em nosso mapa, sentiremos o que acontece de maneira mais individualizada. Netuno traz os sonhos da nossa geração, a inspiração para transcender o cotidiano comum, a ilusão de ser ou fazer algo especial, e geralmente marcam um ponto cego no mapa, onde não conseguimos entrar de maneira muito racional ou maniqueísta. Urano costuma produzir tsunamis quando encontra Netuno, e esses sonhos e inspirações se agigantam. Como aqui estamos trabalhando com energias sutis, muitas vezes é observando os sonhos que estão buscando realização que vamos sentir esse trânsito, tanto internamente quanto em nossos amigos de idades próximas à nossa. Urano irá agitar e ativar Netuno na busca de realização desses sonhos, mas como Netuno traz muitos enganos quando tentamos colocá-lo em termos concretos, esses podem ser períodos em que também nos desiludimos com aquilo que sonhamos. O relato mais comum é de mudanças no rumo do sonho, e aqueles que esperavam comprar a casa própria decidem dar a volta ao mundo, os que queriam estudar no estrangeiro compram uma casa no campo, a princesa que esperava o príncipe resolve querer ser executiva, e o espiritualista começa a fazer cursos técnicos para entender melhor as maquininhas modernas. Na verdade, Urano em suas visitas à Netuno, traz imagens inspiradoras que podem nos fazer dar mais alguns passos na direção de nossos sonhos, e muitas vezes conseguimos perceber se estamos apegados demais a um caminho e podemos ter vontade de mudar de direção. A música e a arte em geral costumam ser bons caminhos para se entender as mensagens de Netuno, e durante esses períodos podem trazer algumas dicas do que está mudando internamente e também na transformação de nossa geração.

Trânsitos de Urano pelo Plutão Natal
Plutão também é geracional, e só sentimos esses trânsitos se há contato com pontos mais pessoais no mapa. Esses costumam ser contatos bem libertadores, pois Urano irá derrubar muito da necessidade de controle contido em Plutão. Como o senhor do Hades costuma gostar de criar labirintos e manipulações emocionais quando deixa a pessoa insegura, Urano, com sua força mais mental, costuma desarmar muitas das armadilhas plutonianas e podemos ver com mais clareza o que estava escondido no porão, tanto no nosso como no de nossa geração. Plutão fala de um potencial que foi enterrado no inconsciente por medo que a sua exposição gerasse dor, e Urano trará luz e força para que essas coisas venham para a superfície, o que pode gerar transformações profundas e despertar muita criatividade adormecida. Plutão além de ser coletivo tem um plus a mais por se relacionar com as pulsões de vida e morte da nossa geração, portanto os aspectos que recebe por trânsito de Urano podem fazer com que nossa geração perceba melhor o que está acontecendo ao nosso redor, levando em consideração os subtextos e mensagens subliminares que recebemos. Se estivermos atentos, isso pode significar uma boa dose de liberdade no nosso agir, pois passamos a responder conscientemente aos apelos que nos cercam. Ou não responder. Às vezes pode acontecer de Urano mexer mais do que estamos acostumados em nossas emoções obscuras, e isso pode aparecer em reações exageradas com relação a fatos aparentemente pequenos. Urano estará quebrando as defesas plutonianas para dores muitas vezes guardadas a muito tempo, portanto é interessante estar anotando esses episódios para contar ao terapeuta. Urano costuma deixar claro também onde existem jogos de poder, quando visita Plutão, e é interessante perceber como entramos neles e com qual objetivo, o que na maioria do tempo é um tanto obscuro, e muitas vezes inconsciente. Enfim, quando transaturninos se envolvem, podemos entender como funcionamos dentro da geração que nos coube nascer.

Nenhum comentário: