domingo, 6 de outubro de 2019

Netuno Enquadrado Com Júpiter


"Quem dentre a legião dos anjos me ouviria, se eu gritasse?"



Estamos vivendo um período de conflito entre Netuno e Júpiter, os dois planetas que falam de nossas necessidades de expansão e transcendência que estão em seus domicílios, respectivamente Peixes e Sagitário, o que afeta diretamente qualquer coisa que estiver nos signos Mutáveis nesse ano.

A quadratura costuma ser o aspecto mais difícil de integrar, pois carrega uma força que exige que se concretize aquilo que é abstrato, em geral sentido como uma verdadeira crucificação do espírito. E quando falamos de dois Planetas que expandem nossas buscas espirituais, temos aqui a oportunidade de mobilizar forças nesse sentido. Como a conjunção Plutão/Saturno em Capricórnio está exigindo muita atenção em nossa vida material, essa quadratura pode passar despercebida como fruto dos nossos desafios financeiros e estruturais, mas uma análise mais atenta mostra que estamos tendo que lidar com uma crise que diz respeito também à nossa vida interior, onde devemos encontrar as pedreiras para ‘extrair as pedras e construir com elas as paredes perpendiculares do futuro edifício’, como dizia Dane Rudhyar. A quantidade de medicamentos para acalmar nossa psique que anda sendo distribuido para qualquer modulação emocional que dificulte nossa produção material também ajudam a esconder e tirar a força dos movimentos do espírito, já que as emoções são o principal instrumento do inconsciente para conversar conosco. Tanto Netuno quanto Júpiter não reconhecem os limites mundanos e não têm nenhum pudor em passar por cima das barreiras que limitam nossa realidade para nos fazer ir além, e não confiar nas próprias emoções pode dificultar o trabalho que precisamos fazer nesse momento.

Como é fácil perceber, essa oportunidade que a quadratura Netuno/Júpiter está nos oferecendo não será aproveitada através das ferramentas utilizadas para nossas questões cotidianas, pois planejamento, análise racional e trabalho duro podem criar mais obstáculos do que caminhos. Netuno distorcido cria ilusões e Júpiter distorcido cria exageros, então se quisermos dominar essa quadratura de maneira utilitária o mais provável será sermos dominados por ilusões exageradas que esgotam nossas forças e complicam mais ainda nossas vidas. Se nossa vida externa possui limites claros, nossa vida interior não obedece essa lógica, portanto precisamos silenciar nossas mentes e sintonizar essa outra dimensão. Meditações e orações são as maneiras clássicas para adentrar nesse outro mundo, mas música, dança, contemplação de obras de arte ou de paisagens naturais, e mesmo caminhar sem destino determinado podem oferecer momentos de conexão úteis para trazer a expansão que essa quadratura necessita. Se você possui papel e lápis de cor em casa, vale a pena tentar colocar em imagens e/ou cores aquilo que você anda sentindo, sem se preocupar com aquilo que aparecer, se é bonito ou feio, bom ou mal, já que o inconsciente não trabalha com essas categorias. Os sonhos também são uma fonte clássica de informações inconscientes, então é importante dar-lhes atenção devida, seja anotando, desenhando ou mesmo contando para alguém de confiança. 

Sagitário representa o Fogo Sagrado, o fogo utilizado para queimar as oferendas materiais para que elas cheguem à divindade. Peixes é o oceano, a Água com profundidades abissais e superfícies férteis. Júpiter em Sagitário traz o Fogo Sagrado para mais perto nos fazendo acreditar mesmo sem ver. Na fé católica é o momento em que Jesus sobe aos céus e deixa com seus seguidores o Espírito Santo: “Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e Samaria e até os confins do mundo’’ (Ato dos Apóstolos 1.7-8). Júpiter traz a fé que nos é dada para crermos em algo maior que nos acompanha e dá a força para espalhar a boa nova, superando as dificuldades e traumas que nos paralisa e inibe, revelando a verdade que aprendemos e expandindo nosso horizonte de atuação. Netuno retrata o momento de elevação da divindade, quando ela sobe aos céus e desaparece da vista dos seres humanos (Atos dos Apóstolos 1. 9-11): “Dizendo isso, elevou-se (da terra) à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-O afastar-se para o céu, eis que lhes aparecem dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vestes subir para o céu’”. Netuno traz esse olhar de abandono dos discípulos para os céus em busca do Mestre que ensine o caminho. O conflito entre esse vazio netuniano e a força jupiteriana é propício aos fanatismos se continuarmos esperando a volta do Mestre olhando para os céus em vez de O realizarmos na terra, por isso é tão importante transformarmos essa inspiração em algo concreto em nossas vidas, mesmo que isso signifique abrir mão de valores muito concretos que cultivamos ao longo do tempo.  É preciso verdadeira coragem para seguir as orientações do inconsciente sem se deixar dominar pelas ilusões e grandiosidades prometidas por falsos profetas. Uma das maneiras que funciona bem para mim é lembrar que qualquer grandiosidade que encontre em mim nas minhas conversas com o inconsciente, pertencem na verdade à toda Humanidade, portanto não me dá nenhum privilégio ou direito especial sobre os outros. Qualquer desejo ou ideologia que nos coloca em um lugar especial e separado dos Outros, vistos como inimigos, tem certamente uma contaminação arquetípica cheia de distorções Netuno/Júpiter, pois, como disse o profeta Joel (Jl 3, 1-3): “Derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo; profetizarão os vossos filhos e vossas filhas. Os vossos jovens terão visões e vossos anciãos sonharão”. Esse trecho de Joel me lembra o discurso de Greta Thumberg na ONU dizendo : ”Como vocês ousam falar de lucro quando a vida no planeta está em risco?” Para quem não ouviu, segue o link:




Ou seja, você não precisa entrar para uma Igreja ou se encontrar em alguma religião ou filosofia ou ideologia para aproveitar a necessidade de crescimento interior que o céu nos apresenta nesse momento, apesar de você poder também aproveitar os instrumentos oferecidos por essas coisas. Basta ouvir as visões corajosas dos jovens e os sonhos dos anciãos, os internos e os externos. Para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir. Há mais de 30 anos a Ciência vem nos avisando que caminhamos para um abismo sem retorno, quem sabe agora, ouvindo os sonhos e visões conseguimos fazer as mudanças internas que se fazem cada dia mais urgente para construir um edifício mais amplo de futuro. Sem dúvida as saídas para o que vivemos hoje precisarão ser buscadas no inconsciente.