sábado, 23 de maio de 2009

Passeios de Saturno Pelo Mapa II - Visitas aos Transaturninos

“De repente, num relance, percebemos a imensidão de tudo que está em jogo nas nossas pequenas existências. Nesse mesmo repente, no mesmo relance, as pequenas existências adquirem um sabor de grandeza. E depois ficam pequenas novamente. É isso que é estar entre o nada e a eternidade”
Oscar Quiroga – Entre o Nada e a Eternidade

Para falar do encontro entre os transaturninos e Saturno, precisamos entender um pouco sobre as dimensões do Inconsciente Coletivo. Segundo definição de Jung, esse é um reino que pertence a toda a humanidade de todos os tempos – passados e futuros -, que não pode ser possuído por nenhum indivíduo, ao mesmo tempo em que é expresso e atualizado individualmente. Aqui caminhamos por meio dos Arquétipos, complexos carregados emocionalmente que produzem os sonhos individuais e a cultura coletiva. Toda a astrologia pode ser pensada em termos arquetípicos também. Arquétipos são como nossas características genéticas, pois ninguém é possuidor da totalidade de um fenótipo, como a cor castanha dos olhos, por exemplo, mas o indivíduo X terá uma cor castanha específica dada por uma combinação específica de genitores específicos. Assim também, todos os seres humanos nasceram de uma mulher, mas ninguém é possuidor de uma Mãe Arquetípica. Mesmo assim, temos que lidar psicologicamente com esse arquétipo através daquelas mulheres que representarem esse papel em nossas vidas. Também na astrologia, não existe um pisciano ou um geminiano arquetípico, por exemplo, por mais influência que se tenha de Peixes ou de Gêmeos. Jung entendeu que os Arquétipos buscam a luz da consciência individual, e é nessa interação que criamos a arte, a mitologia e a cultura e também a tecnologia humana. Quando, porém, identificamos nossa consciência individual com um Arquétipo, corremos o risco de nos perder, pois somos possuídos pela força do inconsciente coletivo e agimos através de fanatismos cegos e grande rigidez ideológica, o que pode ser bem destruidor. É através dessa possessão do inconsciente que indivíduos se transformam em uma força coletiva e surgem nossos psicóticos e matadores em série. Porém, quando o Arquétipo é reconhecido e integrado pelo indivíduo de maneira criativa e sem rigidez, apesar do perigo para o ego, é possível ser o portador da força de redenção que existe também no inconsciente. Assim entendemos a força coletiva de um Gandhi ou de um Martin Luther King. Podemos também ver miticamente o fato deles terem sido assassinados, pois Luz e Sombra formam uma unidade no inconsciente coletivo.

Urano, Netuno e Plutão caminham lentamente pelo zodíaco trazendo informações do Inconsciente Coletivo que farão parte da experiência de toda uma geração, a partir do signo em que estão no momento em que se nasce. Os transaturninos transitam naquilo que a psicologia transpessoal moderna chama de Inconsciente Transpessoal, pois pertencem à unidade psíquica do grupo, sua natureza não é inteiramente pessoal. Em termos bem gerais, Urano mostra os anseios de liberdade e de igualdade social, Netuno a busca de redenção e evolução espiritual e Plutão a necessidade de incorporação da sombra de cada geração (no caso de Plutão, às vezes várias), pois Urano fica 7 anos, Netuno 14 anos e Plutão pode chegar a 30 anos em cada signo. Saturno, por sua vez, representa a construção de nossos limites individuais, a fronteira que construímos entre a nossa personalidade e a força coletiva, ou seja, exatamente a identidade que nos possibilita não nos perdermos no Inconsciente Coletivo. Os encontros de Saturno com os planetas coletivos de nosso mapa, por tanto, são momentos importantes no sentido de que Saturno irá testar o quanto estamos conseguindo integrar os anseios coletivos em nossas vidas individuais sem nos perder, pois nos mostra a responsabilidade que temos frente à nossa trajetória pessoal. Urano era pai de Saturno, e tanto Netuno quanto Plutão, seus filhos. Podemos aproveitar os trânsitos de Saturno pelos planetas coletivos exatamente para fazer uma ponte entre nossas vidas e as transformações de consciência coletiva que temos a honra de presenciar, e assim integramos os esforços de todas as gerações para nos tornarmos mais humanos.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Urano Natal
Urano traz a idéia de liberdade que nossa geração irá construir. Esse planeta é o “padrinho” da revolução francesa e da constituição americana, onde nos conscientizamos que todo ser humano tem o direito de ir em busca de sua felicidade, independente da classe ou cultura em que se nasceu. Saturno vai contatar nosso Urano verificando o quanto de nossa liberdade é real e igualitária e quanto ela se transformou em uma fuga das responsabilidades individuais. Urano costuma orientar nossa ideologia de vida, mas muitas vezes pode se transformar em crença, por não termos o costume de pensar por nós mesmos, criando generalizações que nos impedem de viver a vida plenamente e justifica as distorções das nossas idéias. Você pode, por exemplo, ser um liberal que vê no capitalismo a melhor maneira da humanidade se desenvolver, mas a partir do momento em que vê os que acreditam em outras maneiras de desenvolvimento humano como um inimigo a ser combatido, vai entrar na rigidez da crença que justifica a destruição daqueles que encontraram outros caminhos de libertação. Quando Saturno entra em confronto com um Urano assim rígido, ele irá criar experiências que comprovam o equívoco desse posicionamento, e não será mais possível acreditar que comunistas comem criancinhas. Ao menos, não todos. A função de Urano é nos conectar com o processo de amadurecimento de nossos ideais humanos, mas se prendemos esse processo a nossas historinhas tristes, vamos acreditar em relacionamentos abertos por medo de intimidade e compromisso, ou pregaremos os bens comuns por não acreditar na possibilidade de ter aquilo que se quer sozinho. Na mitologia, Saturno castra Urano porque seu pai não assumia a responsabilidade que tinha sobre os filhos que gerou. Assim também, Saturno transitando por nosso Urano vai verificar o quão real é nossa liberdade de criação e quanto apenas se usa a liberdade e o livre arbítrio para fugir daquilo que precisa ser elaborado. No início desses trânsitos costumamos nos sentir presos, como se “o mundo” resolvesse que não podemos mais andar livres e despreocupados por aí, ficando muito claro como nos prendemos por aquilo que acreditamos. Mas aos poucos vai ficando mais clara a importância de agirmos à partir de uma coerência interna em relação àquilo que acreditamos e vemos que não é possível ter liberdade se não conseguimos libertar ao outro. Quando Saturno se encontra com Urano é chegado o momento de fazer uma reavaliação consciente das nossas idéias, se você não quiser que o inconsciente crie rupturas para te obrigar a isso. Nem todos conseguem pensar por si mesmos, mas essas são épocas em que é bom tentar.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Netuno Natal
Netuno parece estar ligado a um sentimento profundo de grupo, que muitas vezes exige o sacrifício de algumas características da personalidade individual em nome de uma empatia emocional com o todo. Nosso Netuno natal marca um ponto cego de nossa personalidade, onde nunca conseguimos penetrar com muita objetividade e só conseguimos entender através de vagas inspirações e percepções sensíveis. O senhor das águas não destrói e divide como seu avô Urano, mas nos conduz através da resistência passiva e da sensação de impotência, nos mostrando o poder do sacrifício por amor. Os contatos de Saturno com Netuno reforçam nosso potencial de imaginação criativa, pois Saturno irá nos provocar a transformar em algo tangível os mistérios criativos de nossa imaginação. Para quem trabalha com sons e formas artísticas, esses podem ser períodos bem criativos, mas Netuno é tradicionalmente conectado com drogas e artifícios para invocar os poderes inconscientes, e então corremos sempre o risco de invadir o inconsciente de maneira leviana, o que pode provocar problemas. Geralmente nos sentimos atraídos por experiências com o invisível, e com as novas terapias que podemos experimentar hoje em dia, como Freqüência de Brilho, Apometria, Constelação Familiar e toda uma gama de possibilidades quânticas, esses períodos podem ser bem ricos no sentido de descobrir que há mais mistérios entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia pode imaginar, meu caro Horácio. Estamos vivendo uma época em que os que trilham o caminho espiritual ou artistico não precisam mais ser dominadas por ilusões de grandeza ou megalomanias doentias para encontrar o que está além de nossa percepção visível, e isso pode ajudar muito para entendermos melhor a Netuno.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Plutão Natal
Saturno, nos textos medievais, era muitas vezes representado por Satanás, o causador do sofrimento humano. Esse título parece ter sido passado para seu filho Plutão na era moderna, que muitas vezes ganha as cores da “Besta”. De muitas maneiras eles possuem coisas em comum, como processos que implicam doses de sofrimento e uma certa impiedade com as dificuldades que passamos em nossa biografia. No Plutão Natal encontramos um lugar em que temos medo de perder o controle, pois sentimos o poder da destrutividade, e uma tendência à paranóia, já que onde Plutão se instala em nosso mapa temos que viver processos e crises onde nascemos e renascemos para adquirir maior purificação e consciência. Saturno costuma acentuar nossas obsessões no início de suas visita a seu filho no Hades, pois reforça a consciência de que coisas devem morrer para que outras possam nascer, o que não é exatamente algo que fazemos com tranqüilidade, por mais que saibamos isso intelectualmente. Aliás, nossa cabeça não costuma ser nosso melhor aliado nesses momentos. Nos trânsitos de Saturno temos que trabalhar muitas vezes com sentimos de isolamento e medo de não dar conta de nossas responsabilidades, mas quando aceitamos seu desafio de levar aquela área a sério, ele costuma nos ajudar a criar profundidade em nossas vidas, e isso, quando se trata de Plutão, é algo realmente precioso. É importante nesses períodos não cair na tentação de se desesperar com a solidão, pois nesses processos alquímicos muitas vezes vivemos coisas internamente que não temos como compartilhar com os amigos na mesa do bar. O Guia do Pathwork costuma dizer que na dor e no sofrimento somos todos iguais, e o que nos diferencia de verdade é a nossa Luz. Então esse pode ser um bom momento para começar a fazer terapia e encontrar o caminho cheio de labirintos de nossas sombras, aceitando o que deve ser desmontado em nossa personalidade para que novos propósitos de vida possam surgir, e assim tornar nossa Luz mais forte.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Passeios de Saturno Pelo Mapa

Saturno vai impondo seriedade e amadurecimento enquanto faz visitas por nosso mapa. Assim como Júpiter, esse também é um planeta que gera crescimento, movimento e sentido no nosso caminho. Mas enquanto o senhor do Olimpo faz isso nos dando otimismo e esperança, o senhor do Tempo nos obriga a uma parada para reavaliar nossa visão de mundo e nossa estrutura pessoal para que possamos ter consciência de nosso agir e, assim, tomarmos decisões baseadas em nossas experiências reais e não apenas em fantasias e ilusões. O método mais comum utilizado por Saturno é a retirada de tudo que usávamos sem nos dar conta, fazendo com que não tenhamos mais aquela ferramenta a mão quando formos usá-la. Aí passamos um tempo procurando até percebermos que ela desapareceu mesmo, e começamos a pensar em como a utilizávamos e como realmente a queremos usar. Sabe aquele ditado que diz “quem nunca teve travesseiro não sente a sua falta”? Pois tente dormir em uma esteira no chão quando você está acostumado com colchão ortopédico. É mais ou menos isso que Saturno nos faz experimentar.

A cada sete anos, Saturno vai fazendo conjunção, quadratura e oposição com cada ponto de nosso mapa, durante aproximadamente um ano, e esse é um dos motivos astrológico para se falar de fases de sete anos em nossos processos de desenvolvimento. Vou dividir essa postagem em duas: a primeira falando dos contatos que Saturno vai fazendo com o Sol, a Lua, os planetas pessoais e Júpiter, e uma outra falando dos contatos dele com os Transaturninos Urano, Netuno e Plutão. Lembrando que todas as coisas que ando falando sobre as órbitas e os aspectos nos trânsitos são válidos também para Saturno.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Sol Natal
É comum nos sentirmos desvitalizados durante esses trânsitos. Saturno nos obriga a uma auto-avaliação profunda quando faz aspecto com nosso centro vital, então ele nos deixa com menos energia para gastar fora de nós mesmos. Essas são épocas em que precisamos reavaliar o que andamos fazendo com nossas vidas, pois esse planeta nos mostra o que plantamos e nos responsabiliza pela colheita. Nossos comportamentos viciados ficam muito claros, e esse é um tempo em que, muitas vezes, as características mais irritantes de nosso signo solar costumam ficar evidentes: arianos ficam briguentos, taurinos pão-duros, geminianos muito teóricos, cancerianos chantagistas, leoninos egocêntricos, virginianos muito críticos, etc. E, é claro, que só sua mãe vai ter paciência para te agüentar, e mesmo assim, só se for do tipo clássico. Pode-se até ficar um tempo um tanto amargo, deprimido e ressentido, por achar que o mundo ficou muito difícil de repente. Mas o que Saturno pretende, na verdade, é fazer com que nos tornemos conscientes das dificuldades que criamos em nossa vida, e assim tomemos a decisão de mudar para continuar nosso desenvolvimento. Se você tem disposição para fazer as mudanças necessárias e assumir a responsabilidade por seu próprio caminho, não há porque esse trânsito ser sombrio, e uma nova noção de auto-estima pode ser construída, baseada em uma visão mais profunda de quem se é e do que se pode oferecer à vida. O resultado dessa nova consciência é nos sentirmos suficientemente maduros para dar novos rumos a nossas carreiras e relacionamentos, levando a sério nossas crenças sobre a vida. Quando temos seriedade para olharmos para nós mesmos, acabamos encontrando a coragem e a firmeza necessária para fazer o que temos que fazer para sermos mais íntegros, e, porque não, mais felizes. Esse é um grande presente de Saturno.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição a Lua Natal
Nas épocas de trânsito de Saturno pela nossa Lua ficamos muito conscientes daquilo que nos nutre e daquilo que alimentamos. Isso significa que todos aqueles vínculos que estamos acostumados vão passar por um teste para saber quais são realmente necessários e quais não merecem mais nossa atenção. Os amigos vampiros, que só sugam nossa energia, o chefe carrasco, que não reconhece nossos méritos para nos manipular e explorar, os relacionamentos vazios, mantidos por hábito e preguiça, ficam realmente insuportáveis nessas épocas. Nossa Lua também nos remete a nossa relação com o corpo físico, e ficamos muito conscientes do que nos está fazendo mal, dos tóxicos que ingerimos e como nos cuidamos. Seja no sentido material, emocional ou espiritual, Saturno faz com que fiquemos sensíveis – e muitas vezes, dolorosamente conscientes – ao que está nos alimentando e ao que só nos intoxica sem nutrir. Aí, não temos mais “estômago” para engolir aquele amigo que fica derramando lamúrias na nossa orelha, nem conseguimos encontrar aquele grupo com crenças muito diferentes das nossas, e pode esquecer aquela noitada de sexo, drogas e samba-rock. Esses são tempos em que precisamos realmente nos sentir satisfeitos e nutridos, pois a posição de vítima não é permitida durante a visita desse amigo titã. Sempre há alguma perda emocional durante essas épocas, mas temos a oportunidade de limpar nossas relações, já que conseguimos olhar com objetividade o que nos cerca e ir direto ao ponto. Percebemos quando, quanto e como queremos nos entregar aos outros e por isso aceitamos que o outro tem o mesmo direito. Podem ocorrer alguns ressentimentos e temos que enfrentar algumas vezes um aprendizado através da solidão e abstinência forçada, mas realmente vale a pena aceitar essa dificuldades – na verdade, ficamos mais pacientes para enfrentar essas coisas – e reconstruir nossa auto-imagem de maneira mais real, baseada em vínculos mais responsáveis conosco e com os outros.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Mercúrio Natal
Saturno, quando visita Mercúrio, verifica o que realmente sabemos e o que é apenas para inglês ver. É comum conseguir uma maior disciplina para organizar os pensamentos, seja escrevendo, seja fazendo leituras e pesquisas mais específicas e aprofundadas. O deus do Tempo põe em dúvida não só o que sabemos, mas também nossa capacidade de transmitir o que pensamos, e levamos muito a sério o nosso ponto de vista, o que pode trazer algumas desavenças. Geralmente nos dispomos a trabalhar duro para aprender algo novo quando estamos bem sintonizados com esses trânsitos. Se conseguimos superar a sensação de não nos entenderem e não desistimos das dificuldades de aprendizado dessa época, acabamos tendo a oportunidade de conversar mais profundamente com quem realmente interessa. Novas formas de pensar e de se expressar podem nascer desse aprofundamento, trazendo uma maior maturidade mental. Como Mercúrio mostra a maneira como captamos as informações do mundo, ás vezes acontecem algumas alterações na nossa percepção sensorial, como um aumento do grau dos óculos ou problemas de ouvido, por exemplo, mas que passam ao final do trânsito. O que fica mais nítido nessas épocas é nossa falta de clareza ou maturidade intelectual para expressar o que pensamos, pois passamos a ter mais problemas com isso do que normalmente. Temos que ficar mais conscientes daquilo que queremos comunicar. É importante ter algumas horas de silêncio, ouvindo nossos pensamentos, e, se possível, tentando esvaziar um pouco a mente, com meditação, por exemplo, ou apenas relaxando com música instrumental. É possível alcançar novas abordagens para a vida e para nossa maneira de agir durante esses trânsitos, desde que você se disponha a aproveitá-lo para se disciplinar e descobrir o que você realmente quer aprender e aprofundar.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição à Vênus Natal
A primeira coisa que as pessoas costumam relatar desses trânsitos é que o tesão vai embora. Isso pode trazer algumas dificuldades extras para quem está em um relacionamento amoroso, principalmente nos que têm ênfase na compatibilidade sexual. É preciso ter uma boa dose de bom humor para encarar essas épocas, pois o método de nos tirar as coisas para torná-las conscientes do velho titã é bem ruim quando se trata da nossa expressão de prazer e beleza. Na Vênus natal encontramos nossos valores mais íntimos, as coisas que gostamos de nos cercar, nossa sensação de conforto e o desejo de nos relacionar amorosamente com as pessoas e com o mundo. A reavaliação desse aspecto da nossa personalidade passa por uma escassez que serve para verificar o que realmente sustenta o nosso prazer e quais são verdadeiramente os nossos recursos. Esses são trânsitos que mudam nosso gosto, e começamos a ouvir musicas diferentes, alterar coisas na decoração e até experimentar outros estilos de visual, pois há uma insatisfação geral. Os encontros sociais e festas passam a ficar tediosos também, e não temos muita vontade de ir para o bar falar bobagem com os amigos. Apesar de um tanto árduo, esses trânsitos podem gerar muitos recursos se bem aproveitados, pois nos livramos de coisas desnecessárias e abrimos espaço para coisas novas e mais profundamente compatíveis conosco. Precisamos dar mais duro para conseguirmos o que queremos nesse período, e por isso damos mais valor e escolhemos com mais critério. Enquanto perguntamos onde foi parar nosso prazer, podemos perceber que muitas das coisas que temos atualmente são insatisfatórias, aceitas pela incapacidade de dizer não, ou por não querer assumir a responsabilidade de ir atrás daquilo que realmente se deseja. É possível, então, modificar isso, trazendo para a existência um prazer muito mais profundo e satisfatório.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Marte Natal
O Marte é o nosso princípio ativo, e Saturno entra em contato com ele perguntando: “onde você pensa que vai com essa energia?” E aí, tudo fica meio emperrado. Não temos mais munição para atirar para todos os lados e ver se algum dos tiros atinge o alvo, então precisamos saber melhor o que realmente queremos para poder gastar a única bala que temos no cartucho. O deus da guerra é uma força instintiva que não aceita tranquilamente o cabresto educador de Saturno, mas quando percebemos que a nossa ação tem melhores resultados quando direcionadas para o alvo certo, esses podem ser trânsitos bem frutíferos. Começamos a levar mais a sério e entender melhor as conseqüências de nossos atos nesses períodos, por isso ficamos apreensivos e com medo de errar. Esse passo atrás que Saturno obriga nosso Marte a dar, porém, serve para que se veja a situação de maneira mais objetiva, tornando nosso impulso mais certeiro. Como resultado, tomamos maior consciência de nossa real capacidade de agir, e nosso Marte pode aprender a se expressar com mais determinação. Nessa reavaliação de Marte percebemos onde estamos gastando energia sem obter os resultados prometidos, e simplesmente abandonamos essas tarefas, assim como fica muito claro onde não estamos dando a força necessária para que aquilo que realmente queremos aconteça e tratamos de colocar mãos à obra. Isso pode trazer mudanças muito interessantes em nossas vidas, e tenho percebido que pessoas com um Marte natal com dificuldades de expressão ganham muito mais firmeza e conseguem correr maiores riscos durante esses períodos. Como Saturno faz com que caminhemos mais devagar, é possível admirar melhor a paisagem, e isso pode trazer surpresas bem agradáveis, inclusive mostrando novos lugares a serem explorados que, na correria em que estávamos, não conseguíamos enxergar.

Saturno em conjunção, quadratura e oposição ao Júpiter Natal
Se Júpiter ao contatar Saturno nos trás coragem para assumir nossas responsabilidades, Saturno vai verificar se estamos sendo responsáveis por nossas intuições e propósitos de vida enquanto visita nosso Júpiter. É comum certa sensação de fatalidade, como se tivesse chegado o momento de cumprir a missão que nos foi destinada, mesmo sem saber direito o que isso significa, o que pode trazer certa angustia. Nosso amigo titã deixa bem claro onde estamos sendo otimistas demais através de nosso Júpiter, tirando todas as cores fortes do quadro que o senhor do Olimpo tem pintado em nossas vidas e mostrando os traços do desenho original, que muitas vezes esquecemos no entusiasmo exagerado pelos potes de tinta. Podemos perceber, então, onde estamos cegos, fazemos maus julgamentos ou especulamos de maneira equivocada em nossas vidas, pois Saturno irá mostrar as conseqüências concretas disso. A área de nossas vidas em que Júpiter tem sua morada é alimentada por nossa imaginação criativa e é onde acreditamos merecer o melhor da vida, e, por isso, conseguimos reconhecer e receber o que a vida tem de bom a oferecer. Quando Saturno no céu interage com nosso Júpiter, sentimos necessidade de transformar essa fé na generosidade da existência em algo prático, para que se possa viver plenamente aquilo que se sente intuitivamente que é o propósito de estar vivo. Geralmente no começo desses trânsitos temos mais dificuldades por que as exigências da vida prática podem parecer uma contradição à nossa visão de mundo intuitiva, e temos a tentação de perder a fé. Mas aos poucos vamos conseguindo ter a paciência necessária para olhar nossa vida de maneira mais objetiva e ver onde estávamos sendo descuidados, e, se modificamos isso, nos sentimos muito mais integrados em nós mesmos. Nossa vida pode fluir de maneira mais frutífera e consciente nesse processo. Saturno vai mostrar onde seu exagero gerou um comportamento desonesto ou onde seu otimismo se transformou em egoísmo, o que não é nem um pouco agradável de encarar. Mas esse trânsito possibilita uma integração que tem o dom de nos libertar das garras da ilusão e da desilusão se temos coragem de olhar para a verdade e buscamos o modo de agir correto.